Hino 321 - Mãos ao Trabalho


Mãos ao trabalho, jovens!
Vai já passando o alvor.
Eia, enquanto tendes
Vossa vida em flor!
Vamos enquanto é dia,
Com força trabalhar!
Eia, que em vindo a noite
Não há mais lidar

Mãos ao trabalho, homens!
Firmes, enquanto há luz
Eia, que é tempo agora
De servir Jesus!
Ide o vigor da vida
Todos ao bem votar!
Eia, que em vindo a noite
Não há mais lidar.

Mãos ao trabalho todos!
Breve nos chega o fim
Quando soar um dia
Da morte o clarim!
Vamos, irmãos, à obra!
Por Cristo trabalhar!
Eia, que em vindo a noite
Vamos descansar

Ênfase do hino:
A ênfase principal do hino "Mãos ao trabalho, jovens!" é o incentivo à ação e ao serviço cristão enquanto ainda há tempo, especialmente para os jovens.

Teologia do hino:
O hino enfatiza a importância do trabalho e do serviço cristão como uma resposta à graça de Deus em nossas vidas. A ideia de que "enquanto tendes vossa vida em flor" devemos trabalhar com força, reflete a ideia bíblica de que a vida é breve e devemos aproveitá-la ao máximo para a glória de Deus (Salmo 90:12). Além disso, o hino exorta os cristãos a servir a Jesus enquanto ainda há luz, ou seja, enquanto ainda estamos vivos e temos a oportunidade de testemunhar e fazer a diferença no mundo (João 9:4). Por fim, o hino nos lembra que um dia chegará o fim, quando não haverá mais oportunidade de trabalhar para o Reino de Deus, e que devemos aproveitar o tempo que temos para fazer a obra de Cristo enquanto podemos (1 Coríntios 15:58).

Textos bíblicos:
1. "Enquanto tendes luz, crede na luz, para que sejais filhos da luz" (João 12:36a).
2. "Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas" (Efésios 2:10).
3. "Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor" (1 Coríntios 15:58).

Metáforas e simbologia:
1. "Vossa vida em flor" - Refere-se à juventude e à vitalidade da vida.
2. "Enquanto há luz" - Refere-se ao tempo que temos enquanto ainda estamos vivos e ativos.
3. "O clarim da morte" - Refere-se ao momento em que a vida termina e não há mais oportunidade de servir a Deus.

Aplicação prática:
O hino "Mãos ao trabalho, jovens!" nos desafia a aproveitar ao máximo o tempo que temos para servir a Deus, especialmente enquanto somos jovens e temos energia e vitalidade. Devemos estar dispostos a trabalhar com força para fazer a obra de Cristo e ser uma bênção para as pessoas ao nosso redor. Isso pode envolver diversas formas de serviço, desde o trabalho missionário até o serviço na igreja local ou na comunidade. Além disso, o hino nos lembra que devemos ser constantes e firmes na nossa obra, mesmo diante das dificuldades e desafios que possam surgir.

Quando cantar:
O hino "Mãos ao trabalho, jovens!" é apropriado para ser cantado em cultos de jovens, acampamentos, retiros, congressos e outras atividades voltadas para a juventude cristã. Também pode ser utilizado em cultos de celebração do trabalho e serviço cristão, como o Dia do Obreiro ou o Dia da Bíblia. O hino pode ser cantado em qualquer época do ano, mas é especialmente apropriado para ser cantado no início do ano ou no início de um novo projeto ou atividade na igreja.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: