Tempos difíceis - A blasfêmia (4)


Charge via Rabix

"Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão... blasfemadores..." - 2 Timóteo 3.1,2

O dicionário define blasfêmia como a atitude de alguém que diz palavras ofensivas para as pessoas, para Deus ou para coisas dignas de respeito.

No texto bíblico, a expressão blasphēmos, do grego, pode se aplicar a pelo menos dois sentidos: [1] a maldição de pessoas que causa danos morais e [2] uma linguagem desrespeitosa contra Deus.

A blasfêmia é algo comum e banal nos nossos dias.

Basta ligar a televisão, o rádio ou acessar a internet. É quase que rotina vermos celebridades brigando publicamente, trocando farpas e se maldizendo.

Repare que praticamente todo o conteúdo dos reality shows como Big Brother ou A Fazenda, tratam disso: gente falando mal de gente. É o entretenimento nivelado ao que há de mais vulgar e baixo no ser humano.

E o que falar do desserviço ao evangelho que prestam os pastores famosos e celebridades do mundo gospel quando publicam vídeos no Youtube revelando os “podres” uns dos outros? Lamentável!



Há também aqueles que blasfemam contra Deus. Hoje é comum o nome de Deus e o de Jesus serem usados em vão em quase todos os programas de humor de esgoto da TV. E assim transmitidos, são absorvidos pela população, que reproduz o que aprendeu no dia-a-dia.

Boa parte dessas pessoas se expressam conscientemente contra Deus, contra o evangelho, desdenhando do Justo Juíz. Outras blasfemam quando se opõe com resistência ao evangelho de Cristo.

Diante desta sociedade repleta de blasfêmias, qual deve ser a postura do crente? A Bíblia faz sérias exortações sobre o perigo de usarmos mal a nossa língua, seja contra o próximo como para com Deus.

É bom lembrarmos que "TODOS compareceremos diante do tribunal de Deus." (NVI - Romanos 14.10). Sim, "cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus" (NVI - Romanos 14.12)

Temos levado boas palavras, palavras de salvação e bênçãos para as pessoas ao nosso redor? Nossas palavras e atitudes têm sido motivo de louvor a Deus?

Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. Êxodo 20:16

Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão. Êxodo 20:7

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: