Tempos difíceis - A desafeição (9)


Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão... desafeiçoados - 2 Timóteo 3:1, 3 


Num mundo onde impera o egoísmo, é normal que se torne gradativamente num lugar frio, sem amor, no qual se vive unicamente para si mesmo. São tempos onde anciãos ficam em pé enquanto jovens ficam sentados, tomando seus lugares.

Onde os políticos corruptos roubam e mentem descaradamente oprimindo ainda mais o pobre que com sacrifício paga os impostos.

Onde cada um quer levar a sua vantagem, seja na fila do banco ou trafegando pelo acostamento em meio a congestionamento.

Guerras feitas pelos países poderosos são justificadas pela presença de armas de destruição em massa ou mesmo a destituição de ditaduras – mas na verdade a motivação está mais no petróleo, no dinheiro. Quanta má intenção travestida de bondade e idealismo!

Até nos relacionamentos vemos isso. O contato com as outras pessoas hoje é apenas um jogo de interesses, uma troca.

Muitas pessoas só se relacionam com outras na medida em que percebem que podem ganhar com isso. Está, por isso, cada vez mais rara a amizade verdadeira, despretensiosa.

Mas se você quiser realmente o sentido da palavra desafeição que Paulo usa em 2 Timóteo 3.3, procure assistir o excelente documentário produzido pela BBC, “Auschwitz – os nazistas e a solução final”, que conta a história dos campos de concentração na Segunda Guerra Mundial.



Apesar de não mostrar nada explicitamente, as narrativas e histórias daqueles homens, mulheres e crianças sendo sistematicamente exterminados me deixou profundamente perturbado com o que o ser humano(?) é capaz de fazer.

Para a humanidade está faltando exatamente isso: humanidade, ou seja, bondade, benevolência e compaixão.

Para combater essa frieza dos tempos atuais é necessário lutar contra esse processo de individualismo e indiferença a que somos submetidos.

Isso é obra do Espírito Santo, que nos quebranta e nos coloca na posição humilde de saber que dependemos de Deus e uns dos outros.

Em tempos difíceis e formado por uma sociedade cada vez mais fria o amor é a marca e evidência necessária para cada cristão. Assim disse Jesus,“Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.” – João 13.35


Tempos difíceis - índice de artigos
01 - A jactância
02 - A avareza
03 - O egoísmo
04 - A blasfêmia
05 - A arrogância
06 - A desobediência aos pais
07 - A ingratidão
08 - A irreverência
09 - A desafeição
10 - Os implacáveis
11 - A calúnia
12 - A falta de domínio próprio
13 - A Crueldade
14 - Os inimigos do bem
15 - A traição
16 - Os atrevidos
17 - Os que inflam seus egos
18 - Os amigos dos prazeres
19 - A falsa piedade

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: