Hino 71 - Perdão

Seu navegador não suporta o elemento audio


1. Se sofrimento te causei, ó Deus!
Se ao meu exemplo o fraco tropeçou,
Se eu não andei nos bons caminhos teus,
Perdão, Senhor!

2. Se vão e fútil foi o meu falar,
Se amor a meu irmão não demonstrei;
Se ao sofredor eu não quis ajudar,
Perdão, Senhor!

3. Se negligente foi o meu viver,
Sem me dispor a pelejar por ti,
Se firme em teu trabalho eu não quis ser.
Perdão, Senhor!

4. Escuta, ó Deus, a minha oração
E vem, livrar-me do pecado vil.
Renova este pobre coração!
Amém, Senhor!


Informações
Letra: C. M. Battersby, 1913
Adaptação: Humberto Cantoni, 1966
Alt: Joaquim Silvério Costa, 1987
Música 1, versão coral: Pablo d. Sosa, 1959. Arranjo de Ralph Eugene Manuel, 1975.
Música 2: Charles Hutchison Gabriel, 1856-1932


Textos bíblicos: 
O hino não faz referência a textos bíblicos específicos, mas o tema do perdão é recorrente nas Escrituras Sagradas. Um exemplo é encontrado em 1 João 1:9, que diz: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça".

Teologia do hino: 
O hino trata da necessidade de se reconhecer as falhas e pedir perdão a Deus. O autor reconhece que não andou nos caminhos de Deus, não demonstrou amor ao próximo e não se esforçou em realizar a obra de Deus. O pedido de perdão é baseado na confiança da misericórdia de Deus e na fé de que Ele pode renovar o coração do pecador.

Aplicação prática: 
O hino nos lembra da importância de reconhecermos nossos erros e pedirmos perdão a Deus. Devemos refletir sobre nossas ações e, caso tenhamos agido de forma errada, devemos confessar nossos pecados e buscar o perdão do Senhor. Além disso, é importante lembrar que o perdão de Deus nos renova e nos fortalece para seguir em frente.

Quando cantar: 
O hino é apropriado para momentos de reflexão e confissão de pecados, como em cultos de oração, retiros espirituais e momentos de devoção pessoal.

História
A tradução para o português deste famoso hino de Battersby foi feita, através da versão em espanhol de Pablo Sosa, pelo maestro Umberto Cantoni.

Este músico e poeta metodista tem vários cursos realizados no Brasil e nos Estados Unidos. Durante muitos anos foi responsável pelos Seminários de Música Sacra do Instituto José Manoel da Conceição (Jandira, SP) e dos Seminários de Arte da Chácara Flora (Santo Amaro, SP).

Dirigiu inúmeros corais, destacando-se em São Paulo o Coral da Igreja Metodista Central e o Coral Evangélico de São Paulo. Vários de seus trabalhos têm sido publicados em coletâneas e periódicos. Atualmente é professor na Universidade Metodista de Piracicaba.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: