Lamentações 3:21-26
21 - Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.
22 - As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;
23 - renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.
24 - A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nele.
25 - Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca.
26 - Bom é aguardar a salvação do SENHOR, e isso, em silêncio.
Introdução
Você sabia que: uma pessoa pode viver 40 dias sem alimento, 3 dias sem água, 2 minutos sem ar - mas nem um segundo sem esperança. Precisamos da esperança.
Alguns pesquisadores da Universidade de Cornell, em Nova York, estudaram 25.000 prisioneiros da Segunda Guerra Mundial. Concluíram que uma pessoa pode aguentar quase tudo se tiver esperança.
Mas o que é esperança? Esperança é a capacidade de manter o ânimo em circunstâncias que sabemos ser desesperadoras.
Mas nós vivemos num mundo em pecado. E pela Bíblia, aprendemos que o pecado jogou o ser humano na miséria e a vida que vivemos hoje não é nem a sombra do que deveria ser. Há motivos diversos que nos fazem sofrer.
Sempre há algo querendo roubar de nós a esperança: são os problemas, doença, as perdas, o sofrimento, as guerras, os fracassos pessoais...
O profeta Jeremias também viveu em um contexto muito complicado, uma situação de muito sofrimento e tragédia nacional. Cerca de 580 anos antes de Cristo, os babilônicos destruíram a nação de Israel, com a aniquilamento de todas as cidades e morte de quase toda a população.
Jerusalém foi invadida, os muros foram derrubados, o templo foi saqueado, os príncipes foram assassinados, e o rei da época, Zedequias, foi cegado e posto em prisão perpétua (Jeremias 52).
Os poucos sobreviventes foram levados para a Babilônia. Essa era a realidade do profeta Jeremias. Ele estava vivendo uma situação de aflição e fracasso. O seu povo estava sendo destruído pelo exército babilônico.
O profeta então lamenta:
Lamentações 1:1
1 - Como jaz solitária a cidade outrora populosa! Tornou-se como viúva a que foi grande entre as nações; princesa entre as províncias, ficou sujeita a trabalhos forçados!
Quando você ler o livro de Lamentações, tenha em mente que, cada letra desse livro foi escrita com uma lágrima, cada palavra com o pulsar de um coração partido.
Mas mesmo neste contexto de ruína e desesperança, o profeta Jeremias é capaz de dizer: Quero trazer a memória o que me pode dar esperança (Lm 3.21). Jeremias, em um momento de profundo desespero, opta pela esperança.
E nós, como podemos ter esperança, em meio ao desespero, aos problemas, e diante de situações difíceis?
1 – Existem vários motivos que nos dão esperança
1º Motivo: Deus é misericordioso
Nós nunca devemos nos esquecer que um grande motivo de nossa esperança é o fato de que o Deus ao qual servimos é misericordioso. Mas o que significa misericórdia? A palavra misericórdia indica a compaixão do coração de Deus pela miséria do ser humano. É por ela que Deus não aplica sobre nós o total castigo merecido.
A misericórdia caminha junto com a graça - que é quando Deus nos concede coisas que não merecemos. E a maior prova da misericórdia de Deus é quando ele mesmo se fez homem, em Jesus Cristo.
A própria identificação de Deus com o ser humano em Jesus, significa que o Senhor sabe o que você está sentindo. Ele conhece sua dor e sua minha tristeza.
Isso é algo tão marcante e constante em Deus, que o profeta descreve as misericórdias de Deus de uma maneira poética:
Lamentações 3:22,23
22 - As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;
23 - renovam-se cada manhã.
Essas misericórdias são:
- Constantes – se renovam a cada manhã; cada novo dia põe fim à noite anterior, vira-se uma página da vida e tudo recomeça outra vez. O amor de Deus também é assim, constante!
- Infinitas – não têm fim;
- Eficazes – pois apenas elas impedem que sejamos consumidos, destruídos
Tenha esperança! Nunca se esqueça de que o Deus que você serve é misericordioso. Ele tem compaixão de você! De acordo com 2 Coríntios 1.3, ele é o "Pai de misericórdias e Deus de toda consolação".
2º Motivo: Deus é fiel
Lamentações 3:23c
23c - ... Grande é a tua fidelidade.
Fidelidade significa constância nos compromissos assumidos com alguém - trata-se de lealdade. Esse grande atributo de Deus é citado na Bíblia sempre relacionado com a Aliança que ele fez com o seu povo no decorrer dos séculos.
Esta aliança passa por Adão, Noé, Abraão, Moisés, Davi, com o povo de Israel e culmina na Nova Aliança em Jesus!
Tenha esperança! Deus é fiel! Deus é o Deus da aliança! Isso quer dizer que o Senhor tem o compromisso de cuidar, proteger e abençoar o seu povo. É claro que isso não elimina o fato de que Deus disciplina a quem ama, contudo ele é fiel.
3º Motivo: Deus é bom
Lamentações 3:24-26
24 - A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nele.
25 - Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca.
26 - Bom é aguardar a salvação do SENHOR, e isso, em silêncio.
Veja o que Jeremias diz: A minha porção é o Senhor – a bondade de Deus é o nosso suprimento de amor a cada dia.
Como o maná para o povo no deserto, assim é a bondade de Deus, é a nossa porção, é o que nos sustenta! A bondade de Deus nos dá a certeza de que virá em nosso socorro, não precisamos nos desesperar.
Salmos 131:2-3 (NVI)
2 - De fato, acalmei e tranquilizei a minha alma. Sou como uma criança recém-amamentada por sua mãe; a minha alma é como essa criança.
3 - Ponha a sua esperança no Senhor, ó Israel, desde agora e para sempre!
Tenha esperança! Nunca se esqueça de que o Deus que você serve é bom.
4º Motivo: Deus nos aperfeiçoa
Jeremias traz esperança ao seu coração lembrando que, nos momentos difíceis, nas tragédias e dificuldades, Deus está trabalhando no nosso caráter.
E aí está uma coisa que a gente tem dificuldade ou demora em entender. Deus está mais preocupado com aquilo que somos do que com o que nós fazemos. Nós nos preocupamos muito em fazer e nos esquecemos de “ser”.
Mas Deus trabalha no nosso caráter, para que acima de tudo nós sejamos homens e mulheres de acordo com sua vontade.
Lamentações 3:27-29
27 - Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade.
28 - Assente-se solitário e fique em silêncio; porquanto esse jugo Deus pôs sobre ele;
29 - ponha a boca no pó; talvez ainda haja esperança.
Deus permite que em nossa vida aconteçam coisas agradáveis e desagradáveis, pois quer ver o nosso amadurecimento, o nosso crescimento.
Lamentações 3:37-38
37 - Quem é aquele que diz, e assim acontece, quando o Senhor o não mande?
38 - Acaso, não procede do Altíssimo tanto o mal como o bem?
Mas mesmo passando pelo fogo das dificuldades e provações, sabemos que o Senhor tem um propósito bom na nossa vida e que os problemas são temporários.
Romanos 8:28
28 - Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Então, recapitulando, quais são os motivos de nossa esperança? Nós temos um Deus que é misericordioso, fiel, bom e nos aperfeiçoa durante os problemas. Isso mostra que você não está desamparado, abandonado ou caminhando sozinho. Renove sua esperança em Deus!
2 – As atitudes pessoais para ter esperança
Lamentações 3:21
21 - Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.
O profeta Jeremias diz: quero trazer à memória... Memorizar é um exercício da mente, uma atividade racional. Isso significa que Jeremias também fez a parte dele. Como atitude pessoal, a esperança ressurge na mente, desce ao coração e motiva a ação.
1 - Aceite o que não pode ser mudado e tenha coragem para mudar o que precisa
Toda criança ao ser educada é apresentada aos limites: não mexa aqui, isso não pode, não faça isso... Isso é importante porque ao longo da vida, à medida que crescemos e amadurecemos percebemos que a vida nos impõe também diversos limites.
A própria vida nos diz “não” em várias áreas. E há certas coisas que não podem ser alteradas, não importa o quanto nós lutemos para que isso aconteça.
No caso do profeta Jeremias, ele estava convencido de que o sofrimento do povo era castigo que vinha de Deus. As tristezas daquela nação vinham do próprio Senhor.
Lamentações 2:17
17 - Fez o SENHOR o que intentou; cumpriu a ameaça que pronunciou desde os dias da antiguidade; derrubou e não se apiedou; fez que o inimigo se alegrasse por tua causa e exaltou o poder dos teus adversários.
E não adianta brigarmos com Deus, ficarmos revoltados e irados contra Ele. Se algo é a vontade de Deus, é a vontade dele que vai prevalecer, não a nossa.
Jó 42.1,2
1 - Então, respondeu Jó ao SENHOR:
2 - Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.
Aceite, portanto, na sua vida, aquilo que não pode ser mudado. Por outro lado, tenha coragem para mudar aquilo que precisa ser mudado!
Não fique de braços cruzados se acovardando diante das adversidades. Busque uma alternativa, uma solução. Muita gente se entrega e se deixa vencer quando se sente cercada pelos problemas e dificuldades.
São pessoas que não conseguem correr atrás da solução, não se dispõem a dar um novo rumo em sua caminhada, ficam completamente estagnadas diante das pressões e problemas da vida.
Lembre-se que Neemias, diante do desafio de reconstruir os muros de Jerusalém, não apenas orou bastante, mas também agiu. Há coisas na sua vida que precisam ser mudadas, redirecionadas? Então mude, redirecione. Não espere que caia do céu.
Em resumo: aceite o que não pode ser mudado e tenha coragem de mudar o que precisa. Mas como vou saber a diferença entre esses dois aspectos? Peça a Deus sabedoria e orientação. Ele dará a você discernimento.
2 - Evite a murmuração
A forma como nós encaramos as adversidades da vida influencia muito no cultivo da esperança. Há pessoas que não se ajudam, pois apenas murmuram. Apenas reclamam. Sempre estão tentando colocar a culpa em alguém. Quem murmura amplifica os seus problemas. Se enche de pessimismo.
E acaba não tratando o real problema, que muitas vezes é o pecado dentro do coração, a falta de humildade ou de fé para continuar a caminhada.
Lamentações 3:39
39 - Por que, pois, se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados.
Lembre-se que Jeremias trouxe à memória o que lhe dava esperança. Se ele ficasse apenas murmurando se afundaria cada vez mais. Se você quer ser uma pessoa com mais esperança, pare de reclamar, pare de murmurar de tudo. Ao invés de murmurar, arrependa-se, acerte sua vida com Deus.
3 - Nunca deixe de sonhar
Para cultivar a esperança, sempre avalie o seu presente e sonhe com o seu futuro, tendo sempre em vista o que Deus quer de sua vida.
A experiência que teve Neemias nos ajuda em muito nesse sentido. Quando ele chegou a Jerusalém, viu que estava assolada e destruída. Ele fez uma avaliação, passeou por aquelas ruínas. Depois, sonhou com aquilo tudo reconstruído e motivou o povo de Deus.
Muitas vezes é difícil a gente voltar a sonhar depois que recebemos golpes duros que deixam a nossa vida em ruínas.
Mas devemos fazer uma avaliação do presente, e sonhar com um futuro melhor, buscando a direção de Deus! Deus nos direciona pela sua Palavra. A Bíblia ilumina o nosso caminho, pois nos mostra a vontade Deus!
Salmos 119:105
105 - Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.
Além disso, o próprio fato de você buscar dia-a-dia viver em comunhão com Deus faz com que seus planos fiquem cada vez mais claros!
Salmos 37:3-5
3 - Confia no SENHOR e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade.
4 - Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração.
5 - Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.
Filipenses 2:13
13 - porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.
O profeta Jeremias, nesse sentido, faz uma oração pedindo renovo de Deus! Ele queria voltar a sonhar, ele queria renovação!
Lamentações 5:21
21 - Converte-nos a ti, SENHOR, e seremos convertidos; renova os nossos dias como dantes.
Quem sabe você hoje não precise fazer esta oração? Muda minha vida Senhor! Renova os meus dias como antes! O nosso Deus é todo poderoso e somente ele tem o poder de converter e renovar aquilo que está em ruínas. Portanto nunca deixe de sonhar.
Conclusão
A esperança é um maravilhoso presente de Deus para seus filhos. É a esperança que gera uma vida feliz, motivada, cheia de energia. Sem esperança, por mais que alguém tenha saúde e força está sujeito ao desanimo, à depressão, ao desespero.
- Portanto, lembre-se que Deus é misericordioso, fiel, bom e nos aperfeiçoa durante os problemas. Ele está fazendo a parte dele.
- De sua parte aceite o que não pode ser mudado e tenha coragem para mudar o que precisa; pare de murmurar e nunca deixe de sonhar.
Certa vez uma mãe recortou de uma revista um mapa mundi em vários pedacinhos e deu para seu filho de 4 anos, a fim dele se distrair. Não foram 2 minutos, o menino a chamou. Ele tinha montado o mapa mundi.
A mãe ficou impressionada – como ele sabia a posição dos continentes? Mas logo ela percebeu. Como aquilo foi recortado de uma revista, notou que do lado de trás tinha uma grande de um bebê deitado numa manjedoura – uma propaganda de Natal.
De forma que, quando o menino foi reconstruindo a figura do bebê Jesus, reconstruiu também o mapa mundi do outro lado da folha.
Que simbolismo interessante! Pois se olharmos para o mundo, se nossa esperança for financeira, política, social, provavelmente desanimaremos. Mas, se nossa esperança está firmada em Jesus, se nossa esperança é Jesus, estamos no caminho certo.
Lista de estudos da série
7. Vença a insegurança: 3 passos para parar de se sentir inferior – Estudo Bíblico sobre Insegurança