A natureza da literatura apocalíptica



Por Ray Summers

O livro do Apocalipse pertence a uma classe especial de escritos conhecidos como apocalípticos. Há uma certa dose de obscuridade acerca de tal literatura. Alguns leitores, por causa dessa obscuridade, preferem francamente ignorar o Apocalipse.

É, porém, muito melhor admitir que em tal tipo de escritos temos o desvendar duma mensagem. Esse desvendamento só se dará quando buscarmos diligentemente descobrir o propósito do escritor e o seu método de aclarar e tornar conhecido esse propósito.

A palavra grega apocalipsis é uma palavra composta que significa "um desvendamento", uma revelação.

O objetivo do escritor não é ocultar sua mensagem, e, sim, torná-la cada vez mais vívida, "desvendando-a" por meio de sinais e símbolos. Este tipo de literatura é um dos tipos mais familiares na esfera do pensamento religioso. 

Tendo outras religiões também o seu lado apocalíptico, é certo que em religião a literatura apocalíptica foi sempre nota predominante no judaísmo.

Por esse motivo e por causa de sua ligação com a literatura cristã, a discussão da literatura apocalíptica aqui estará grandemente adstrita à realidade judaica.

ÍNDICE

Andrei Barros

linkedin youtube facebook Andrei é editor do blog Semeando Vida. Ele é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil com cerca de 20 anos de experiência. Em 1998 foi missionário em Portugal. Em 2003, formou-se em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul e foi ordenado pastor no ano seguinte. Em 2015, obteve a licenciatura em História. Tem MBA em Gestão de Pessoas e Liderança Atualmente estuda Psicologia e faz MBA em Gestão de Projetos, além de pós-graduação em Comunicação e Relacionamento Interpessoal.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Facebook