Hino 113 - Achei um Bom Amigo


Achei um bom Amigo, Jesus, o Salvador,
Dos milhares o escolhido para mim.
Ele é a luz do mundo, o forte Mediador,
Que me purifica e guarda até o fim!
Consolador amado, meu protetor do mal,
Ele pode dar alívio ao meu pesar.

Ele é a luz do mundo, a Estrela da manhã,
Dos milhares o escolhido para mim.

Levou-me as dores todas, as mágoas lhe entreguei.
Nele tenho firme abrigo em tentação!
Deixei por ele tudo, os ídolos queimei!
Ele faz-me puro e santo o coração!
Que o mundo me abandone, persiga o tentador,
Meu Jesus me guarda até da vida ao fim.

Jamais me desampara, nem me abandonará,
Se fiel e obediente aqui viver!
Está sempre ao meu lado, e me protegerá,
Até quando face a face o possa ver!
Então, aos céus subindo, na glória eu me verei
Com Jesus, meu Salvador, morando, enfim.

Ênfase do hino: A ênfase principal deste hino é a amizade com Jesus como um bom Amigo, que nos consola, nos protege e nos guarda até o fim. O hino destaca a fidelidade de Jesus e a importância de sermos fiéis e obedientes a ele.

Teologia do hino: Este hino reflete uma teologia cristã que ensina que Jesus é nosso Amigo e Salvador, que nos consola, nos protege e nos guarda até o fim. Ele destaca a importância de sermos fiéis e obedientes a Jesus para desfrutarmos de sua amizade e proteção em nossas vidas.

Textos bíblicos: O hino faz referência algumas passagens bíblicas, como João 15:15, que fala sobre Jesus ser nosso Amigo, e Hebreus 13:5, que fala sobre Jesus nunca nos abandonar.

Além disso, a frase do refrão "dos milhares o escolhido para mim" expressa uma profunda admiração e valorização pessoal de Jesus como Salvador e amigo íntimo, destacando-O dentre todos os outros. Essa expressão pode ser interpretada como um reconhecimento da singularidade e supremacia de Jesus na vida do crente, indicando que, embora existam muitas figuras ou "ídolos" que possam atrair a atenção ou adoração, Jesus é o único escolhido e verdadeiramente capaz de salvar, guiar e confortar o indivíduo.

Isso ecoa temas encontrados em diversas passagens da Bíblia, embora a frase exata não seja uma citação direta de um versículo específico. A Bíblia frequentemente fala da singularidade de Deus e de Jesus como salvador, utilizando linguagem que destaca Sua supremacia e escolha como o Messias. 

Por exemplo, em Deuteronômio 10:17, Deus é descrito como o "Senhor dos senhores e Deus dos deuses", o que ressoa com a ideia de Jesus sendo "o escolhido" entre muitos. Além disso, passagens como Filipenses 2:9-11 falam da exaltação de Jesus acima de todo nome, o que pode ser relacionado à ideia de ser o "escolhido" acima de todos os outros.

Metáforas e simbologia: O hino usa a metáfora de Jesus como um bom Amigo, que nos consola, nos protege e nos guarda até o fim. A expressão "Ele é a luz do mundo, a Estrela da manhã" é uma metáfora para a importância de Jesus em nossas vidas, como uma fonte de luz e orientação. O hino também usa a imagem de deixar tudo por Jesus e ter um coração puro e santo em Cristo.

Aplicação prática: Este hino é apropriado para momentos de adoração e reflexão em nossas vidas cristãs, especialmente quando precisamos ser lembrados da amizade de Jesus em nossa vida e da importância de sermos fiéis e obedientes a ele. Ele nos lembra que podemos confiar em Jesus em todas as circunstâncias e que sua amizade e proteção são preciosas para nós.

Quando cantar: Este hino é apropriado para momentos de adoração, celebração da salvação em Jesus e para encorajar aqueles que estão enfrentando dificuldades em suas vidas. É especialmente apropriado para ser cantado em momentos de reflexão sobre a amizade de Jesus em nossa vida e da importância de sermos fiéis e obedientes a ele, mesmo em meio às dificuldades.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: