Hino 311 - Avante, ó crentes


Avante, avante, ó crentes,
Soldados de Jesus!
Erguei seu estandarte,
Lutai por sua cruz!
E contra os inimigos
Em grandes multidões,
O excelso Comandante
Dirige os batalhões.

Avante, avante ó crentes!
Por Cristo pelejai!
Vesti sua armadura,
Em seu poder marchai!
No posto sempre achados,
Velando em oração,
Em meio dos perigos
Seguindo o Capitão!

Avante, avante, ó crentes,
A passo triunfal!
Após combate horrendo,
Virá a paz final!
Então, eternamente,
Será o vencedor
No céu glorificado
Com Cristo, o Salvador!

Ênfase do hino
A ênfase principal do hino é a chamada para os crentes se levantarem como soldados de Jesus e lutarem por sua cruz.

O hino enfatiza a importância de vestir a armadura de Deus, marchar em seu poder e seguir o Capitão em meio aos perigos da batalha espiritual. O hino também destaca a vitória final dos crentes e sua glorificação no céu com Cristo, o Salvador.

Teologia do hino: 
O hino destaca a importância da batalha espiritual que os crentes enfrentam como soldados de Jesus. Ele enfatiza a importância de estar equipado com a armadura de Deus, de seguir o Capitão em meio aos perigos e de velar em oração. O hino também destaca a vitória final dos crentes e sua glorificação no céu com Cristo, o Salvador.

Textos bíblicos:
- Efésios 6:11-12 - "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais".

- Colossenses 4:2 - "Perseverai na oração, velando nela com ação de graças".

- Romanos 8:37 - "Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou".

Metáforas e simbologia:
- "Estandarte" - O estandarte representa a bandeira de Jesus Cristo, que os crentes devem erguer e defender na batalha espiritual.

- "Batalhões" - Os batalhões representam os crentes como um exército de soldados de Jesus, que lutam juntos pela causa do evangelho.

- "Capitão" - O Capitão representa Jesus Cristo, que lidera os crentes na batalha espiritual e os guia em meio aos perigos.

Aplicação prática: 
O hino nos lembra da importância de estarmos equipados com a armadura de Deus, de seguirmos o Capitão em meio aos perigos da batalha espiritual e de velarmos em oração. 

Devemos marchar em seu poder e defender a bandeira de Jesus Cristo com coragem e confiança. Devemos também lembrar que a vitória final é certa e que seremos glorificados no céu com Cristo, o Salvador.

Quando cantar: 
O hino é apropriado para ser cantado em momentos de convocação para a batalha espiritual, como em cultos de oração, de evangelismo e de missões. 

Também pode ser apropriado para ser cantado em momentos de celebração da vitória final dos crentes, como na celebração de batismos e na comemoração da Páscoa.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: