Hino 105 - A certeza do crente

Seu navegador não suporta o elemento audio


1. Não sei por que de Deus o amor
A mim se revelou,
Por que Jesus, meu Salvador,
Na cruz me resgatou. 

Mas eu sei em quem tenho crido
E estou bem certo que é poderoso!
Guardará, pois, o meu tesouro
Até ao dia final.

2. Não sei o modo como agiu
O Espírito eternal
Que, um dia, a Cristo me atraiu
Em convicção real.

3. Não sei o que de mal ou bem
É destinado a mim;
Se maus ou áureos dias vêm,
Até da vida o fim.

4. Não sei se ainda longe está.
Ou muito perto vem
A hora em que Jesus virá
Na glória que ele tem.


Informações
Letra: Daniel Webster Whittle (El Nathan), 1885
Tradução: Justus Henry Nelson, 1889
Música: James McGranahan, 1883


Ênfase do hino
A ênfase deste hino é a certeza da fé no amor e na salvação proporcionada por Deus, mesmo diante das incertezas da vida.

Teologia do hino
O hino aborda a teologia da salvação, enfatizando o amor de Deus revelado através da crucificação de Jesus Cristo e a atuação do Espírito Santo na vida do crente. A canção também trata da soberania de Deus e da confiança no cuidado divino, apesar das incertezas quanto ao futuro.

Textos bíblicos
Romanos 5:8: "Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores."

2 Timóteo 1:12: "Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia."

João 16:13: "Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir."

Metáforas e simbologia
"Meu tesouro" - representa a fé e a salvação que o crente recebe de Deus, que são consideradas preciosas e dignas de serem guardadas.

Aplicação prática 
A aplicação prática deste hino é encorajar os crentes a confiar plenamente em Deus, mesmo diante das incertezas da vida, e a manter a certeza da fé no amor e na salvação proporcionados por Ele.

Quando cantar 
O hino "A certeza do crente" é apropriado para ser cantado em momentos de meditação, reflexão e encorajamento, como cultos de adoração, eventos de oração e reuniões de estudo bíblico. Também pode ser cantado em ocasiões especiais, como celebrações de batismo, para lembrar aos crentes a confiança que podem ter na salvação e no cuidado de Deus.

História
Daniel Webster Wittle evangelista conhecido como "Major Whittle", nasceu em Chicopee Falls, Masschusetts, em 1840. Em seu trabalho de movimentos evangelísticos, trabalhou com os músicos Philip Paul Bliss, Ira David Sankey e George C. Stebbins. 

Após trágica morte de Bliss, associou-se com James McGranahan. Este último, compositor do hino acima, homenageou o autor intitulando a melodia "El Nathan", em 1885. "El Nathan" foi o pseudônimo literário que Whittle adotou.

Devemos ao Major Whittle diversos hinos universalmente divugados. Em 1878 editou em Nova York um livro com as Memórias de Philip Paul Bliss. Faleceu em Northfield, no seu estado natal, em 1901.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: