Lucas 5.1-11
No cumprimento de sua missão, Jesus contou com muitos colaboradores. Alguns o acompanharam em todo o seu ministério e preservaram a mensagem evangélica às outras gerações, mantendo-se fiéis até à morte. São os discípulos de Jesus.
O que é um discípulo? Ao chamar várias pessoas para segui-lo, Jesus não criou um método novo. Outros líderes e mestres (por exemplo, João Batista) tinham os seus discípulos.
Porém, Jesus estabeleceu um novo e dinâmico programa para os seus seguidores. O seu programa de discipulado começou com 12 homens, depois 70... 500... 3000... milhares... milhões.
Ainda hoje, Jesus chama discípulos. Isto faz parte do plano evangélico para todas as épocas. Este programa envolve todos, inclusive VOCÊ!
Afinal, quem são os discípulos de Jesus? Muita gente participa de uma comunidade de fé. Infelizmente, nem todos são discípulos de Jesus. Ele não nos convida simplesmente para sermos membros de uma igreja. Ele nos convoca para segui-lo, adotando o seu programa de vida.
Como tudo tem um preço, de forma figurada podemos dizer que os discípulos de Jesus são pessoas normais que aceitam o preço do discipulado. Então, como identificar os verdadeiros discípulos de Jesus? Resumidamente, podemos destacar:
1. A RENÚNCIA DO DISCÍPULO
Seguir a Cristo não é tarefa fácil. O discipulado cristão exige renúncia. Observe que esta é uma exigência que acompanha os seguidores de Jesus. Abrir mão das redes para se tornar pescadores de homens... deixar tudo para seguir a Jesus... renunciar a si mesmo, aos bens, aos outros deuses etc.
O discípulo compreende que não pertence mais a si mesmo, pois foi comprado por preço elevado.
Os evangelistas narram a interessante experiência de um rapaz que aparentemente desejava seguir a Jesus, mas não foi capaz de renunciar aos seus deuses, isto é, as sua riquezas. O moço rico, dono de muitos bens, não estava pronto a pagar o preço do discipulado.
Disse Jesus: "Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me" (Mc 8.34). O Senhor não proíbe possuir bens, amigos, dinheiro etc. Porém, nada pode ocupar o primeiro lugar em nossas vidas a não ser o Reino de Deus e a sua justiça (Mt 6.33). Quem deseja seguir a Cristo precisa se dispor a abrir mão de tudo em benefício de sua vida com Jesus.
2. A LEALDADE DO DISCÍPULO
O discípulo deve ser leal ao seu Mestre. Muitas vezes nós falhamos, à semelhança de Pedro que negou a Jesus. Naquele instante, Pedro não foi leal ao seu Senhor; como também os demais que o abandonaram no momento da cruz.
Podemos dizer que a lealdade do discípulo é incondicional, integral e sincera.
Incondicional, pois o discípulo não segue sob condições, dependendo do local, da hora ou circunstância. Mas, segue a Cristo sempre, em toda e qualquer situação.
Integral, porque segue a Cristo com tudo que tem e é, envolvendo a sua vida toda no programa do Mestre. Tudo passa a pertencer ao seu Senhor.
Sincera, uma vez que não existe lealdade falsificada, fingida, da boca pra fora. É lealdade que nasce de dentro, do coração, da vontade profunda de seguir a Jesus.
Por isto faz sentido a expressão bíblica: "sê fiel até à morte e eu te darei a coroa da vida" (Ap 2.10).
3. O COMPROMISSO DO DISCÍPULO
Em um tempo tão descompromissado como o que vivemos, parece estranho falar em compromisso. Porém, esta é uma qualificação para o discipulado cristão.
Compromisso com a Palavra do Mestre (a Bíblia), isto é, ouvir as suas orientações e recomendações. O discípulo gasta tempo diário junto à Palavra de Deus para ouvir a voz do Senhor e receber as suas instruções. Isto é indispensável para seguir ao Mestre.
Compromisso com o programa do Mestre. Seguir a Cristo é mais do que pertencer a uma Igreja, pois envolve segui-lo sempre, a despeito das várias situações. O Sermão da Montanha é um resumo do programa de Jesus e deve ser lido, estudado e praticado por todos os seus discípulos.
Compromisso com a proclamação do Mestre. O discípulo se encontra consciente de sua missão, procurando obedecer ao Mestre que diz: "Fazei discípulos". As palavras e ações do discípulo são parte de seu testemunho diante dos outros. O discipulado cristão é uma tarefa sempre inacabada, pois se estende a toda a criatura.
A vida com Deus não é um simples "ôba-ôba". Mais do que membros de Igreja, Jesus busca discípulos que vivam de acordo com os seus propósitos. Ele quer usar cada um de nós. E, afinal, você já é um discípulo de Jesus?
Autor: WILSON EMERICK DE SOUSA
Lista de estudos da série
1. O nascimento que abalou a história – Estudo Bíblico sobre a natividade de Jesus2. A infância do Rei prometido – Estudo Bíblico sobre o crescimento de Jesus
3. O manifesto do Messias em Nazaré – Estudo Bíblico sobre o início do ministério de Jesus
4. Os 12 homens que viraram o mundo de cabeça para baixo – Estudo Bíblico sobre o chamado dos discípulos
5. O primeiro sinal: Transformando água em vinho – Estudo Bíblico sobre os milagres de Jesus
6. 38 anos de sofrimento acabaram em um instante – Estudo Bíblico sobre a cura do paralítico
7. O banquete impossível no deserto – Estudo Bíblico sobre a multiplicação dos pães
8. Decodificando as histórias de Jesus – Estudo Bíblico sobre as parábolas
9. A oração que ensina a orar – Estudo Bíblico sobre o Pai Nosso
10. O código do amor: a lei resumida por Jesus – Estudo Bíblico sobre os grandes mandamentos
11. O peregrino divino: por onde Jesus andou – Estudo Bíblico sobre as viagens de Jesus
12. Mais que seguidores, amigos – Estudo Bíblico sobre os amigos de Jesus
13. A ordem que desafiou o túmulo – Estudo Bíblico sobre a ressurreição de Lázaro
14. Um vislumbre da glória celestial – Estudo Bíblico sobre a Transfiguração
15. O homem que subiu na árvore para encontrar a salvação – Estudo Bíblico sobre Zaqueu
16. Palavras de consolo antes da tempestade – Estudo Bíblico sobre o discurso de despedida
17. A oração mais poderosa da história – Estudo Bíblico sobre a oração intercessória de Jesus
18. A agonia no jardim e a entrega voluntária – Estudo Bíblico sobre o Getsêmani
19. O julgamento mais injusto da história – Estudo Bíblico sobre os julgamentos de Jesus
20. As 7 palavras que ecoam da cruz – Estudo Bíblico sobre o sacrifício de Jesus
21. Por amor, o Rei se entregou à morte – Estudo Bíblico sobre a crucificação
22. A pedra rolou: a madrugada da vitória – Estudo Bíblico sobre a ressurreição
23. Ele ressuscitou, e agora? As 3 atitudes que definem sua fé – Estudo Bíblico sobre a ressurreição de Jesus
24. Encontros com o Rei ressurreto – Estudo Bíblico sobre as aparições de Jesus
25. A grande comissão: uma ordem que ecoa até hoje – Estudo Bíblico sobre o estabelecimento da Igreja
26. O plano perfeito foi cumprido – Estudo Bíblico sobre a missão de Jesus
