Tempos difíceis: A falta de domínio próprio (12)


Sabe, porém, isto: nos últimos dias, 
sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão... 
sem domínio de si... - 2 Timóteo 3.1,3 

Todos nós convivemos com desejos e impulsos que lutam constantemente com a nossa consciência. É algo que pulsa para passarmos do limite, para fazermos o que é errado, para perdermos o controle. Desde a coisa mais simples até a mais séria. 

Quem em um gostoso churrasco não percebeu que comeu mais do que deveria? Ou quem em um conflito com outra pessoa nunca perdeu o controle e falou coisas das quais se arrependeu depois? Sabemos dos perigos e consequências de não nos contermos.

Mas quando toda uma sociedade vive de forma a extravasar e exteriorizar tais desejos, estes são tempos difíceis. 

Tempos de pessoas intemperantes, que propositalmente não se controlam. Não há freio para nada, não há freios para seus impulsos, não há limites para essas pessoas.

E isso não se aplica apenas aos prazeres, mas também no cultivo do próprio ego, no cultivo do egoísmo. 


O (a) jovem que ‘fica’ com outra pessoa a cada semana. Ao final de um ano ‘ficou’ com mais de cinquenta! E quando se casar, não terá esta pessoa dificuldade em ser fiel a um só marido ou uma só esposa?


Os que procuram enriquecer a qualquer custo usam de meios cada vez mais questionáveis para acumular dinheiro e poder. Não conseguem controlar seus instintos ou impulsos, tornando-se assim exploradores de outros seres-humanos.

As próprias celebridades da música, novelas e cinema, tão cultuadas, são em sua maioria exemplo de descontrole. Muitos morrem de overdose, outros trocam de cônjuge como quem troca de roupa. 

Ainda alguns gastam milhões em coisas passageiras e acabam por terminar a vida sem nada para si ou para os filhos. É preciso lembrar que os limites foram colocados pelo próprio Deus a fim de nos proteger.

Pois quem vive sem domínio, sem limites, apesar de se iludir rapidamente com as “vantagens”, logo encontra o desespero e a ruína, até mesmo a morte. 

Para o cristão o assunto se reveste ainda de maior importância, pois uma das virtudes que formam o Fruto do Espírito é exatamente o domínio próprio.“Mas o fruto do Espírito é... o domínio próprio...” – Gálatas 5.22,23 

Os limites direcionam não apenas nossa vida com Deus, mas a vida social e nossos relacionamentos. E nós, temos sido pessoas controladas, dominadas pelo Espírito Santo de Deus? 

Se sim, “tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” – Filipenses 4.8



Tempos difíceis - índice de artigos
01 - A jactância
02 - A avareza
03 - O egoísmo
04 - A blasfêmia
05 - A arrogância
06 - A desobediência aos pais
07 - A ingratidão
08 - A irreverência
09 - A desafeição
10 - Os implacáveis
11 - A calúnia
12 - A falta de domínio próprio
13 - A Crueldade
14 - Os inimigos do bem
15 - A traição
16 - Os atrevidos
17 - Os que inflam seus egos
18 - Os amigos dos prazeres
19 - A falsa piedade

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: