Hino 326 - Homens presbiterianos - Fé



Homens presbiterianos do Brasil
Testemunhas de Jesus, o Salvador!
Levantemo-nos, com fé e mui vigor,
Com mensagem varonil!
O Senhor nos manda a todos proclamar
O valor do sangue que por nós verteu
Lá na cruz onde, bondoso, padeceu
Para a glória nos levar!

Sim, lutemos por Cristo Jesus,
Apontando aos descrentes ateus
O caminho repleto de luz,
Ó varões santos, filhos de Deus.

Oração
Homens presbiterianos do Brasil
Na oração teremos perenal poder!
E faremos sempre a Bíblia resplender
Nesta Pátria senhoril!
Com Jesus, o nosso grande e bom país
Viverá em paz, e, olhando o seu porvir,
Terá bênção copiosa a espargir,
E o Brasil será feliz!

Trabalho
Homens presbiterianos do Brasil
Que integramos vasta Confederação,
Com valor e piedosa vocação
Trabalhemos, um por mil,
Na grandiosa obra de Jesus, Senhor,
Poderosa, forte, bela e triunfal,
Arvorando, com amor, pendão real,
Exaltando seu labor!

Ênfase do hino:
A ênfase principal do hino "Fé" é a convocação aos homens presbiterianos do Brasil para testemunharem sua fé em Jesus Cristo de forma vigorosa e proclamarem o valor do sangue que foi derramado na cruz. O hino exorta os homens a lutarem por Cristo Jesus, apontando o caminho repleto de luz para os descrentes ateus. O hino também enfatiza a importância da oração e do trabalho na obra de Jesus, para que o Brasil possa ser uma nação abençoada.

Teologia do hino:
O hino enfatiza a importância do testemunho cristão e da proclamação do valor do sangue de Jesus derramado na cruz. A ideia de que devemos lutar por Cristo Jesus e apontar o caminho repleto de luz para os descrentes ateus reflete a ideia bíblica de que somos chamados para sermos testemunhas de Jesus Cristo (Atos 1:8). Além disso, o hino destaca a importância da oração e do trabalho na obra de Jesus, para que o Brasil possa ser uma nação abençoada.

Textos bíblicos:
1. "Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra" (Atos 1:8).

2. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16).

3. "Orai sem cessar" (1 Tessalonicenses 5:17).

Metáforas e simbologia:
1. "Valor do sangue que por nós verteu" - Refere-se ao sacrifício de Jesus Cristo na cruz do Calvário, que garantiu nossa salvação e redenção.

2. "Caminho repleto de luz" - Refere-se a Jesus Cristo, que é a luz do mundo e o caminho para a salvação (João 8:12).

3. "Pendão real" - Refere-se à bandeira do reino de Deus, que é exaltada pelos homens presbiterianos em seu trabalho na obra de Jesus.

Aplicação prática:
O hino "Fé" nos desafia a testemunhar nossa fé em Jesus Cristo de forma vigorosa e a proclamar o valor do sangue que foi derramado na cruz. Devemos lutar por Cristo Jesus e apontar o caminho repleto de luz para os descrentes ateus, a fim de que possam conhecer a verdade e serem salvos. Além disso, o hino nos lembra da importância da oração e do trabalho na obra de Jesus, para que possamos contribuir para a construção de uma nação abençoada. Como homens presbiterianos do Brasil, devemos nos empenhar em trabalhar na obra de Jesus, arvorando o pendão real e exaltando seu labor.

Quando cantar:
O hino "Fé" é apropriado para ser cantado em cultos de adoração e celebração da vida cristã, especialmente em ocasiões que enfatizam a importância do testemunho cristão e da proclamação do evangelho. Ele pode ser usado em qualquer época do ano, mas é especialmente apropriado para ser cantado em ocasiões que reúnem os homens presbiterianos do Brasil em torno da obra de Jesus, como conferências e eventos da Confederação Masculina.


Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: