Hino 334 - A conversão


Em cegueira eu andei e perdido vaguei
Longe, longe do meu Salvador!
Mas da glória desceu, o seu sangue verteu
E salvou este pobre pecador.

Foi na cruz, foi na cruz que um dia eu vi
Meu pecado castigado em Jesus!
Foi ali pela fé, que meus olhos abri
E agora me alegro em sua luz!

Já ouvia falar dessa graça sem par,
Que do céu trouxe Cristo Jesus!
Mas eu surdo me fiz, converter-me não quis
Ao Senhor que por mim morreu na cruz.

Mas um dia senti meu pecado, e vi
Sobre mim o castigo da Lei!
Apressado fugi, em Jesus me escondi,
E abrigo seguro nele achei.

Que ditoso, então, foi o meu coração,
Conhecer o excelso amor,
Que levou meu Jesus a sofrer lá na cruz,
E salvar este pobre pecador.

Ênfase do hino: O hino enfatiza a experiência pessoal do pecador que se sentia perdido e distante de Deus, mas que encontrou a salvação em Jesus Cristo. Ele destaca a importância da cruz como o lugar onde o pecado foi castigado e onde a graça divina se manifestou. O hino também exalta a alegria e a gratidão do pecador que encontrou abrigo seguro em Jesus Cristo.

Teologia do hino: O hino apresenta uma visão teológica da salvação como um ato de graça divina que se manifesta na cruz de Jesus Cristo. Ele enfatiza a importância da fé como meio de se abrir os olhos para a verdade e de se encontrar abrigo seguro em Jesus Cristo. O hino também destaca a importância do conhecimento pessoal do amor de Deus, que levou Jesus Cristo a sofrer na cruz para salvar os pecadores.

Textos bíblicos:
- Isaías 53:5 - "Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados".
- Efésios 2:8-9 - "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie".

Metáforas e simbologia:
- "Cruz": a simbologia da cruz representa o lugar onde o pecado foi castigado e onde a graça divina se manifestou.
- "Olhos abri": a expressão representa a fé como meio de se abrir os olhos para a verdade e de se encontrar abrigo seguro em Jesus Cristo.
- "Abrigo seguro": a expressão representa a segurança e a proteção que se encontra em Jesus Cristo.

Aplicação prática: O hino nos desafia a reconhecer a nossa condição de pecadores e a buscar a salvação em Jesus Cristo. Ele nos incentiva a ter fé e a abrir os nossos olhos para a verdade, encontrando abrigo seguro em Jesus Cristo. Além disso, o hino nos lembra da importância de conhecer pessoalmente o amor de Deus, que levou Jesus Cristo a sofrer na cruz para nos salvar. A mensagem do hino nos inspira a viver uma vida de gratidão e alegria pela salvação em Jesus Cristo.

Quando cantar: Este hino é apropriado para ser cantado em momentos de reflexão sobre a nossa condição de pecadores e a nossa necessidade de salvação em Jesus Cristo. Ele também pode ser utilizado em ocasiões especiais, como em momentos de renovação da fé, em cultos de celebração da salvação, ou em momentos de agradecimento pela graça divina.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: