Hino 316 - Os intentos de Deus

Seu navegador não suporta o elemento audio


1. Os seus intentos cumpre Deus 
No decorrer dos anos.
Ele executa o seu querer 
De acordo com seus planos. 
Eia! Aproxima-se o final! 
Bem perto o dia vem, 
Quando a glória de Deus
Há de o mundo inundar 
Como as águas cobrem o mar.

2. Desde o longínquo Norte ao Sul, 
Em todos os recantos, 
Sai a mensagem do Senhor 
Da boca dos seus santos.
Povos, nações, vinde! Atendei! 
O seu apelo ouvi, Para a glória de Deus 
Vir o mundo inundar 
Como as águas cobrem o mar.

3. Com a bandeira de Jesus, 
Avante, caminhemos. 
Seu Evangelho, a salvação, 
Ao mundo anunciemos. 
Contra o pecado e todo o mal 
Lutemos com vigor 
Para a glória de Deus 
Vir o mundo inundar
Como as águas cobrem o mar.

4. Nosso trabalho vão será 
Se Deus não for presente. 
Só ele o esforço aqui bendiz 
E é quem nutre a semente. 
Eia! Aproxima-se o final! 
Bem perto o dia vem, 
Quando a glória de Deus 
Há de o mundo inundar 
Como as águas cobrem o mar. 

Informações
Letra: Arthur Campbell Ainger, 1894
Tradução: João Wilson Faustin, 1958
Música: Martin Shaw, 1931
Arranjo: Joaquim Silvério Costa, 1987

Ênfase do hino: A ênfase principal do hino é a proclamação da soberania de Deus, que cumpre seus planos e propósitos ao longo dos anos. O hino enfatiza a responsabilidade dos santos em proclamar a mensagem do Senhor em todos os recantos do mundo, com a bandeira de Jesus, lutando contra o pecado e todo o mal. Ele também destaca a importância da dependência de Deus para que o nosso trabalho seja abençoado e frutífero.

Teologia do hino: O hino destaca a soberania de Deus, que cumpre seus planos e propósitos ao longo dos anos, e enfatiza a responsabilidade dos santos em proclamar a mensagem do Senhor em todos os recantos do mundo. Ele destaca a importância da bandeira de Jesus, que representa a causa do Evangelho e a salvação que ele oferece a todos os povos e nações. O hino também enfatiza a importância da dependência de Deus, que é quem nutre a semente do nosso trabalho e faz com que ele seja abençoado e frutífero.

Textos bíblicos:
- Isaías 55:11 - "Assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei".

- Mateus 24:14 - "E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim".

- 1 Coríntios 3:6-7 - "Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento".

Metáforas e simbologia:
- "Bandeira de Jesus" - A bandeira de Jesus representa a causa do Evangelho e a salvação que ele oferece a todos os povos e nações.
- "Águas que cobrem o mar" - As águas que cobrem o mar representam a glória de Deus que inundará o mundo quando seu plano de redenção for cumprido.

Aplicação prática: O hino nos lembra da soberania de Deus e de sua fidelidade em cumprir seus planos e propósitos ao longo dos anos. Devemos proclamar a mensagem do Senhor em todos os recantos do mundo, com a bandeira de Jesus, lutando contra o pecado e todo o mal. Devemos lembrar que o sucesso de nosso trabalho depende da dependência de Deus, que é quem nutre a semente do nosso trabalho e faz com que ele seja abençoado e frutífero.

Quando cantar: O hino é apropriado para ser cantado em momentos de convocação para a evangelização global, como em cultos de missões, conferências missionárias e acampamentos. Também pode ser apropriado para ser cantado em momentos de celebração da fidelidade de Deus, como na comemoração de aniversários de igreja e em cultos de ação de graças.

História
O Rev. Joaquim Silvério Costa é o arranjador deste hino muito apreciado entre nós, desde sua primeira publicação no "Hinário Evangélico" (1961). 

Nascido em Nepomuceno, MG, o Rev. Joaquim estudou no "Instituto José Manoel da Conceição", onde foi aluno de Evelina Harper, missionária que incentivou muitos talento musicais. Bacharelou-se em Teologia pelo Seminário Presbiteriano de Campinas e em Canto Orfeônico pelo "Conservatório Estadual" de São Paulo em 1960. 

Regeu coros em muitas igrejas, formou conjuntos itinerantes como "Apóstolo Paulo", "Mensageiros de Cristo" e continuou o trabalho da "Caravana Evangélica Musical" do JMC, iniciado por Evelina Harper em 1939. 

Após a ida do Rev. Faustini para os Estados Unidos, assumiu a direção do Departamento de Música do JMC, dando continuidade aos Seminários de Música Sacra e os Festivais Corais. 

Participou dos trabalhos da Comissão do hinário "Novo Cântico", marcando uma presença sóbria e inteligente quer como pastor, quer como músico, trabalhou na revisão da primeira fase de preparo do hinário e ajudou muito, com sua palavra amiga e incentivadora, os responsáveis pela finalização do trabalho. 

Pastoreou diversas igrejas sendo a igreja Betel (São Paulo) seu último e mais longo pastorado, dezessete anos. O Senhor o chamou em 1989, quando atuava na "Comissão Nacional de Música Sacra da IPB" organizando Seminários de Música Sacra em diversas cidades do Brasil.

Clique aqui para ver outros hinos

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: