Armados para a Vitória: Qual a postura do cristão diante da batalha espiritual? – Estudo Bíblico sobre a Autoridade do Crente

No estudo anterior, tratamos da atividade de Satanás no mundo, nos dias de hoje; vimos sua culpa pelos pecados dos crentes e sobre a possibilidade dele possuir um cristão. 

Finalizaremos essa série estudando mais sobre sua atividade.

1. Reconhecendo sua ação

Não é fácil discernir a ação de demônios. Isso requer maturidade cristã. Há casos em que as pessoas ficaram violentas diante da pregação (Mc 1.23,24), foram levadas a se auto destruírem (Mc 9.17-18, 20,22) e ficaram doentes (Lc. 13.11).

Mas esses casos não são regras, uma vez que violência, oposição ao Evangelho e doenças nem sempre são resultado de “possessão”.

A capacidade de reconhecer a influência de demônios é algo que se adquire com o tempo. Wayne Grudem afirma que na medida em “que formos crescendo em maturidade e sensibilidade espiritual [...] sem dúvida aumentará nossa capacidade de reconhecer a influência demoníaca em diversas situações”.

2. Cristo concede autoridade à igreja sobre os demônios

Após Jesus haver dado aos seus doze discípulos autoridade sobre os demônios, fez o mesmo a outros setenta discípulos (Lc 10.17).

Paulo falou das armas espirituais para combater as potestades (Ef 6.10-20). Tiago e Pedro escreveram sobre a resistência ao Diabo e consequente vitória (Tg 4.7). Essa autoridade da igreja tem base na obra de Cristo na cruz (Hb 2.14; Cl 2.15; Ap 12.11).

Por conta de sua morte pelos pecados dos eleitos, eles não somente foram perdoados, mas tiveram também retirado de sobre si qualquer nível de autoridade eventualmente exercida pelos demônios.

3. O Evangelho é o triunfo sobre Satanás

Essa afirmação é o desdobramento consequente do item anterior. A manifestação de Cristo decretou o colapso do reino de Satanás; portanto, o reino de Cristo se expande, ainda que haja resistência do Diabo.

A implicação disso para todo crente é que a autoridade sobre Satanás não é produto de um poder inerente dele, mas sim fruto da graça de Deus e, fundamentalmente, resultado da obra de Cristo na cruz. Logo, a glória é somente de Cristo.

Conclusão

Chegamos ao fim desta jornada. Nesta última abordagem, aprendemos que o reconhecimento da influência do Diabo sobre as pessoas é resultado da maturidade cristã.

Além disso, Cristo concedeu autoridade à igreja sobre os demônios; contudo, a vitória sobre as potestades é fruto do sacrifício de Jesus.

Autor: Carlos Souza


Lista de estudos da série:

01 - As Primeiras Criaturas: Quem são os anjos, querubins e serafins? – Estudo Bíblico sobre a Criação Angelical

02 - A Ordem Celestial: Como funciona a hierarquia e a organização dos anjos? – Estudo Bíblico sobre a Hierarquia Angelical

03 - Você Tem um Anjo da Guarda?: A verdade bíblica sobre o número e a proteção dos anjos – Estudo Bíblico sobre a Proteção Angelical

04 - O Enviado Misterioso: Quem é o "Anjo do Senhor" no Antigo Testamento? – Estudo Bíblico sobre o Poder Angelical

05 - Mensageiros de Deus: O que podemos aprender com as aparições de anjos na Bíblia? – Estudo Bíblico sobre o Propósito Angelical

06 - Intervenção Divina: Como os anjos agem hoje e como devemos responder? – Estudo Bíblico sobre a Interação com Anjos

07 - Alerta de Engano: 3 perigos da adoração e da fascinação por anjos – Estudo Bíblico sobre Falsas Doutrinas

08 - A Grande Queda: De onde vieram Satanás e os demônios? – Estudo Bíblico sobre a Origem do Mal

09 - As Armas do Inimigo: Como os demônios agem para nos destruir? – Estudo Bíblico sobre a Ação Demoníaca

10 - O Inimigo nas Eras: A atividade demoníaca do Gênesis ao Apocalipse – Estudo Bíblico sobre a História Demoníaca

11 - Opressão ou Possessão?: Entendendo os níveis de ataque demoníaco – Estudo Bíblico sobre a Influência Demoníaca

12 - Armados para a Vitória: Qual a postura do cristão diante da batalha espiritual? – Estudo Bíblico sobre a Autoridade do Crente

Semeando Vida

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: