Vença os Traumas do Passado: 4 Passos possíveis para Curar Feridas e Viver o Presente – Estudo Bíblico sobre Traumas

Eclesiastes 3:1
1 - Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu...

Introdução

O que você mudaria no seu passado se tivesse uma máquina do tempo? Para um pouquinho para pensar... o que você mudaria?

Pensou?

Agora, de volta à realidade, tenho uma péssima notícia: não existe máquina do tempo. Essa ideia de viajar no tempo só existe em avançadas teorias científicas e nos filmes de ficção científica.

Mas não precisa ser cientista para imaginar a impossibilidade de viajar no tempo. Você já pensou se de fato fosse possível voltar ao passado? Seria uma grande bagunça! Todo mundo voltaria e alteraria alguma coisa – só de imaginar a gente percebe porque Deus não permite tal coisa.

Bem se não dá para voltar ao passado, é verdade que também não dá para mudar o passado. Mas e quando o passado vem nos visitar, com pensamentos torturantes a ponto de não nos permitir dar um passo concreto rumo ao futuro?

Sim, esse tipo de coisa acontece. São os traumas do passado. São coisas que marcam. Prova disso é que quase todo mundo aqui não lembra o que almoçou na sexta-feira passada, mas se lembra exatamente o que fazia no dia 11 de setembro às 9h00 da manhã.

Todo mundo sabe onde estava e o que estava fazendo no dia 11 de setembro ocasião dos atentados contra os EUA. Onde você estava? O que estava fazendo? A gente se lembra porque de certa forma isso causou uma marca na nossa vida.

E assim são os traumas do nosso passado. Mas o pior acontece quando não conseguimos nos livrar deles, não conseguimos nos libertar dos sentimentos negativos.

Uma vez que não podemos voltar ao passado e nem sequer mudá-lo, como vencer os traumas do passado?

1 – EVITE QUE O PASSADO SE TRANSFORME NO SEU PRESENTE

1 Reis 19:13-14
13 - Ouvindo-o Elias, envolveu o rosto no seu manto e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. Eis que lhe veio uma voz e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?
14 - Ele respondeu: Tenho sido em extremo zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida.

Para esse primeiro ponto, podemos olhar para vida do profeta Elias. O ministério deste profeta foi repleto de milagres, de fogo e espada.

  • Provocou uma seca rigorosa
  • Foi sustentado por corvos
  • Experimentou sustento também de um jarro de farinha e uma botija de azeite que nunca se acabavam
  • Ressuscitou um morto
  • Fez descer fogo dos céus diante dos profetas de Baal
  • Fez chover após um grande período de seca

Porém tudo isso era passado. A esposa do rei Acabe, Jezabel, enviou assassinos para perseguir Elias, diante do que aconteceu com os profetas de Baal.

O profeta então foge desanimado e desiludido. Chega a se esconder em uma caverna, até que Deus o tira dali e pergunta: o que fazes aqui Elias? Elias respondeu:

1 Reis 19:10
14 - Ele respondeu: Tenho sido em extremo zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida.

Elias estava preso ao problema, preso ao que tinha acontecido. Tanto que Deus pergunta novamente no versículo 19 e a resposta que Elias dá é exatamente a mesma. Ele não consegue enxergar além.

Agora veja o que Deus lhe responde:

1 Reis 19:15
15 - Disse-lhe o SENHOR: Vai, volta ao teu caminho para o deserto de Damasco e, em chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria.

Ou seja, enquanto Elias insistia nas circunstâncias Deus lhe ordena para que vá ungir a reis e ao profeta Eliseu, que o substituiria. A história de Elias não tinha acabado. Ele tinha uma missão a cumprir. Como profeta sua função ainda não havia terminado. Sua vida e sua vocação precisavam seguir em frente.

Isso nos mostra a importância do HOJE na nossa vida. Tão importante que até o escritor de Hebreus fala que o tempo de arrependimento não é ontem nem amanhã, é HOJE.

Hebreus 3:15
15 - Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como foi na provocação.

Portanto, para vencer os traumas do passado, evite que o passado se transforme no seu presente. Evite que o passado atrapalhe o seu presente.

Aplicação

Existe uma antiga pesquisa que diz que a maioria das pessoas vive mais tempo pensando no passado do que no presente ou no futuro. Mas a verdade é que não precisamos de pesquisa para atestar esse fato.

Isso acontece conosco. Um filme, um sonho, um livro, uma circunstância é capaz de acender o estopim da nostalgia, do saudosismo, do passado, e essas lembranças nem sempre são sadias.

Afinal quem não passou por perdas? Quem nunca cometeu um erro? Quem nunca tomou uma decisão incoerente? Quem nunca se sentiu culpado por algo que deixou de fazer?

A vida é assim, somos humanos. E todos nós, uma vez ou outra, caímos na armadilha de ficarmos presos ao passado!

Mas não podemos permitir que o passado atrapalhe o nosso presente. Não devemos permitir que ele se transforme no nosso presente. Pois quando isso acontece nós só perdemos tempo, energia e produtividade.

Ficamos patinando e não conseguimos continuar. Não valorizamos o que temos, o que conseguimos ou o que possuímos. E tudo por causa de... lembranças!

Não permita que o passado se transforme no seu presente. Valorize o seu HOJE, o que Deus quer de você HOJE e as pessoas que Deus coloca ao redor de você HOJE.

Como vencer os traumas do passado?

2 – AO OLHAR PARA O PASSADO, EXERCITE O PERDÃO

Gênesis 33:4
4 - Então, Esaú correu-lhe ao encontro e o abraçou; arrojou-se-lhe ao pescoço e o beijou; e choraram.

Jacó e Esaú eram filhos gêmeos de Isaque e Rebeca. Desde o ventre materno o relacionamento entre os irmãos não era bom. E só foi piorando conforme os dois cresceram.

A Bíblia conta que em certa ocasião Esaú estava com muita fome, e por um prato de lentilhas, vendeu a Jacó o seu direito de primogenitura, ou seja, o direito da autoridade patriarcal sobre os outros irmãos, e também a parte maior na herança.

Depois disso, Jacó, através de um plano arquitetado por sua mãe, recebe a bênção patriarcal em lugar de Esaú, conforme diz Gênesis 27.35.

Em uma época onde não havia contrato por escrito, a palavra dita não poderia voltar atrás, e assim, mesmo de uma maneira questionável Jacó tomou a bênção no lugar de Esaú.

Mas o preço disso foi alto para o relacionamento dos irmãos. Jacó teve que fugir, e Rebeca nunca mais veria o seu filho querido. O ódio que Esaú tinha por Jacó era mortal.

Todavia depois de algum tempo, Jacó volta à terra de seus pais e propõe a reconciliação com Esaú. E aqui chegamos ao capítulo 33, onde acontece o encontro dos dois irmãos.

Jacó, desconfiado e com medo do irmão, colocou os escravos com os seus filhos na frente da caravana, logo depois Lia e seus filhos, e no último lugar Raquel. Mas Esaú já havia esquecido e perdoado, e quando se encontraram, aconteceu a reconciliação.

Gênesis 33:4
4 - Então, Esaú correu-lhe ao encontro e o abraçou; arrojou-se-lhe ao pescoço e o beijou; e choraram.

Aqueles irmãos exercitaram o perdão. Ao olharem para todas as mágoas e desencontros do passado, entenderam que apenas o perdão mútuo poderia ser a solução mais sensata.

Aplicação

Assim também somos nós. Quantas coisas já fizeram para nós, nos magoaram ou nos humilharam? Infelizmente não podemos mudar o que erramos ou o que erraram contra nós.

E pelo que sei não consta na Bíblia a história de alguém que voltou ao passado para mudar o andamento das coisas. Não há possibilidade disso. Na vida, o que você fez, fez. Se você errou, errou. Não há como mudar o que já foi feito.

Porém, Deus nos deu um recurso fantástico para lidar com o passado. Esse recurso se chama: perdão. O perdão é a remissão da culpa.

E o verdadeiro perdão pode libertar as pessoas do seu passado. Perdoar os outros, ou quem sabe até perdoar a si mesmo.

E o maior exemplo disso é o próprio Deus. Ele nos perdoa de tal forma, que sabe o que ele faz com o nosso passado errado? Ele joga no fundo do mar.

Miquéias 7:19
19 - Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.

Essa figura de linguagem é uma maneira de mostrar como Deus lida de maneira misericordiosa e sadia com o nosso passado, quando há em nós arrependimento.

Não é fácil, mas peça que Deus lhe ajude a perdoar. Ao olhar para o passado, exercite o perdão.

Como vencer os traumas do passado?

3 – LUTE CONTRA PENSAMENTOS NEGATIVOS

Lamentações 3:19-21

Lamentações 3:19-21
19 - Lembra-te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do veneno.
20 - Minha alma, continuamente, os recorda e se abate dentro de mim.
21 - Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.

O texto que nós lemos indica que o Profeta Jeremias possuía determinadas lembranças da sua vida, que provocavam dentro dele, muitas vezes, abatimento, desânimo e tristezas.

Também não era por menos. A situação histórica em que ele viveu era traumatizante. Em 2 Reis 24 e 25 é narrado o contexto. Jerusalém tinha caído sob longo cerco dos caldeus. O templo havia sido queimado, o palácio real e todas as casas de alguma importância.

Os invasores demoliram os muros da cidade levando cativos para a Babilônia os príncipes, os homens valorosos, os carpinteiros e os ferreiros. Jerusalém era cenário de uma desolação indescritível.

E Jeremias estava ali no momento, como testemunha do Senhor no meio daquele drama. A cidade que de Jerusalém, que sempre foi alvo de tantas promessas de Deus, agora estava em ruínas – pela desobediência do povo a Deus.

Os poemas do livro de Lamentações foram escritos durante e após esses trágicos acontecimentos.

Mas repare no versículo 19 e 20. O profeta tinha constantemente seu coração perturbado por mal pensamentos, tristezas e angústias. Até o momento que ele fala: quero me lembrar das coisas que me fazem bem, que me tragam esperança.

Aplicação

Jeremias lutava contra os pensamentos negativos. E nós, para vencer os traumas do passado, precisamos também aprender a lutar contra tais pensamentos.

Esses pensamentos são chamados pela psicologia de ‘pensamentos invasivos’. E a palavra é esta mesma, porque são pensamentos que perseguem: quando você está dirigindo, quando você toma banho, etc.

Só quem já enfrentou uma situação assim sabe como é torturante ficar se questionando sobre decisões de anos atrás que não foram acertadas. Todavia, ficar ‘assistindo’ em repetição infinita o filme dos erros de nossa vida pessoal não nos leva a lugar nenhum, ou melhor, leva sim, ao fundo do poço.

Diante disso devemos pedir o auxílio de Deus em oração, entregando a Ele nossas ansiedades e pedindo que Sua paz guarde o nosso coração, conforme ensina Filipenses 4.6,7. A partir desse exercício espiritual, é necessário combater os pensamentos.

Precisamos aprender a combater tais pensamentos e questioná-los para vermos o quanto são ilusórios. Se pensamos “ah, se lá no passado eu tivesse feito tal coisa, aí sim eu seria feliz hoje...”

Será mesmo? Haveria a ausência total de problemas? Livraria você de todos os desafios?

E a partir daí é bom focar o pensamento para o HOJE. O que eu posso fazer para melhorar minha vida hoje? E perceba que esse já é outro raciocínio, não mais ligado ao passado, mas ao presente. Portanto será produtivo.

E o melhor conselheiro para nossas vidas, é o Senhor.

Salmos 16:7
7 - Bendigo o SENHOR, que me aconselha; pois até durante a noite o meu coração me ensina.

Lute contra os pensamentos negativos.

Como vencer os traumas do passado?

4 – USE O SEU PASSADO PARA APRENDER

Salmos 78:1-4
1 - Escutai, povo meu, a minha lei; prestai ouvidos às palavras da minha boca.
2 - Abrirei os lábios em parábolas e publicarei enigmas dos tempos antigos.
3 - O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais,
4 - não o encobriremos a seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do SENHOR, e o seu poder, e as maravilhas que fez.

Uma das coisas que o povo de Deus nos tempos antigos levava muito a sério era a questão do transmitir para as gerações seguintes a sua história. Mas não era uma transmissão de conhecimento sem análise crítica ou meramente informativa.

O passado era transmitido de forma didática para as gerações seguintes para que elas aprendessem com os erros e com os acertos.

O próprio Salmo 78 é um exemplo disso. Asafe aqui nos dá uma lição de fé baseada na história das obras de Deus. Traça a história de Israel, do Egito ao reinado de Salomão, frisando a importância de lembrar-se das coisas feitas no passado para transmitir aos descendentes a mensagem da grandeza e da fidelidade de Deus.

Há três temas presentes neste salmo, rebeldia, fé e confiança. Ou seja, ao olhar para o passado, há um aprendizado das coisas boas e das coisas ruins.

Aplicação

Nós também devemos usar o nosso passado para aprender. Aprender sobre si mesmos, aprender sobre a vida, aprender sobre Deus. Parece ser algo óbvio, mas aprender com o passado é a chave para lidarmos com ele de maneira saudável.

O salmista que compôs o Salmo 78 fez esse exercício de aprendizado do passado, destacando acertos e erros de um povo que não poderia esquecer sua história a fim de não errar no presente.

E nós temos feito esse exercício? Se acertamos no passado, é aprendizado. Se erramos, é aprendizado também. Temos pedido sabedoria a Deus para aprendermos a não repetir os mesmos erros?

CONCLUSÃO

Sobre o passado, alguém já disse que as coisas são como são e não como ‘deveriam’ ser. O filósofo Sartre também disse que: "Não importa o que fizeram com você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram com você."

Peça a Deus que lhe ajude a partir de hoje desenvolver uma vida mais sadia, aproveitando melhor o que Ele tem dado a você HOJE. Exercite o perdão, lute contra os pensamentos negativos e olhe para o passado de maneira sadia, para aprender.

E lembre-se: “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. – Romanos 8.28 – Esse texto não quer dizer que gostamos de desgraça e problemas. 

Mas sim que Deus tem poder para pegar a desgraça e o problema e transformá-los de alguma forma em bênção para a vida da gente.

Semeando Vida

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: