Marcos mostra o poder que existe em servir - Estudo Bíblico sobre o Evangelho de Marcos


Marcos 10:35-45

INTRODUÇÃO

Há pessoas que acusam a fé cristã de crer num Deus muito exigente que vive a exigir dízimo, culto e serviço. É uma concepção errada. 

O que damos a Deus é apenas um ligeiro reconhecimento pelo muito que Ele nos dá. "Pois Ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração", "pois nEle vivemos, nos movemos e existimos" (Atos 17:25, 28), como disse o apóstolo Paulo.

"Porque Ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e vir chuva sobre justos e injustos" (Mt. 5:45). O Salmo 23 diz que Ele é o nosso pastor e cuida de nós de modo a não nos faltar coisa alguma. Ele nos dá repouso, refrigério, orientação, proteção e lugar seguro.

Jesus disse que não devemos andar ansiosos pela vida quanto ao que havemos de comer ou beber, nem quanto ao que havemos de vestir. 

Porque, assim como Deus sustenta as aves dos céus e veste os lírios do campo, Ele também nos dará todas as coisas de que carecemos (Mt. 6:25-34) se colocarmos o Seu Reino e Sua Justiça em primeiro lugar.

Mas, o que Deus faz por nós não se limita apenas ao campo espiritual. Paulo diz que Ele nos assiste em nossas fraquezas e faz com que todas as coisas contribuam para o nosso bem (Rom. 8:16-28).

Ele nos defende quando acusados e intercede por nós quando nos pesa alguma condenação (Rom. 8:33-34). 

Ele colocou o advogado infalível, Seu Filho, permanentemente à nossa disposição para a nossa defesa (I João 2:1). Ele nos deu o Seu Espírito para ser o nosso Consolador e a Sua Palavra para nos dar sustento espiritual, orientação e forças em nosso caminhar.

I - DESTAQUES DO TEXTO BÁSICO (Mc. 10:35-45)

a) "Mestre, queremos que nos concedas o que te vamos pedir"

Tiago e João, dois discípulos muito amados do Senhor Jesus, tiveram o que chamaremos de fraqueza, quando fizeram essa rogativa. Devemos pedir com submissão à vontade de Deus, e não com imposição. Ainda hoje há muitos crentes querendo que Deus faça o que eles querem.

b) O pedido: "Um à tua direita, outro à tua esquerda"

Aqueles dois discípulos, até aquele momento, não tinham ainda compreendido o verdadeiro sentido do discipulado. Estavam agindo como as pessoas do mundo, buscando a melhor parte para si mesmos. Ainda eram discípulos com visão carnal.

c) "Não sabeis o que pedis"

O Senhor Jesus foi muito complacente para com eles. Revelou a sua imaturidade nas coisas do Seu Reino, como o foi para com aqueles que o crucificaram, quando disse: "Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem" (Lc. 23:34).

d) "Mas, entre vós não é assim"

Jesus aproveitou a oportunidade para lhes ensinar, e o fez com muito amor, a grande verdade sobre o serviço no Seu Reino. No mundo, disse Ele, os que têm posição são servidos, mas entre vós, quem quiser tornar-se grande, seja esse o que vos sirva. Grandeza se consegue pelo serviço e não pela força da autoridade.

e) O primeiro entre vós será servo de todos

O pastor, os presbíteros e diáconos são servos do Senhor para servirem à igreja. Se alguém não aceitar esses ofícios com o propósito de servir, poderá estar até pecando segundo as palavras de Pedro (I Ped. 5:1-4). Enfim, todas as pessoas na Igreja de Deus devem procurar servir. É um equívoco aquele crente que sempre fica querendo que lhe façam tudo e, ele mesmo, não faz nada para ninguém.

f) "Pois o próprio Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir"

Em Jesus temos o exemplo máximo de renúncia de si mesmo em favor de outrem. Nada buscou neste mundo senão a nossa salvação. Sendo Ele o Criador, poderia ter tudo aos seus pés, para servi-lo. Sendo Deus, poderia viver sem ser molestado ou ofendido. Mas, Ele deixou de lado todas essas prerrogativas e se fez servo, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz (Filip. 2:6-8).

II - JESUS - O SERVO ESPONTÂNEO

Dificilmente uma pessoa se oferece para servir a outrem, a não ser em casos de pequenos favores. Quando a tarefa é maior e exige mais tempo e esforço, tudo muda de figura. A Bíblia diz que Jesus fez, não apenas, uma concessão, mas deu a própria vida por nós. 

"Por isso o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir. Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou" (João 10:17-18). Ninguém tem maior amor do que este; de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos (João 15:13).

O apóstolo Paulo, comentando este assunto, diz: "Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Dificilmente alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer. Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores" (Rm. 5:6-8).

O que Jesus fez por nós aumenta muito mais de valor, aos nossos olhos, quando nos conscientizamos dessa verdade - Ele se entregou nos braços da cruz para a nossa salvação porque nos amou.

III - SERVO EFICIENTE

Pelo que lemos na Bíblia, nem todos serão salvos, mas o que Jesus Cristo fez na cruz é suficiente para salvar a todo aquele que nEle crê. Ao vir ao mundo Ele se fez servo e foi fiel em tudo, e terminou a obra que veio realizar. Antes de expirar na cruz do Calvário, pôde dizer: "Está consumado" (João 19.30).

E o que fez pela humanidade tem valor eterno, "... mas pelo seu próprio sangue entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção" (Heb. 9:12). "O sangue de Cristo nos purifica das obras mortas, para servirmos ao Deus vivo" (Heb. 9:14). "Por isso mesmo, Ele é o Mediador da nova aliança..." (Heb. 3:15).

Autores: Rev. Filipe Dias / Rev. Oswaldo Hack


Lista de estudos da série

1. A nova aliança revelada – Estudo Bíblico sobre o Novo Testamento
2. As quatro faces do Messias – Estudo Bíblico sobre os Quatro Evangelhos
3. Mateus revela a prova definitiva do Rei – Estudo Bíblico sobre o Evangelho de Mateus
4. Mateus e o segredo da comunidade que nada pode abalar – Estudo Bíblico sobre o Evangelho de Mateus
5. Em Mateus, as palavras de Jesus que transformam tudo – Estudo Bíblico sobre o Evangelho de Mateus
6. Marcos mostra o poder que existe em servir – Estudo Bíblico sobre o Evangelho de Marcos
7. Marcos, o evangelho para quem não tem tempo a perder – Estudo Bíblico sobre o Evangelho de Marcos
8. Lucas revela o único homem que alcançou a perfeição – Estudo Bíblico sobre o Evangelho de Lucas
9. Lucas e a razão para a alegria que nunca acaba – Estudo Bíblico sobre o Evangelho de Lucas
10. Lucas revela a estratégia infalível de Deus para encontrar você – Estudo Bíblico sobre o Evangelho de Lucas
11. João prova por que Jesus é mais que um homem – Estudo Bíblico sobre o Evangelho de João
12. João revela o amor que desafia toda a lógica humana – Estudo Bíblico sobre o Evangelho de João
13. Em João, o único passo que você precisa dar para a vida eterna – Estudo Bíblico sobre o Evangelho de João

Semeando Vida

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
WhatsApp 🔒 Salvos