Hino 306 - Fidelidade na luta

Seu navegador não suporta o elemento audio


1. Erguei-vos, cristãos! Cristo quer-vos de pé! 
Na luta do bem, revelai vossa fé! 
Cingindo a armadura, hoje a Cristo exaltai, 
À sombra da cruz, corajosos lutai!

    Sede fiéis e por Cristo lutai!

2. Jesus vos remiu, afastai o temor. 
Confiantes, segui vosso bom Salvador! 
Na causa de Cristo fervor demonstrai! 
À sombra da cruz, corajosos lutai!

3. As hostes do mal deveis hoje enfrentar, 
Das suas prisões pecadores livrar.
De Cristo bem alto o pendão levantai! 
Letra: Henry Maxwell Wright, 1890
Música: William Batchelder Bradbury, 1816 - 1868

Ênfase do hino: A ênfase principal do hino é a convocação para os cristãos se erguerem e lutarem pela causa de Cristo. Ele chama os cristãos a cingirem a armadura e revelarem sua fé na luta pelo bem. O hino enfatiza a importância da coragem na luta contra as hostes do mal e na libertação dos pecadores, e lembra que Jesus remiu os cristãos do pecado e do medo.

Teologia do hino: O hino destaca a importância da fé em Jesus Cristo e da luta pela causa do bem. Ele enfatiza que os cristãos devem cingir a armadura e lutar corajosamente contra as hostes do mal, libertando pecadores das suas prisões. O hino também destaca a importância da redenção em Jesus Cristo, que afasta o medo e nos faz seguir confiantes o Salvador.

Textos bíblicos:
- Efésios 6:11 - "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do Diabo".
- 2 Timóteo 1:7 - "Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação".
- 2 Coríntios 5:17 - "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo".

Metáforas e simbologia:
- "Cingindo a armadura" - A armadura representa a proteção que Deus oferece aos seus filhos na luta contra as hostes do mal.
- "À sombra da cruz" - A sombra da cruz representa a proteção que os cristãos encontram em Jesus Cristo, que nos redimiu do pecado e nos protege na luta contra as hostes do mal.
- "As hostes do mal" - As hostes do mal representam as forças do pecado e do mal que os cristãos enfrentam na luta pelo bem.

Aplicação prática: O hino nos lembra da importância da fé em Jesus Cristo e da luta pela causa do bem. Devemos lembrar que Deus nos oferece proteção na luta contra as hostes do mal e que devemos ser corajosos na libertação dos pecadores. Devemos também lembrar que a redenção em Jesus Cristo afasta o medo e nos faz seguir confiantes o Salvador.

Quando cantar: O hino é apropriado para ser cantado em momentos de convocação para a luta pela causa do bem, onde os crentes são lembrados da importância da coragem e da fé em Jesus Cristo. Também pode ser apropriado para ser cantado em momentos de celebração da redenção em Jesus Cristo, onde os cristãos são lembrados da proteção que Deus oferece na luta contra as hostes do mal.

História
O texto original deste hino de Henry Maxwell Wright sofreu, em edições diversas de hinários brasileiros, muitas transformações. Foi escrito em 1890, ano da segunda viagem de Wright ao Brasil, viagem esta que o levou ao Pará, Amazonas, Minas Gerais, Paraná e São Paulo. 

Foi muito importante o conhecimento que travou com pastores brasileiros, como Eduardo Carlos Peneira, Carvalho Braga Antônio Trajano e Belmiro César (hinos n° 39 e 132). 

É uma produção original, baseada em Efésios 6.14: "Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos com a couraça da justiça." 

Foi extremamente feliz a associação deste texto com "Stand like the brave", música do grande compositor William Batchelder Bradbury (hino n° 117), não sabemos em que data. Pela força melódica do hino, que evoca o toque do clarim pelo uso sistemático das notas do acorde fundamental, sente-se a convocação para luta, batalha sempre decisiva. 

No texto original de Wright lemos: "O clarim já soou! A guerra vos chama quem a vós libertou". Igualmente forte é a harmonia, que toma o hino um dos mais apreciados do nosso repertório congregacional e que leva todos a um cântico prazeroso e decidido. 

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: