Hino 315 - Serviço do crente

Seu navegador não suporta o elemento audio


1. Vamos nós trabalhar, somos servos de Deus, 
E o Mestre seguir no caminho dos céus! 
Com o seu bom conselho o vigor renovar, 
Diligentes fazendo o que ele ordenar.

    No labor, sem cessar, 
    A servir a Jesus. 
    Com amor e fé e com oração, 
    Até que volte o bom Senhor!

2. Vamos nós trabalhar e os famintos fartar 
Para à fonte os sedentos depressa levar! 
Só na cruz do Senhor nossa glória será, 
Pois Jesus salvação por seu sangue nos dá!

3. Vamos nós trabalhar, ajudados por Deus 
Que a coroa de glória nos dá lá nos céus. 
A mansão dos fiéis sempiterna será, 
Pois Jesus salvação inefável nos dá! 

Informações
Letra: Fanny Jane Crosby, 1820 - 1915
Tradução: Manoel Antônio de Menezes, 1885
Música: William Howard Doane, 1871

Ênfase do hino: A ênfase principal do hino é a chamada para os servos de Deus trabalharem diligentemente no caminho dos céus, seguindo as ordens do Mestre. O hino enfatiza a importância de alimentar os famintos, saciar os sedentos e proclamar a salvação de Cristo. Ele também destaca a promessa da coroa de glória que Deus concede aos fiéis que trabalham em sua obra.

Teologia do hino: O hino destaca a importância do trabalho dos servos de Deus, que devem ser diligentes e obedientes ao seguir as ordens do Mestre. Ele enfatiza a importância de saciar a fome e a sede dos necessitados, proclamar a salvação de Cristo e confiar unicamente na cruz do Senhor para a nossa glória e salvação. O hino também destaca a promessa da coroa de glória que Deus concede aos fiéis que trabalham em sua obra.

Textos bíblicos:
- 1 Coríntios 15:58 - "Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor".
- Mateus 25:35-36 - "Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me".
- Filipenses 3:20-21 - "Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a operação do poder que ele tem de sujeitar a si todas as coisas".

Metáforas e simbologia:
- "Coração" - O coração representa a motivação dos servos de Deus, que devem trabalhar com amor e fé para servir a Jesus.
- "Cruz" - A cruz representa a fonte da nossa glória e salvação, pois é através do sacrifício de Cristo que fomos salvos.
- "Coroa de glória" - A coroa de glória representa a recompensa que Deus concede aos fiéis que trabalham em sua obra.

Aplicação prática: O hino nos lembra da importância de sermos servos diligentes e obedientes ao seguir as ordens do Mestre, proclamando a salvação de Cristo e ajudando os necessitados. Devemos confiar unicamente na cruz do Senhor para a nossa glória e salvação, e trabalhar com amor e fé para servir a Jesus. Devemos lembrar que a recompensa de Deus para os fiéis que trabalham em sua obra é a coroa de glória, que nos aguarda nos céus.

Quando cantar: O hino é apropriado para ser cantado em momentos de convocação para o trabalho dos servos de Deus, como em cultos de missões, de evangelismo e de consagração. Também pode ser apropriado para ser cantado em momentos de celebração da obra de Deus, como na comemoração de aniversários de igreja e em cultos de ação de graças.

História
Continuando as informações do hino n° 305, destacamos a atuação do Rev. Manoel Antônio de Menezes no campo da hinologia. 

Poeta sacro e tradutor, publicou em Portugal um hinário intitulado "Colecção de Músicas Sacras" (Lisboa, 1885) que continha cento e quatorze hinos, alguns seus, outros compilados de outros hinários. 

Ao todo são dezesseis os hinos que chegaram até nossos dias, graças ao "Salmos e Hinos" que os editou e a outros hinários que os divulgam. "Novo Cântico" inclui sete deles. "Serviço do crente" é uma tradução do original de Fanny Crosby (hino n° 204) e música de William Howard Doane (hino n° 210), composta em 1871. 

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: