Sociais

Sabedoria nas provações


Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera[1]; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha este homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos - Tiago 1:5-8 

Uma das grandes dificuldades ao enfrentar problemas e dificuldades durante a vida é ter a cabeça no lugar para tomar as decisões corretas. Enquanto analisamos situações exteriores isso não parece ser tão difícil. 

Mas e quando estamos no centro do problema e somos os protagonistas do drama da vida? Como podemos manter serenidade e tomar as decisões corretas?

É necessário pedir a Deus sabedoria.

Diferente da sabedoria do mundo, a sabedoria de Deus nos aproxima mais da realidade espiritual. Dá-nos uma visão que transcende a realidade por meio da fé. Todo cristão pode e deve pedir a Deus esta sabedoria, pois irá capacita-lo na sua missão no mundo, na sua vocação. 

Compreendo mais do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos. Sou mais entendido [prudente] que os idosos porque guardo os teus preceitos - Salmo 119.99,100

Porém existe uma condição para que Deus dê esta sabedoria. Temos que pedir com fé. Não é qualquer pedido egoísta e insensato que Deus responde, mas o pedido feito com fé, em nada duvidando.

Pois se uma pessoa se aproxima de Deus em oração mas no fundo duvida que seja respondida, se assemelha como a onda do mar, que ora está de um lado, ora está do outro. Essa inconsistência, falta de fé, não agrada a Deus. 


Desafio 
Temos pedido a Deus que nos dê sabedoria para enfrentarmos as nossas provações de maneira sensata e em harmonia com a Sua vontade?

[1] Criticar, censurar, repreensão, insulto.

--------------------------------------------------
Andrei de Almeida Barros é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil. Em 1998 trabalhou como missionário em Portugal. Formou-se em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul em 2003 e ordenado pastor em 2004. Atualmente cursa Licenciatura em História. É fundador e editor do site www.semeandovida.org
Google Plus