João 2.1-12; 23-25
Em todas as épocas se ouviu falar em milagres: chuva em tempos de seca, tempestades, fertilidade do solo, ou a cura de pessoas, expulsão de espíritos maus, sucesso na caça e pesca etc.
Mesmo nas culturas consideradas mais primitivas, os feiticeiros e pajés eram os que faziam "milagres". Lendas e estórias são contadas e passadas de geração em geração, e pouco a pouco todo mundo pensa que são milagres. Na verdade, a gente não pode acreditar em tudo que contam por aí.
A Bíblia narra inúmeras histórias que envolvem ações extraordinárias de Deus em favor de seu povo. Homens como Moisés, Elias, Eliseu, Jonas, os apóstolos, dentre muitos outros, viram e ouviram manifestações miraculosas do Senhor em suas vidas e ministérios.
Porém, ninguém se assemelha a Jesus. O evangelista João chega a dizer que se todas as coisas a respeito de Jesus "fossem relatadas uma por uma, creio eu que nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos" (Jo 21.25). Então, como entender os milagres de Jesus? Nessas poucas linhas perguntamos:
1 - JESUS FEZ MUITOS MILAGRES?
O nascimento, a vida, a morte e a ressurreição de Jesus são mistérios do Senhor, e mostram que em toda a sua caminhada terrena houve a realização de muitos milagres.
Jesus iniciou o seu ministério público através de um milagre (Jo 2.1-12) e sinais e prodígios foram vistos por multidões.
Por seu intermédio coxos caminharam, falaram mudos, os cegos viram o Senhor — quer dizer, doenças físicas e mentais foram curadas por Ele; também pães e peixes se multiplicaram para alimentar milhares de pessoas; os ventos e os mares foram dominados pelo seu soberano poder; e até mesmo mortos ressuscitaram.
É impossível ignorar tantos fatos e feitos que são narrados pelos evangelistas e presenciados por milhares de pessoas. Nem todo mundo compreende porque Jesus efetuou tantos milagres. Então, é importante perguntar:
2 - POR QUE JESUS FEZ MILAGRES?
Jesus não realizou milagres com a finalidade de se exibir diante dos outros. Nem com a finalidade de nos ensinar a fazer milagres. Havia motivações divinas por trás de cada atitude do Mestre.
Ele realizou milagres com finalidades várias. Por exemplo: para confirmar a sua natureza divina, como Filho de Deus; para demonstrar que todas as coisas lhe são sujeitas - Ele tem o poder sobre tudo e todos! E para comprovar o seu amor e a sua misericórdia para com os pecadores etc.
A pessoa e a missão de Jesus são muito mais importantes do que os seus milagres, que não eram um fim em si mesmos. A Salvação do pecador é o grande milagre que por séculos continua disponível para todos, enquanto que os milagres atendem apenas a alguns, conforme os propósitos do Senhor.
Pode-se então dizer que Jesus não veio para fazer ou ensinar a fazer milagres. Ele veio buscar e salvar o perdido. Muitos aceitaram o seu plano salvador e foram transformados. Isto é maravilhoso.
3 - OS MILAGRES SE REPETEM?
As Escrituras registram inúmeros milagres. Observa-se também longos períodos sem nenhuma manifestação extraordinária de Deus. Isto não significa que Deus deixou de agir.
Porém, demonstra que há períodos mais férteis para os milagres ou momentos em que Deus resolveu agir desta ou daquela maneira. Deus tem poder para realizar os mesmos milagres e mesmo outros ainda não vistos.
Por outro lado, os milagres dos tempos bíblicos não precisam, necessariamente, se repetir da mesma forma ou com a mesma intensidade em outras épocas. Por exemplo: nem todos os doentes do tempo de Jesus foram curados; somente por uma vez, Jesus andou sobre o mar; poucos mortos foram ressuscitados etc.
Deus tem poder e propósitos sobre todas as coisas. Ele é dinâmico, criativo, original. E, afinal, Ele é o Senhor que dirige todas as coisas, sejam elas ordinárias ou extraordinárias.
Às vezes, as pessoas têm a tendência de valorizar os atos extraordinários do Senhor, vendo as manifestações de Deus apenas como algo "emocionante", "especial", "espetacular".
De fato, Deus tem poder para efetuar qualquer coisa que lhe aprouver. Porém, mais importante do que acreditar em milagres é crer no Deus que opera maravilhas. A realidade é: fé viva e constante; milagres nem sempre. Vivemos pela fé e não pelos milagres.
Autor: WILSON EMERICK DE SOUSA
Lista de estudos da série
1. O nascimento que abalou a história – Estudo Bíblico sobre a natividade de Jesus2. A infância do Rei prometido – Estudo Bíblico sobre o crescimento de Jesus
3. O manifesto do Messias em Nazaré – Estudo Bíblico sobre o início do ministério de Jesus
4. Os 12 homens que viraram o mundo de cabeça para baixo – Estudo Bíblico sobre o chamado dos discípulos
5. O primeiro sinal: Transformando água em vinho – Estudo Bíblico sobre os milagres de Jesus
6. 38 anos de sofrimento acabaram em um instante – Estudo Bíblico sobre a cura do paralítico
7. O banquete impossível no deserto – Estudo Bíblico sobre a multiplicação dos pães
8. Decodificando as histórias de Jesus – Estudo Bíblico sobre as parábolas
9. A oração que ensina a orar – Estudo Bíblico sobre o Pai Nosso
10. O código do amor: a lei resumida por Jesus – Estudo Bíblico sobre os grandes mandamentos
11. O peregrino divino: por onde Jesus andou – Estudo Bíblico sobre as viagens de Jesus
12. Mais que seguidores, amigos – Estudo Bíblico sobre os amigos de Jesus
13. A ordem que desafiou o túmulo – Estudo Bíblico sobre a ressurreição de Lázaro
14. Um vislumbre da glória celestial – Estudo Bíblico sobre a Transfiguração
15. O homem que subiu na árvore para encontrar a salvação – Estudo Bíblico sobre Zaqueu
16. Palavras de consolo antes da tempestade – Estudo Bíblico sobre o discurso de despedida
17. A oração mais poderosa da história – Estudo Bíblico sobre a oração intercessória de Jesus
18. A agonia no jardim e a entrega voluntária – Estudo Bíblico sobre o Getsêmani
19. O julgamento mais injusto da história – Estudo Bíblico sobre os julgamentos de Jesus
20. As 7 palavras que ecoam da cruz – Estudo Bíblico sobre o sacrifício de Jesus
21. Por amor, o Rei se entregou à morte – Estudo Bíblico sobre a crucificação
22. A pedra rolou: a madrugada da vitória – Estudo Bíblico sobre a ressurreição
23. Ele ressuscitou, e agora? As 3 atitudes que definem sua fé – Estudo Bíblico sobre a ressurreição de Jesus
24. Encontros com o Rei ressurreto – Estudo Bíblico sobre as aparições de Jesus
25. A grande comissão: uma ordem que ecoa até hoje – Estudo Bíblico sobre o estabelecimento da Igreja
26. O plano perfeito foi cumprido – Estudo Bíblico sobre a missão de Jesus
