Levítico


Reconstituição do Tabernáculo de Israel no deserto 

Título 
Em hebraico, os livros de Moisés não têm títulos particulares; servem lhes de título as primeiras palavras do livro. 

No Gênesis o preâmbulo "no princípio" define o caráter do todo o livro, e acontece o mesmo com as palavras "chamou o SENHOR" que abrem o Levítico. 

Realmente não há outro livro da Bíblia que contenha tantas palavras expressas pelo próprio Deus. Nesse livro, Deus, de Seu santuário celeste, chama a Moisés e com ele a todo Israel. O Senhor exorta o homem a se santificar para se aproximar dEle. 

Isto seria o papel principal da tribo de Levi. Como esse conjunto de ordenanças rituais que compõe o livro regula o comportamento dos sacerdotes em seu ofício, os tradutores da versão grega dos Setenta, intitularam-no simplesmente Levítico. 



Finalidade do Livro 
A santidade de Deus tem exigências das quais o homem não está consciente. Moisés foi intimado a se apresentar à tenda da congregação, onde Deus estava, para receber dEle as diretrizes de que Israel precisava. 

Mas, por que tantas instituições cerimoniais, cujos detalhes são minuciosamente previstos por Deus, e onde nada foi deixado ao acaso? O Espírito de Deus tem em vista aqui uma dupla finalidade. 

a) Mostrar ao israelita o contraste entre suas limitações próprias e a justiça absoluta dAquele que lhe fala, e esta é a palavra chave do livro: "Disse o SENHOR a Moisés: Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque Eu, o SENHOR vosso Deus sou santo" (19:1,2). 

b) Apresentar com antecedência ao israelita o supremo sacrifício, o de Jesus Cristo, através dos múltiplos holocaustos e sacrifícios de expiação, que prefiguram a obra realizada na cruz do Calvário. 

É, pois, um livro que não revela seus tesouros, senão â luz do Novo Testamento, e que só pode ser meditado se nos colocarmos diante da Pessoa e obra de Jesus Cristo. 



O plano do livro 
Capítulo 1-10: o que Deus propõe a Israel 
Cinco sacrifícios (cap. 1-5) 
Um sacerdócio bem regulado (cap. 6 e 7) 
Sacerdotes inteiramente consagrados (cap. 8-10). 

Capítulos 11-27: o que Deus prescreve a Israel 
Leis absolutas abrangendo todos os domínios da vida. 
Nesta seção alguns capítulos são mais importantes que outros: 

13-14 - A lei sobre a lepra, que prefigura a obra de Cristo em relação ao pecado. 
16 - A lei da cerimônia das expiações, tipo da obra de Cristo na cruz. 
23 - A lei sobre as festas de Israel, imagens representando o conjunto da obra eterna de Cristo. 
26 - As bênçãos, que ilustram a sorte presente e futura do povo de Israel, fora de Cristo e depois em Cristo.

ÍNDICE

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: