A verdadeira sabedoria (25)




Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras. -  Tiago 3:13 

É comum na nossa vida chegarmos a um momento e olharmos para trás dizendo: se eu tivesse oportunidade de voltar faria aquilo diferente; não falaria aquelas palavras; me comportaria de outra maneira; aproveitaria a oportunidade. 

Mas nós não podemos voltar ao passado para mudar o que fizemos. O que podemos e devemos fazer é aprender com as lições do passado e tentar tomar as melhores decisões no presente. Mas isso não é fácil, é necessário ter sabedoria! 

Basta olhar quantas pessoas com a vida em pedaços, famílias destruídas e outras situações que poderiam ser evitadas se houvesse um pouco de sabedoria. 


A verdadeira sabedoria, de acordo com o ensino de Tiago, não é algo teórico, mas prático! Não basta possuir qualificações baseadas em conquistas humanas ou erudição. É necessário ter algo a mais, uma vida piedosa – é aí onde reside a verdadeira sabedoria. 

O problema é que confundimos sabedoria com intelecto. É fato que muitas coisas excelentes foram alcançadas para o bem da humanidade por pessoas que dedicaram suas vidas pesquisando e estudando.

Todos nós desfrutamos destes avanços no nosso dia-a-dia, mesmo que não percebamos. Deus nos deu capacidade para que nós a desenvolvamos! 

Mas repare no ponto em que Tiago quer chegar. Pense por exemplo, em um vestibular. No vestibular o que se avalia é a capacidade intelectual teórica do indivíduo.



Dificilmente algum monitor de vestibular vai andar com a pessoa uma semana antes para ver se ela respeita seus pais ou se há alguma falha ética. O que interessa nessas provas é o intelecto e não o comportamento pessoal. 

Porém, para o cristão não pode haver essa separação entre teoria e comportamento. O sábio é aquele que busca o conselho de Deus e confirma isso na sua conduta prática.

O próprio Jesus ensinou isso, que saberíamos diferenciar os verdadeiros mestres dos falsos pelo seu modo de viver (Mateus 7.15-18).

A verdadeira sabedoria é então prática. E tem pelo menos duas marcas importantes (13b):

1ª marca - “mansidão de sabedoria” – os verdadeiros sábios agem com mansidão, e humildade; não estão trabalhando em cima de sua própria celebridade. Evitam conflitos, e de modo especial evitam fazer propaganda de si mesmos. 

2ª marca - "as obras" – nosso procedimento mostra demonstra onde estamos investindo verdadeiramente nosso coração. Há vários exemplos na própria carta destas obras: controle da língua, práticas de caridade, o cuidado das viúvas, vida piedosa, entre outras marcas de sabedoria. 

Para pensar
A sabedoria que adquirimos estudando as coisas de Deus se evidenciam na vida prática? Está sendo  marcada pela mansidão e humildade? É acompanhada de boas obras? 

O verdadeiro sábio para a Bíblia não é aquele que fica na teoria. Muito menos aquele que parece mais artista de Hollywood, sempre trazendo os méritos a si mesmo! Pelo contrário, o verdadeiro sábio demonstra por boas obras, mansidão e humildade.


Índice de artigos em Tiago
01 - Alegria nas provações
02 - Sabedoria nas provações
03 - Humildade nas provações
04 - Responsabilidade nas provações
05 - Rápido e demorado
06 - Expulsar e acolher
07 - Ouvir e praticar
08 - Fofoca: a síndrome da religião vazia
09 - A caridade na igreja
10 - O mundanismo é pior do que você imagina
11 - Igualdade e respeito na igreja
12 - Enxergando além das aparências
13 - A lei do amor
14 - A fé e o amor ao próximo
15 - Fé e obras
16 - Fé e ação
17 - Fé e obediência
18 - A fé de Abraão
19 - A fé de Raabe
20 - A maturidade cristã e o uso da língua
21 - Pela unidade da igreja
22 - O freio, o leme e a fagulha
23 - O poder aniquilador da língua
24 - A perversidade da língua
25 - A verdadeira sabedoria
26 - A sabedoria mundana
27 - A sabedoria que provém de Deus
28 - A batalha que você não deve entrar
29 - A oração que você não deve fazer
30 - Não seja amigo do seu inimigo
31 - A amizade que você não deve cultivar
32 - Três bênçãos
33 - Como você usa sua língua? Para benefício ou malefício?
34 - O que a fofoca revela sobre você
35 - "Pequeno" pecado, grande estrago
36 - A fragilidade da vida humana
37 - Se Deus quiser
38 - Apegue-se ao dinheiro e encontre... a miséria
39 - Apegue-se ao dinheiro e encontre... a frustração
40 - Apegue-se ao dinheiro e encontre... a destruição
41 - Apegue-se ao dinheiro e encontre... a degradação pessoal
42 - Seja paciente até a vinda de Jesus
43 - Seja paciente como o agricultor 
44 - Seja paciente como os profetas
45 - Seja paciente como Jó
46 - Sim, sim. Não, não.
47 - Exercitando a empatia

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: