Hino 254 - Sossegai


Mestre. o mar se revolta
E as ondas nos dão pavor!
O céu se reveste de trevas,
Não temos um Salvador!
Não se te dá que morramos?
Podes assim dormir?
Se a cada momento nos vemos
Já prestes a submergir?

“As ondas atendem ao meu mandar, sossegai!
Seja o encapelado mar,
A ira dos,homens o gênio do mal;
Tais águas não podem a nau tragar,
Que leva o Senhor,Rei dos céus e mar!
Pois todos ouvem o meu mandar:
Sossegai! Sossegai!
Convosco estou para vos salvar; sossegai!”

Mestre, tão grande tristeza
Me quer hoje consumir!
Na dor que perturba minha alma
Te imploro: “Vem me acudir!”
De ondas do mal que me encobrem,
Quem me virá valer?
Não tardes, não tardes, bom Mestre,
Estou quase a perecer!

Mestre chegou a bonança;
Em paz vejo o céu e o mar!
O meu coração goza a calma
Que não poderá findar.
Firme ao teu lado, ó Mestre,
Dono da terra e céu,
Eu hei de chegar, bem seguro,
Ao porto, destino meu.

Ênfase do hino:
A ênfase principal do hino é a mensagem de confiança em Jesus, o Mestre, que é capaz de acalmar as tempestades e trazer paz e salvação para as nossas vidas. O hino destaca a importância de buscarmos a ajuda de Jesus em momentos de aflição e dor, e de confiarmos na sua presença e poder para nos salvar. Ele expressa a esperança de que, ao lado de Jesus, podemos alcançar a bonança e a segurança no porto da salvação.

Teologia do hino:
O hino traz uma mensagem sobre a natureza de Jesus como o Mestre, aquele que tem o poder de acalmar as tempestades e trazer paz e salvação para as nossas vidas. Ele apresenta Jesus como aquele que é capaz de salvar-nos do mal que nos encobre e perturba a nossa alma. O hino destaca ainda a importância da confiança em Jesus como fonte de paz e segurança, que nos leva ao porto da salvação.

Textos bíblicos:
- Marcos 4:39: "E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E cessou o vento, e houve grande bonança."

- Salmos 107:29: "Faz cessar a tormenta, e acalmam-se as ondas."

- Filipenses 4:7: "E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus."

Metáforas e simbologia:
- "tempestades": As tempestades são um símbolo das aflições e dificuldades que enfrentamos em nossas vidas. Elas representam as ondas do mal que nos encobrem e nos fazem sentir como se estivéssemos prestes a perecer.

- "bonança": A bonança é um símbolo da paz e segurança que encontramos em Jesus. Ela representa a calma que vem após a tempestade e a esperança de que, ao lado de Jesus, podemos alcançar a salvação.

Aplicação prática:
O hino nos convida a buscar a ajuda de Jesus em momentos de aflição e dor, e a confiar na sua presença e poder para nos salvar. Ele nos lembra da importância de mantermos a nossa fé em Jesus quando enfrentamos as tempestades da vida, e de buscarmos a sua paz e segurança no porto da salvação. Podemos aplicar essa mensagem em nossa vida cotidiana, buscando viver em comunhão com Jesus e confiando na sua capacidade de nos acalmar e trazer paz em meio às tempestades.

Quando cantar:
Este hino é apropriado para ser cantado em momentos de adoração e louvor, especialmente quando o tema é a confiança em Jesus e a sua capacidade de nos salvar e trazer paz. Ele pode ser utilizado em momentos de oração e intercessão, quando buscamos a ajuda de Jesus em momentos de aflição e dor.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: