Tito


"Por esta causa te deixei em Creta..." - Tito 1:5
Ilha de Creta

Circunstâncias históricas
Foi em Roma, no fim de sua vida, que Paulo redigiu as três Epístolas pastorais (segundo a ordem cronológica: 1 Timóteo, Tito e 2 Timóteo).

É possível que as duas últimas tenham sido escritas durante sua segunda detenção, após o curto lapso de tempo em que ele foi provisoriamente libertado. De sua prisão, o apóstolo dirigiu-se a Tito, seu filho espiritual, que se tornara seu companheiro de trabalho.



A missão confiada a Tito
Muitas tarefas delicadas foram confiadas a Tito pelo apóstolo Paulo (2 Coríntios 7:6, 13-14; 8:6, 23; 12:18); agora, deixa-o na ilha de Creta, ao sul do Mar Egeu, "para que pusesse em ordem as cousas restantes", entre os cristãos (1:5).

O fiel discípulo é encarregado de estabelecer presbíteros em cada cidade (1:5), de ensinar o que é conforme a sã doutrina (2:1) e de lembrar a autoridade incontestável da Palavra divina (3:8).

A mensagem da Epístola
As exortações do apóstolo são dirigidas também a nós, pois hoje temos de enfrentar os mesmos perigos que enfrentaram os cretenses do primeiro século: contradições, sedução, corrupção (cap. 1), maledicência, insubmissão, cobiças mundanas (cap. 2), desobediência, discórdia, perversão (cap. 3).

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: