Seja paciente como o agricultor (43)



 ...Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas - Tiago 5:7 

A geração jovem, acostumada com os confortos e a agitação da vida moderna, não faz ideia do que era a vida no meio rural. As memórias que muitos possuem são aquelas histórias do campo que os pais e avós contavam. Naquele tempo não havia tantas facilidades como hoje, era necessário que as famílias mais pobres sempre tivessem uma hortinha no quintal. 

É necessário ter paciência!


Tenha paciência, para lutar contra a oposição e o pecado. Plantar não é apenas colocar a semente no solo e dar as costas. É necessário adubar a terra, fornecer água para a planta, podá-la, e lutar contra as pragas que irão atacar. 

Se você quer levar uma vida correta diante de Deus, quer ser exemplo para seus filhos, honesto em seus negócios, saiba que sempre existirão obstáculos que tentarão impedir o desenvolvimento de sua vida. É preciso lutar contra estas coisas, escolher o caminho correto e viver de acordo com a vontade de Deus. “Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam.” – Tiago 1.12

Tenha paciência, para esperar o tempo certo de colher os frutos. Quem lida com a terra, sabe que é preciso ter paciência para esperar a semente passar pelo processo de germinação, crescimento até culminar nos frutos. E isso não acontece do dia para a noite. 

Talvez você já esteja cansado de esperar a resposta de Deus para uma situação que tem feito você sofrer. Ou mesmo gostaria de ver um familiar recebendo a Jesus como Senhor e Salvador. Não desanime, não deixe de semear a Palavra de Deus para aquela pessoa, não deixe de semear a oração pela sua vida e seus problemas. O Salmo 126:5 afirma que “aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão". Ao final haverá a chuva de bênçãos e você será recompensado por Deus.

Tenha paciência para selecionar e plantar as sementes sadias. Havia um rapaz que ao visitar um amigo num sítio, sempre que chegava atirava pedras em cachorro que nada podia fazer, pois estava amarrado. Ele fez disso um hábito por muitos meses. Mas um dia, ao fazer sua visita rotineira, o cachorro estava solto e reconheceu o seu algoz. O rapaz teve que esperar em cima de uma árvore por socorro até quase anoitecer. O cachorro estava lá embaixo, rosnando, só esperando o fulano descer. Aquele rapaz colheu o que plantou.

O que você tem semeado na sua vida? É importante refletirmos nisso, porque nós só vamos colher aquilo que plantamos (Gálatas 6.7). Como diz uma música, “se você plantar amor, amor irá colher; se você plantar a paz, a paz irá colher...” Mas a principal Semente, como a mesma música diz é: “...plante hoje Jesus Cristo na terra do coração e receba a vida eterna, a alegria e perdão”. Faça do seu coração o solo ideal! (Mateus 13.23)


Índice de artigos em Tiago
01 - Alegria nas provações
02 - Sabedoria nas provações
03 - Humildade nas provações
04 - Responsabilidade nas provações
05 - Rápido e demorado
06 - Expulsar e acolher
07 - Ouvir e praticar
08 - Fofoca: a síndrome da religião vazia
09 - A caridade na igreja
10 - O mundanismo é pior do que você imagina
11 - Igualdade e respeito na igreja
12 - Enxergando além das aparências
13 - A lei do amor
14 - A fé e o amor ao próximo
15 - Fé e obras
16 - Fé e ação
17 - Fé e obediência
18 - A fé de Abraão
19 - A fé de Raabe
20 - A maturidade cristã e o uso da língua
21 - Pela unidade da igreja
22 - O freio, o leme e a fagulha
23 - O poder aniquilador da língua
24 - A perversidade da língua
25 - A verdadeira sabedoria
26 - A sabedoria mundana
27 - A sabedoria que provém de Deus
28 - A batalha que você não deve entrar
29 - A oração que você não deve fazer
30 - Não seja amigo do seu inimigo
31 - A amizade que você não deve cultivar
32 - Três bênçãos
33 - Como você usa sua língua? Para benefício ou malefício?
34 - O que a fofoca revela sobre você
35 - "Pequeno" pecado, grande estrago
36 - A fragilidade da vida humana
37 - Se Deus quiser
38 - Apegue-se ao dinheiro e encontre... a miséria
39 - Apegue-se ao dinheiro e encontre... a frustração
40 - Apegue-se ao dinheiro e encontre... a destruição
41 - Apegue-se ao dinheiro e encontre... a degradação pessoal
42 - Seja paciente até a vinda de Jesus
43 - Seja paciente como o agricultor 
44 - Seja paciente como os profetas
45 - Seja paciente como Jó
46 - Sim, sim. Não, não.
47 - Exercitando a empatia

Tecnologia do Blogger.