Salmos 116:1-9
1 - Amo o SENHOR, porque ele ouve a minha voz e as minhas súplicas.
2 - Porque inclinou para mim os seus ouvidos, invocá-lo-ei enquanto eu viver.
3 - Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; caí em tribulação e tristeza.
4 - Então, invoquei o nome do SENHOR: ó SENHOR, livra-me a alma.
5 - Compassivo e justo é o SENHOR; o nosso Deus é misericordioso.
6 - O SENHOR vela pelos simples; achava-me prostrado, e ele me salvou.
7 - Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o SENHOR tem sido generoso para contigo.
8 - Pois livraste da morte a minha alma, das lágrimas, os meus olhos, da queda, os meus pés.
9 - Andarei na presença do SENHOR, na terra dos viventes.
Introdução
Hoje iremos falar desse problema praticamente universal nos dias de hoje: a depressão. E por que digo universal?
Por causa das estatísticas. Em 2001 a Revista Super Interessante publicou uma estatística afirmando que a depressão é o distúrbio psiquiátrico mais comum do mundo - afetando uma pessoa em cada 20, o que faz do Prozac, a pílula de antidepressivo mais vendida de todos os tempos, tomado por 40 milhões de pessoas em mais de 90 países.
Uma estatística mais recente afirma que a depressão afeta 340 milhões de pessoas em todo o mundo e leva, anualmente, a 800 mil casos de suicídio.
Mesmo com tanto remédio, o número de pessoas sofrendo de depressão dobrou nos últimos 50 anos! A previsão é de que, em algum momento, 1 em cada 5 de nós venha a ter depressão.
Em dez anos, acredita-se que esse número de pessoas depressivas será de 20% da população mundial. Chega a assustar não é mesmo?
Mas ao invés de ficarmos alarmados, a melhor maneira é falarmos sobre isso de um ponto de vista bíblico e buscar na Palavra de Deus as respostas de como podemos enfrentar esse problema que acompanha a humanidade desde a antiguidade. Os médicos afirmam que a depressão é algo difícil de definir e de tratar.
Muitos cristãos até negam a possibilidade de um verdadeiro crente ficar deprimido. Mas a própria Bíblia mostra que a graça de Deus não nos impede de passar por depressões. E algumas pessoas têm até muita facilidade de entrar em depressão. Quando isso ocorre com muita frequência, é necessário procurar ajuda.
1 – Os sinais da depressão
Veremos agora alguns sintomas comuns da depressão. Lembre-se que o fato de você se identificar com uma ou outra característica, não torna você necessariamente uma pessoa depressiva.
Entretanto, se você perceber que vários ou quase todos estes sinais estiverem ocorrendo na sua vida, então procure ajuda. Vou citar aqui um resumo de basicamente três autores sobre o assunto:
- Violentas mudanças de humor;
- Irritabilidade;
- Raiva;
- Sensibilidade exagerada às críticas;
- Sentimento de inadequação;
- Mudanças de hábito no dormir (acordar cedo demais ou falta de sono);
- Desinteresse pela comida ou comer demais;
- Lágrimas sem motivo aparente;
- Sentimentos descontrolados de desespero total.
- Falta de concentração;
- Torna-se difícil resolver os problemas e tomar decisões;
- Perda de energia e fadiga;
- Sentimento de que nada está bom e nada vai dar certo.
- Autocrítica e sentimentos de culpa, vergonha, senso de indignidade e desamparo.
- Perda de interesse nas coisas comuns e agradáveis da vida;
- Isolamento da família ou dos amigos;
- Doenças físicas variadas como tonturas, palpitações, dificuldades respiratórias, pressão no peito e sinais de acidez estomacal.
2 – Algumas causas da depressão
A Depressão pode ter diversas causas. Mas podemos resumir em basicamente cinco:
- Causa física – doenças, falta de sono, alimentação imprópria, efeitos colaterais de alguns remédios, desordens glandulares, contagem baixa de açúcar no sangue e outros elementos químicos desequilibrados.
- Experiências do passado - crianças separadas de seus pais e criadas em instituições; filhos que se sentem rejeitados por seus pais; pais que exigem demais de seus filhos, etc.
- O pensamento negativo:
- Visão negativa do mundo – nunca enxergam nada de bom ao redor.
- Visão negativa de si mesmo – nunca se sentem capazes.
- Visão negativa do futuro – pensam que nada vai melhorar.
- Os problemas do dia-a-dia: Pressão no emprego, dificuldade financeira, as perdas da vida, etc.
- A culpa - quando a pessoa sente que falhou ou que fez algo errado, surge a culpa, autocondenação, frustração, desesperança e outros sintomas de depressão. (um filme muito bom que fala sobre isso é Desejo e Reparação - Atonement)
3 – A Bíblia e a depressão
Infelizmente boa parte dos cristãos interpretam suas depressões somente em termos espirituais. É claro que existem motivos espirituais como consequência de pecado e desobediência a Deus. Mas também vemos gente consagrada e dedicada a Deus que sofreu depressão:
Jó 3.11
Por que não morri eu na madre? Porque não expirei ao sair dela?
Números 11:14-15
14 - Eu sozinho não posso levar todo este povo, pois me é pesado demais.
15 - Se assim me tratas, mata-me de uma vez, eu te peço, se tenho achado favor aos teus olhos; e não me deixes ver a minha miséria.
Salmo 42.5
Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim?
Até mesmo Jesus passou por momentos de profunda angústia antes de ser crucificado:
Mateus 26:38
38 - Então, lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo.
Todavia vamos olhar um pouco para um profeta do Antigo Testamento que passou por momentos de depressão. O nome dele é Elias.
Ele havia sido usado por Deus de maneira fantástica contra os profetas de Baal em 1 Reis 18. Mas agora, em represália, ele foi avisado que seria perseguido pelos assassinos contratados pelo rei Acabe e sua esposa Jezabel.
No capítulo 19 ele chega a pedir que Deus lhe retire a vida:
1 Reis 19.4
4 - Basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais
Elias estava deprimido por vários motivos.
- Ele estava exausto fisicamente – depois de tudo o que passou no Carmelo ele estava cansado. Além disso, caminhou 460 km (de Jezreel ao monte Orebe) e estava abatido em termos físicos e espirituais. E assim também é conosco, o excesso de trabalho provoca o stress.
- Ele se sentia sozinho – no versículo 14 ele afirma "Eu fiquei só". Ele sentia a falta de amigos e de apoio humano. Da mesma forma ficamos nós quando nos isolamos.
- Ele ficou ocioso - Enquanto Elias teve o trabalho de profeta para realizar, mesmo sendo difícil, tudo ia bem, pois ele se achava útil. Mas na cabeça dele sua ocupação tinha acabado. Hoje também é assim. A desgraça de um homem começa quando ele se acha inútil. Já diz um ditado: três classes de pessoas são infelizes: a que não sabe e não pergunta; a que sabe e não ensina; e a que ensina e não faz.
- Ele ficou frustrado - No Carmelo, o grande objetivo pelo qual Elias viveu, pareceu a ponto de realizar. Os profetas de Baal foram mortos; Jeová foi reconhecido a uma só voz; a falsa adoração foi derrubada. O objetivo da vida de Elias - A transformação de Israel num reino de Deus - quase foi realizado. Em um só dia todo esse quadro brilhante foi aniquilado. E assim nos sentimos nós quando nossos sonhos e projetos se desmoronam.
Como Deus tratou Elias?
A) Deus supriu as necessidades físicas de Elias
1 Reis 19.4-12 nos mostra que Deus deixou Elias dormir e providenciou comida, através de um anjo. Depois, Deus fala com o profeta através de uma brisa suave, pois ele estava tão tenso, que possivelmente ficaria assustado se o Senhor lhe falasse em meio ao forte vento, ou ao terremoto, ou ao fogo.
As pessoas depressivas precisam de descanso, alimentação; não convém pressioná-los a tomarem decisões forçadas. Elas precisam de cuidado e não de cobrança.
B) Deus permitiu que Elias desabafasse
1 Reis 19.10 – Elias expôs seu problema, e assim, acalmou a própria mente. Muitas vezes a gente quer ajudar pessoas depressivas e não permitimos que elas falem o que sentem. Quando falamos o que sentimos é um grande alívio.
C) Deus fez Elias mudar o foco
1 Reis 19.15 – Elias olhava só para o seu problema de uma perspectiva derrotista. Mas Deus o faz perceber que ainda havia gente fiel, ainda havia trabalho a ser feito. Um ótimo remédio para a excessiva preocupação com nossa própria vida, é auxiliar na necessidade de outras pessoas.
Quando a gente tira os olhos dos próprios problemas e olhamos ao redor, percebemos em muitos casos que é possível ajudar pessoas com problemas até mais graves que os nossos.
4 – Como ajudar pessoas depressivas?
Quando um amigo vem procurar a sua ajuda, mostrando sinais de depressão, lembre-se: mesmo que você não se sinta capaz de ajudar você poderá ser "a ponte" para que este socorro chegue ao depressivo.
Ou seja, você pode incentivar essa pessoa a procurar ajuda profissional como um médico, psicólogo ou pastor.
Assim sendo, lembre-se destas dicas:
- O depressivo muitas vezes se afasta e rejeita os amigos, quando mais necessita deles.
- Nem sempre a família de pessoas depressivas estão bem informados sobre este problema. E comum saber que eles criticam o depressivo quando mais precisa de apoio e amor.
- É um erro pensar que você pode animar o depressivo, tentando apenas motivá-lo a ter alegria e a "não esquentar a cabeça" com os problemas: isso irrita, ao invés de alegrar. A reação pode ser a inversa da que desejamos. Veja o que diz o livro de Provérbios: “Como quem se despe num dia de frio e como vinagre sobre feridas, assim é o que entoa canções junto ao coração aflito” - Provérbios 25:20.
- Resista à tentação de criticá-lo por estar depressivo - às vezes achamos que com uma repreensão, poderemos "em um passe de mágica", mudar o quadro. A situação não é tão simples assim.
- Ajude a pessoa a entender os fatores pelos quais entrou em depressão. Tendo esta compreensão, será mais fácil identificar possíveis saídas.
- Aproveite sua "ponte de amizade" para sugerir um aconselhamento com uma pessoa experiente nesta área - pastor, médico, psicólogo, etc.
5 – Se você está enfrentando a depressão...
- Ore e sature a mente com a Palavra de Deus (Sl 116:1-9; Mt 11:28-30).
- Fale de si mesmo sem se depreciar, reconhecendo aspectos positivos.
- Não deixe que somente suas emoções dominem sua conduta.
- Tente traçar um plano para sair da depressão.
- Faça novas amizades.
- Seja mais tolerante consigo mesmo.
- Não use a depressão como desculpa, para não mudar o você sabe que precisa ser mudado.
- Melhore seu autoconceito: Aproximando-se de Cristo, Melhorando relacionamentos.
- Dependendo da gravidade do seu problema não demore em procurar ajuda.
Conclusão
O mais forte e mais santo fiel sobre a terra está sujeito a momentos de desânimo e depressão. Até mesmo o salmista já falou sobre a possibilidade de andáramos no Vale da Sombra da Morte.
- Não esqueçamos que somos “vasos de barro” – 2 Coríntios 4.7
- Não esqueçamos o Espírito Santo nos dá toda a assistência – Romanos 8.26
- Não esqueçamos da Graça de Deus manifestada em Cristo Jesus:
Hebreus 4:15
Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.
Hebreus 2:18
Pois, naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados.
Lista de estudos da série
7. Vença a insegurança: 3 passos para parar de se sentir inferior – Estudo Bíblico sobre Insegurança
10. Vença a Culpa: 4 Estratégias Bíblicas Essenciais para Libertar sua Alma – Estudo Bíblico sobre Culpa