Sociais

Fé e obediência



Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios creem e tremem. - Tiago 2.19

No último Censo Demográfico divulgado pelo IBGE, constatou-se que os evangélicos somam agora cerca de 22% da população. Todavia, muito mais que quantidade, devemos sempre nos atentar com a qualidade.

A pergunta que Tiago faz se aplica muito bem à nossa realidade onde os cristãos são número significativo da população. Você crê no único Deus? Se sim, faz muito bem! Mas saiba que só isso não basta! Porque simplesmente crer em Deus até os demônios fazem.

Temos inclusive relatos interessantes que mostram os demônios fazendo confissões mais sólidas que alguns crentes a respeito da natureza de Jesus: 



“Que temos nós contigo, Jesus, nazareno? Vieste destruir-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus” – Marcos 1.24.
“e, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? conjuro-te por Deus que não me atormentes” – Marcos 5.7

Estas confissões, no entanto, são de anjos caídos que se estremecem diante de Deus por estarem em rebelião contra Ele. Mas isso não os conduz a uma fé obediente. Eles afirmam crer, mas continuam em constante e eterna rebelião.

Da mesma maneira, há pessoas que apenas confessam uma fé doutrinária sem a respectiva obediência a Deus. Pode ser chocante, mas o que Tiago diz é que estas pessoas não estão numa posição melhor do que os demônios, pois estes também creem e não fazem nada a esse respeito a não ser estremecer.

Há muita gente dentro dessa realidade. Gente que o modo de vida é igual ao de qualquer outra pessoa alheia a fé, com uma diferença apenas: essa pessoa frequenta uma igreja.

A fé verdadeira conduz à obediência. O credo verdadeiro é aquele que não apenas é confessado com a boca, mas evidenciado com atitudes. 

E nós, temos crido e obedecido?

--------------------------------------------------
Andrei de Almeida Barros é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil. Em 1998 trabalhou como missionário em Portugal. Formou-se em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul em 2003 e ordenado pastor em 2004. Atualmente cursa Licenciatura em História. É fundador e editor do site www.semeandovida.org
Google Plus