Expulsar e acolher


Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. Tiago 1:21 

Todos nós ao final do dia tiramos as roupas usadas e sujas para vestir roupas limpas. É algo que faz parte de nossa higiene. Ser praticante da Palavra de Deus é também fazer isso. Significa despojar, expulsar de nossa vida os padrões e comportamentos antigos e mundanos.

Há especialmente dois padrões de comportamento que devemos expulsar por completo. São a impureza e o acúmulo de maldade.


A impureza tem a ver com o pecado, que diante de Deus suja a nossa vida. O pecado atrapalha a comunhão que temos com Deus e nos torna insensíveis às realidades espirituais.

O acúmulo de maldade tem a ver com a nossa natureza má. Ser cristão é lutar contra a carne, o mundo e o diabo – mas se não lutamos, se nos acomodamos, a maldade pode se acumular na nossa vida. O resultado será parecido com aquele bueiro repleto de sujeira que no dia de chuva revela sua podridão espalhando detrito para todo lado.

Uma vez que tiramos essas coisas de nossas vidas é necessário acolher a Palavra de Deus. Mas este acolhimento deve ser feito com mansidão, com humildade para receber o que Deus tem para nós.

Ser manso é aceitar o que Deus quer falar mesmo que seja um grande puxão de orelha. E as pessoas evitam isso a todo custo – elas gostam daquelas “Caixinhas de promessas”, onde só tem versículos bíblicos bonitos e agradáveis.

Porém a Bíblia contém muitas exortações e nós devemos acolher com mansidão estas partes também. Um famoso teólogo já disse que nós devemos aprender a ler a Bíblia não apenas “a favor” de nós, mas também “contra nós”.

Por isso, o cristão não deve pensar que está tudo terminado depois que é salvo em Jesus. A Palavra torna-se uma parte permanente, inseparável da vida, uma presença dominadora e orientadora dentro do cristão.

Lembre-se da Parábola do Semeador, onde Jesus compara os cristãos como uma “boa terra”, a fim de que a “semente” da Palavra ali plantada possa produzir frutos[1].

Desafio
O que precisa ser expulso de sua vida que está atrapalhando sua comunhão com Deus? Você tem acolhido a Palavra de Deus com humildade? Ou tem escolhido as pregações e versículos que mais lhe agradam?

[1] Marcos 4.3-20


--------------------------------------------------
Andrei de Almeida Barros é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil. Em 1998 trabalhou como missionário em Portugal. Formou-se em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul em 2003 e ordenado pastor em 2004. Atualmente cursa Licenciatura em História. É fundador e editor do site www.semeandovida.org
Tecnologia do Blogger.