Parece até aquelas charadas para crianças, não é mesmo? O que há em comum no freio do cavalo, no leme do navio e na fagulha? Resposta: apesar de pequenos são responsáveis por grandes coisas.
Esta é a intenção do apóstolo Tiago ao falar destes três. É demonstrar que a língua, apesar de pequenina, pode trazer grandes consequências.
Tiago 3:3
3 – Ora, se pomos freio na boca dos cavalos, para nos obedecerem, também lhes dirigimos o corpo inteiro.
Os cavalos são maiores e mais velozes do que os seres humanos. Porém quando se coloca o freio na boca de um cavalo, dominamos não só a sua cabeça, mas o corpo inteiro. Com o pequeno freio o poderoso animal irá para onde o cavaleiro desejar.
Tiago 3:4
4 – Observai, igualmente, os navios que, sendo tão grandes e batidos de rijos ventos, por um pequeníssimo leme são dirigidos para onde queira o impulso do timoneiro.
Os navios eram uma das maiores estruturas que os primitivos cristãos conheceram. Mas apesar de serem grandes e lutarem contra os ventos, ondas e tempestades, na verdade eram controlados por um leme pequenino, no formato de uma língua. Com um pequeno leme a enorme estrutura podia ser controlada pelo timoneiro.
Tiago 3:5
5 – Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva!
Todo incêndio começa pequeno. Em época de seca é muito comum isso acontecer. Certa vez observei duas mulheres conversando em uma rua ao lado de um terreno baldio.
Uma delas jogou o toco de cigarro enquanto, distraída, papeava. Logo elas correram dali pois aquela pequena fagulha se transformou em uma enorme labareda de fogo.
Estes três exemplos mostram que a língua, apesar de ser pequena, é responsável por grandes eventos. Assim como o cavalo é dominado pela boca, o navio pelo leme, e um grande incêndio começa com uma fagulha, corremos o risco de sermos dominados pela nossa própria língua.
Afinal, não são poucos os pecados e erros que começam com simples palavras e nos levam a ação, a uma expressão física.
O adultério começa com uma conversa lasciva, erótica e sensual. Assassinatos e vinganças começam numa discussão acalorada. Mágoas e feridas emocionais são fruto de palavras violentas.
Por outro lado, quantas vidas desesperadas são restauradas, são reanimadas porque alguém teve a capacidade de falar palavras de encorajamento, de instrução, de direção.
Algumas pessoas desistiram de tirar suas próprias vidas porque alguém lhes deu esperança com suas palavras.
Você consegue perceber a força que há na sua língua? Percebe que apesar de pequena ela produz grandes efeitos?
Provérbios 18:21
A vida e a morte estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto.
Para pensar