A amizade que você não deve cultivar



Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus - Tiago 4:4  

"Amigo é coisa pra se guardar", já dizia a bela Canção da América, de Milton Nascimento. Mas existe um "amigão" que você tem que tomar cuidado, pois se de fato você se tornar amigo dele, instantaneamente você será inimigo de Deus. 

Estamos falando do Mundo; o sistema de valores contrários à Palavra de Deus, presente e vociferado pelas mais diversas mídias. É como um grande cano de esgoto que entra pela nossa televisão, nosso computador, etc.

Ele fará de tudo para conquistar sua atenção. Ele tentará se aproximar de sua família, penetrar em  hábitos, preencher seu palavreado e mudar os seus valores. Ele quer ser seu "amigão".



Mas tome cuidado! Porque ser amigo do mundo, ser amigo destes valores e viver de acordo com eles é uma espécie de adultério espiritual. Afinal, o relacionamento com Deus é tão íntimo que pode ser comparado aos laços do casamento. Não é para menos que nós, que compomos a Igreja, somos chamados A Noiva de Cristo e Jesus, O Noivo. 

Desta forma, assim como nenhum marido se contentará com menos do que um relacionamento exclusivo por parte da esposa, Deus não aceitará menos do que total fidelidade.

O cristão não deve andar com os pés em duas canoas. Mas, se há alguém que tem tentado fazer isso, tem simpatizado com os valores do mundo, Tiago faz uma advertência clara: 

Ou supondes que em vão afirma a Escritura: É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar entre nós? - Tiago 4.5 

É claro que este ciúme não é o ciúme pecaminoso que nós experimentamos como seres humanos. O sentimento humano aqui é usado para exemplificar o quanto Deus quer exclusividade no relacionamento conosco. 

Para pensar 
Deus quer que sejamos 100% dele. Ele está disposto a perdoar os que estão errando (6). Tenho visto em muitos carros '0 km' a frase "Deus é fiel". Mas e nós? Temos sido fiéis a Deus?

--------------------------------------------------
Andrei de Almeida Barros é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil. Em 1998 trabalhou como missionário em Portugal. Formou-se em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul em 2003 e ordenado pastor em 2004. Atualmente cursa Licenciatura em História. É fundador e editor do site www.semeandovida.org
Tecnologia do Blogger.