Sociais

Seja paciente até a vinda de Jesus



Sede, pois, irmãos, pacientes, até à vinda do Senhor... Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima - Tiago 5:7-10 


Vivemos tempos estressantes. Basta refletir um pouco a respeito das injustiças e problemas ao nosso redor que começamos a ficar impacientes. 

Pense um pouco na pesada carga tributária que o governo arremessa sobre a população. Uma pessoa que decida comprar um carro zero estará pagando muito mais caro daquilo que seria o justo, pois esse mesmo carro produzido aqui é vendido nos países vizinhos com preço menor.

Depois de comprar é necessário manter o carro. Isso significa mais tributação. Há imposto embutido no combustível, a própria documentação e o imposto para transitar em estradas minimamente boas – especialmente se você morar em São Paulo, que tem mais praças de pedágio do que todos os estados juntos, além das mais caras!

Haja paciência, não é mesmo?



Paciência é a virtude de permanecer firme na dificuldade. É manter o ânimo otimista em meio ao colapso. É não ceder diante da pressão. A palavra em Tiago 5 no grego traduzida por paciência significa “uma grande disposição da mente”. Este tipo de paciência é fruto do Espírito Santo de Deus em nós (Gálatas 5.22).

Uma das formas de exercitar essa paciência é olhando a segunda vinda de Jesus.

Seja paciente! Assim como Jesus veio pela primeira vez, é certo que virá novamente. Por mais que pareça demorar, pois nossa percepção de tempo tem como base a pequena duração de nossas vidas, para Deus isso é apenas um momento. O dia já está marcado e só Deus sabe a data. É irreversível, inevitável e certo. (Apocalipse 22.7)

Seja paciente! Quando Jesus voltar, a justiça será feita em todos os níveis. Todos os que hoje zombam da fé, incrédulos, haverão de ajoelhar e confessar que Jesus Cristo é o Senhor, independente das fantasias e filosofias alienantes que escolheram. Haverá um juízo exterior e visível, onde serão julgados homens e anjos. Até mesmo os crentes em Jesus serão julgados, mas não entrarão em juízo condenatório pois confiaram na efetiva obra do Messias na cruz. (Mateus 16.27)

Seja paciente! Quando Jesus voltar será introduzida a era vindoura, o estado eterno de todas as coisas. A natureza desta realidade é indescritível. Mas sabemos que haverá vida sem fim, mas não apenas, isso, será vida em toda a sua plenitude, sem nenhuma das imperfeições e distúrbios do presente. Haverá comunhão com Deus. Não haverá mais tristeza, corrupção, doenças, frustrações, nem mesmo a morte. A alegria será perfeita e completa. (Apocalipse 21.4)

Desta forma, durante as provações e os períodos de desânimo, quando a irritação e a impaciência pesarem sobre sua vida, olhe para frente, olhe para a vinda de Jesus. Você será vitorioso por ter perseverado sem ceder.

“Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém; vem, Senhor Jesus.” – Apocalipse 22.20 


--------------------------------------------------
Andrei de Almeida Barros é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil. Em 1998 trabalhou como missionário em Portugal. Formou-se em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul em 2003 e ordenado pastor em 2004. 
É fundador e editor do site www.semeandovida.org
Google Plus