Mateus 22.28-34
Ao ouvir a voz de comando, o rapaz retrucou: "Não vou mais obedecer suas ordens!"
O chefe não gostou da expressão do garoto e, temeroso de perder o controle, se aproximou vagarosamente do rapaz petulante que o havia desafiado e disse, mansamente: "Quando eu lhe der uma ordem, exijo atendimento imediato".
Novamente o rapaz rebateu a expressão do patrão: "Não tenho condições de atender às suas exigências".
O chefe perdeu a calma e avançou sobre o rapaz perguntando bastante irado: "E por quê?"
E o rapaz respondeu satisfeito: "Desculpe, mas o senhor não tem autoridade para isto porque o senhor não obedece a ninguém!"
Naturalmente, o rapaz foi mandado embora; e os erros dos outros não podem justificar os nossos erros. Mas, numa coisa o rapaz estava certo: quando alguém reivindica obediência, deve primeiro aprender a obedecer os que lhe são superiores. Isto fortalece a sua autoridade.
O Senhor Jesus tem toda a autoridade no céu e na terra. Porém, Ele conquistou e provou a sua autoridade, dando a maior prova de amor de todos os tempos ao se fazer carne e habitar para sempre conosco: viveu, sofreu, morreu, ressuscitou e prometeu voltar para nos buscar.
Então, até hoje quando Jesus emite as suas ordens, todos se sentem na obrigação de obedecê-las imediatamente. Com esta autoridade, Jesus nos deixou muitos mandamentos. Neste espaço é impossível analisar todos eles.
Contudo, para refletir sobre os mandamentos de Jesus, tomamos a resposta de Jesus ao doutor da lei que lhe perguntou: "Qual é o primeiro mandamento?" Jesus sintetiza todos os demais mandamentos em um só: o mandamento do AMOR!
1 - O PRIMEIRO GRANDE MANDAMENTO DE JESUS
O amor é dom perfeito. E "nós amamos porque Ele nos amou primeiro" (1 Jo 4.19). Então, é importante aplicar este amor a Deus sobre todas as coisas. Deus não aceita dividir o trono de nossa vida com ninguém ou qualquer outra coisa.
O primeiro grande mandamento de Jesus é: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força" (Mc 12.30). Este mandamento extraído da antiga aliança (Dt 6.5) continua sempre atual para o povo de Deus e significa:
1.1. Amar o Senhor de todo o coração. É com o coração que se ama. Deus conhece (e sonda) os nossos corações; é do coração que procedem as fontes da vida. Amar de coração é amar com afeto, com sinceridade; ou amar bondosamente, sem qualquer fingimento.
1.2. Amar o Senhor de toda a alma. Se no coração está o sentimento, pode-se dizer que na alma está o centro de nossa personalidade. Enquanto aguardava o nascimento de Jesus, Maria cantou: "a minh'alma engrandece ao Senhor e o meu espírito se alegrou em Deus, o meu Salvador" (Lc 1.46,47).
1.3. Amar o Senhor de todo o entendimento. Amar também com a mente ou com a razão. Dedicar a Deus um amor inteligente, capaz. O amor sem o entendimento resultará em fanatismo. O cristão tem a "mente de Cristo", como ensinava Paulo, e pode analisar e aplicar a sua razão às demonstrações do amor a Deus.
1.4. Amar o Senhor de toda a força. Tudo que temos e somos é envolvido no processo de amor a Deus. Fala-se em força e pensa-se logo em força física. Há este sentido também, mas a expressão envolve a dedicação, o esforço ou ânimo para com o Senhor.
Então, não basta simplesmente amá-Lo. É preciso amá-Lo em primeiro lugar: de todo o coração, de toda a alma, de todo entendimento e de toda a força.
2 - O SEGUNDO GRANDE MANDAMENTO DE JESUS
A vida cristã envolve mais do que uma comunhão de amor a Deus. No ensino de Jesus, a prática do amor envolve também o próximo. Então, Ele diz: "O segundo grande mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo".
É lógico que o amor ao próximo depende primeiramente do amor a Deus. Mas, não basta amar ao próximo. É preciso amar ao próximo como a si mesmo. Assim como fazemos para nós, devemos fazer para os outros.
No Sermão do Monte, Jesus ensinou: "Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles, porque esta é a lei e os profetas" (Mt 7.12). O mandamento envolve aceitação, perdão, simpatia, bem-estar, etc., alcançando a pessoa toda (física, mental, social, espiritualmente etc.).
Alguém poderá perguntar: "Quem é o meu próximo?". A leitura da Parábola do Samaritano poderá ensinar a responder esta questão. Ali é possível atestar o verdadeiro amor ao próximo, de alguém que deu de si e dos seus bens em prol do bem-estar do próximo (Leia Lc 10.25-37).
Segundo a palavra de Jesus, "destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas". Como alguém disse: "Há milhares de mandamentos e preceitos na Lei e nos profetas... e mesmo que houvessem milhões, todos dependeriam destes. Isto quer dizer que sem o cumprimento destes dois mandamentos, toda a religião é vã.
Mais importante do que se denominar cristão, é obedecer aos mandamentos de Jesus. "Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três: porém o maior destes é o amor" (1 Co 13.13).
Autor: WILSON EMERICK DE SOUSA
Lista de estudos da série
1. O nascimento que abalou a história – Estudo Bíblico sobre a natividade de Jesus2. A infância do Rei prometido – Estudo Bíblico sobre o crescimento de Jesus
3. O manifesto do Messias em Nazaré – Estudo Bíblico sobre o início do ministério de Jesus
4. Os 12 homens que viraram o mundo de cabeça para baixo – Estudo Bíblico sobre o chamado dos discípulos
5. O primeiro sinal: Transformando água em vinho – Estudo Bíblico sobre os milagres de Jesus
6. 38 anos de sofrimento acabaram em um instante – Estudo Bíblico sobre a cura do paralítico
7. O banquete impossível no deserto – Estudo Bíblico sobre a multiplicação dos pães
8. Decodificando as histórias de Jesus – Estudo Bíblico sobre as parábolas
9. A oração que ensina a orar – Estudo Bíblico sobre o Pai Nosso
10. O código do amor: a lei resumida por Jesus – Estudo Bíblico sobre os grandes mandamentos
11. O peregrino divino: por onde Jesus andou – Estudo Bíblico sobre as viagens de Jesus
12. Mais que seguidores, amigos – Estudo Bíblico sobre os amigos de Jesus
13. A ordem que desafiou o túmulo – Estudo Bíblico sobre a ressurreição de Lázaro
14. Um vislumbre da glória celestial – Estudo Bíblico sobre a Transfiguração
15. O homem que subiu na árvore para encontrar a salvação – Estudo Bíblico sobre Zaqueu
16. Palavras de consolo antes da tempestade – Estudo Bíblico sobre o discurso de despedida
17. A oração mais poderosa da história – Estudo Bíblico sobre a oração intercessória de Jesus
18. A agonia no jardim e a entrega voluntária – Estudo Bíblico sobre o Getsêmani
19. O julgamento mais injusto da história – Estudo Bíblico sobre os julgamentos de Jesus
20. As 7 palavras que ecoam da cruz – Estudo Bíblico sobre o sacrifício de Jesus
21. Por amor, o Rei se entregou à morte – Estudo Bíblico sobre a crucificação
22. A pedra rolou: a madrugada da vitória – Estudo Bíblico sobre a ressurreição
23. Ele ressuscitou, e agora? As 3 atitudes que definem sua fé – Estudo Bíblico sobre a ressurreição de Jesus
24. Encontros com o Rei ressurreto – Estudo Bíblico sobre as aparições de Jesus
25. A grande comissão: uma ordem que ecoa até hoje – Estudo Bíblico sobre o estabelecimento da Igreja
26. O plano perfeito foi cumprido – Estudo Bíblico sobre a missão de Jesus
