Tempos difíceis - A irreverência (8)


Charge via Rabix

Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão... irreverentes - 2 Timóteo 3.1,2

Geralmente ouvimos a expressão ‘irreverência’ em chamadas televisivas para programas de humor. Talvez por isso a maioria das pessoas dá a esta palavra uma conotação positiva. Porém, consultando o dicionário, verificamos que é exatamente o oposto.

Irreverência significa a ausência de reverência, ou mesmo desrespeito. Esta é a conotação da palavra usada em 2 Timóteo 3.2.

Os irreverentes são aqueles que não possuem respeito por aquilo que é sagrado. No texto, a aplicação se amplia também para representar a atitude de impiedade e incredulidade.

Os últimos dias serão assim, afirma Paulo. Tempos onde os homens serão desrespeitosos, insolentes e ímpios - especialmente no tocante a Deus.

Não há mais temor, e a oposição ao evangelho que antes era velada agora é escancarada, agressiva e explícita.

Na vanguarda deste movimento temos as pessoas que controlam os meios de comunicação. Jornalistas, artistas famosos, prefeitos, governadores, presidentes, que na sua arrogância e usando do poder de influência tecem opiniões ferrenhas contra a fé em Jesus.

Inclua também nesta lista de irreverentes os filmes, quadrinhos, novelas e desenhos que colocam o cristianismo como algo inventado ou com uma mensagem superficial.

Exemplo disso é o infame “A última tentação de Cristo” (1988) - o filme chocou ao afirmar que Jesus era casado e tinha filhos.

Também a ficção travestida de ciência, “O código de Da Vinci”, vai pela mesma linha, questionando o cristianismo, mas faz isso usando de fontes e fatos que ocorreram apenas na imaginação do autor.

Nosso jovens sofrem nas faculdades e escolas, pois a maior parte dos professores questionam e tentam ridicularizar quem segue a Jesus.

E o povo evangélico, quando aparece em alguma novela ou filme é sempre no estereótipo do hipócrita e do mau exemplo.



Estas coisas todas foram previstas pela Espírito Santo. Portanto, diante da irreverência do mundo moderno, o cristão deve se ater a dois pensamentos:

O primeiro é que a Palavra de Deus compara o ímpio como a palha jogada ao vento. Por mais que haja arrogância contra as coisas de Deus, tais pessoas não passarão do dia do juízo.

O seu caminho, por mais intelectualizado, moderno e aparentemente poderoso, conduzirá à sua própria ruína. (Salmo 1.4-6)

O segundo pensamento é viver de fato o que ensina a Bíblia em Tito 2.12 -“renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente”.

Em uma sociedade em que falar sobre Deus significa ser tachado de ignorante, conservador e ser discriminado, não esqueçamos que vivemos tempos difíceis.

Tempos que exigem de nós sobriedade, piedade, e justiça, para lutarmos firmes defendendo a verdade do evangelho.


Tempos difíceis - índice de artigos
01 - A jactância
02 - A avareza
03 - O egoísmo
04 - A blasfêmia
05 - A arrogância
06 - A desobediência aos pais
07 - A ingratidão
08 - A irreverência
09 - A desafeição
10 - Os implacáveis
11 - A calúnia
12 - A falta de domínio próprio
13 - A Crueldade
14 - Os inimigos do bem
15 - A traição
16 - Os atrevidos
17 - Os que inflam seus egos
18 - Os amigos dos prazeres
19 - A falsa piedade

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: