Sociais

Fé e ação


Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé. -  Tiago 2.18 

Já reparou quantas pessoas são necessárias para transformar uma simples ideia em um filme? Basta acompanhar os letreiros finais de qualquer produção. É necessário ação para que uma ideia vire filme. Não é, portanto, à toa a máxima do cinema: "Luz, câmera, ação!"

Podemos fazer uma analogia com a fé. Se a mesma só existe em teoria há algo gravemente errado. Isso porque não se pode separar fé de ação, em outras palavras, não dá para separar fé e obras. 

Para quem acha que isso é possível, Tiago desafia: “mostra-me essa tua fé sem as obras”. Ou seja, comprove a sua fé desacompanhada de ação. Será isso possível?

Obviamente não! Assim como é impossível ter um cavalo que não se vê, não se cheira, não se toca, não se cavalga, que come capim invisível e nunca deixa marcas dos cascos no chão, uma fé sem obras é impossível de demonstrar e provar, porque fé sem ação não é fé em sua essência. 

É por isso que Tiago argumenta que com as obras ele mostrará a sua fé. Pelos frutos da vida de uma pessoa sabemos que a fé em Deus é verdadeira (Mateus 7.16,18 - Efésios 2.10)

Fé não é teoria, mas ela nasce no coração e é contemplada na maneira com que a pessoa vive. Infelizmente muitos ainda não entenderam isso. Professam a Cristo, mas não cultivam a santidade, a pureza, a justiça e nem se preocupam em suprir as necessidades do próximo. 

Há alguns que até apoiam-se em doutrinas bíblicas como a predestinação, mas ao invés de compreender tal realidade como consolo e esperança, usam como uma muleta para justificar seu cristianismo de aparência: sou predestinado, não preciso fazer isso ou aquilo. 

Eis o desafio que Tiago nos traz. Fé e ação não são realidades separáveis.

Desafio 
Sua fé tem sido demonstrada em atos e fatos?


--------------------------------------------------
Andrei de Almeida Barros é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil. Em 1998 trabalhou como missionário em Portugal. Formou-se em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul em 2003 e ordenado pastor em 2004. Atualmente cursa Licenciatura em História. É fundador e editor do site www.semeandovida.org
Google Plus