Texto básico: Daniel 11.32; Oséias 6.3
Se ninguém pode penetrar na natureza de Deus e compreender sua essência, como vimos no estudo anterior, como podemos conhecer o Deus a quem amamos?
Uma das formas através das quais a Bíblia nos revela o ser de Deus é a apresentação de seus atributos. Atributos são “qualidades”, “propriedades”, “virtudes” ou "características".
Neste estudo, começaremos a estudar os atributos de Deus. Veremos quais são os tipos de atributos e sua importância para a teologia e a fé cristã. Acima de tudo, porém, é importante que mantenhamos nossa mente e coração abertos para entendermos a importância dos atributos de Deus em nosso relacionamento com ele.
1. A relação entre o ser e os atributos de Deus
Nossos dois textos básicos colocam diante de nós um grande desafio: conhecer a Deus. Daniel nos diz que “o povo que conhece ao seu Deus se tomará forte e ativo” e Oséias nos incentiva: “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor'.
Como, então, podemos, na prática, conhecer nosso Deus? Uma das formas através das quais a Bíblia nos revela o ser de Deus é a apresentação de seus atributos. Atributos são características que identificam algo.
Assim, os atributos de Deus são qualidades ou características pessoais que Deus revela de si mesmo para que possamos conhecê-lo. Citando alguns dos atributos de Deus revelado nas Escrituras, a Confissão de Fé de Westminster dá a seguinte descrição de Deus:
Há um só Deus vivo e verdadeiro, o qual é infinito em seu ser e perfeições. Ele é um espírito puríssimo, invisível, sem corpo, membros ou paixões; é imutável, imenso, eterno, incompreensível, onipotente, onisciente, santíssimo, completamente livre e absoluto, fazendo tudo segundo o conselho da sua própria vontade, que é reta e imutável, e para a sua própria glória. E cheio de amor, é gracioso, misericordioso, longânimo, muito bondoso e verdadeiro galardoador dos que o buscam, e, contudo, justíssimo e terrível em seus juízos, pois odeia o pecado e de modo nenhum terá por inocente o culpado.
Essa descrição de Deus é feita com base nos atributos ou “características” de Deus reveladas na Bíblia. Assim, somente podemos conhecer a Deus, se compreendermos seus atributos revelados pela Bíblia.
Os atributos de Deus revelam não somente como ele é, mas também revelam como ele se relaciona conosco. A Bíblia nos diz que Deus se relaciona conosco de forma amorosa, justa, santa, poderosa, sábia, zelosa e assim por diante.
Portanto, podemos dizer que os atributos de Deus nos mostram como ele se relaciona conosco. Como Deus nunca muda, o modo como ele se relaciona conosco nos mostra como ele é.
Deus age conosco de forma santa porque ele é santo; ele age conosco de forma misericordiosa porque ele é misericordioso; ele age conosco de forma sábia porque ele é sábio. Portanto, podemos dizer que os atributos de Deus nos revelam seu caráter.
Um outro ponto que deve ser enfatizado é que há uma relação estreita entre os atributos de Deus e sua natureza. Os atributos divinos são essenciais a ele. Os seres humanos podem perder vários de seus atributos e continuar sendo seres humanos.
Em Deus, isso é impossível. A ausência de alguns atributos em Deus faria com que ele deixasse de ser o que ele é. Na verdade, Deus não apenas tem seus atributos, ele é seus atributos. João nos diz claramente que “Deus é amor” (1 Jo 4.8).
O mesmo acontece com seus outros atributos. Ele não tem sabedoria, ele é sabedoria e também é verdade, santidade, justiça, misericórdia e assim por diante.
2. Classificação dos atributos
No decorrer da história da igreja, os atributos de Deus sempre chamaram a atenção dos estudiosos da Bíblia. Esses atributos sempre foram estudados com muita dedicação. Os teólogos, desde o início da história da igreja, se preocuparam em escrever livros sobre o amor, a graça e a misericórdia de Deus. Os crentes sempre se interessaram em conhecer o amor e a bondade do Senhor.
Isso acontece porque a igreja sempre entendeu a grande importância de se compreender os atributos de Deus para fortalecer sua comunhão com ele. Afinal, como se pode ter comunhão com um Deus a quem não se conhece?
Para facilitar o estudo desse tema importante para a vida da igreja, os atributos de Deus foram classificados de várias formas. A intenção das mesmas é agrupar os atributos de acordo com algumas características que eles tivessem em comum para facilitar seu estudo e a compreensão da igreja.
Como estamos falando em atributos de Deus, sabemos que nenhuma classificação feita pelos seres humanos será completa e perfeita. Deus sempre excederá nossos esforços para compreendê-lo e descreve-lo. No entanto, mesmo sabendo que essas classificações não são perfeitas, não há dúvida de que elas nos ajudam a entender melhor os atributos de Deus.
A classificação que acreditamos ser a mais adequada é a que divide os atributos de Deus em atributos incomunicáveis e atributos comunicáveis.
A. Atributos incomunicáveis
Os atributos incomunicáveis são aqueles que revelam características que somente ele possui e, portanto, apontam para o caráter Absoluto e Supremo de Deus sobre todas as coisas.
Eles recebem esse nome porque são características que não são “comunicadas" ou "transmitidas” por Deus à natureza humana (1 Tm 1.17; Jd 25). Essas qualidades pertencem somente a Deus e revelam Deus como um ser único e distinto de sua criação.
O teólogo H. Bavinck expressa muito bem a importância dos atributos incomunicáveis de Deus para a fé cristã quando diz:
Deus é o único Deus somente se ninguém e nada puder ser o que ele é paralelamente a ele ou sobre ele. E somente se for independente, imutável, eterno e onipresente ele pode ser o Deus de nossa fé incondicional, de nossa absoluta confiança, de nossa perfeita salvação.
O apóstolo Paulo menciona vários desses atributos incomunicáveis de Deus ao afirmar:
1 Timóteo 1.17
Ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém.
Judas também menciona a eternidade de Deus ao glorificar a Deus como o único Senhor:
Judas 1.25
Ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras e agora, e por todos os séculos! Amém!
Os atributos incomunicáveis revelam Deus como o Ser Absoluto. No entanto, Deus não deve ser visto jamais como alguém distante, que não se relaciona com o mundo em nenhum sentido.
O Deus da Bíblia não é um Deus alheio à sua criação. Pelo contrário, o Deus da Bíblia tem prazer em se relacionar com o universo que criou. Os atributos de Deus que apontam para esse fato são seus atributos comunicáveis.
B. Atributos comunicáveis
Os atributos comunicáveis recebem esse nome porque, ao criar o ser humano à sua imagem e semelhança, aprouve a Deus "comunicar-lhe", isto é, transmitir-lhe esses atributos, embora em medida infinitamente menor.
Ao criar o ser humano à sua imagem e semelhança, portanto, Deus lhe concedeu vários de seus atributos, tais como: razão, consciência, vontade, justiça, misericórdia e amor. A Confissão de Fé de Westminster diz que:
Depois de haver feito as outras criaturas, Deus criou o homem, macho e fêmea, com as almas racionais e imortais, e dotou-os de inteligência, retidão e perfeita santidade, segundo a sua própria imagem.
Inteligência, retidão e santidade são atributos de Deus e também atributos humanos, pois foram dados por Deus ao homem no ato da criação.
O ser humano foi criado à imagem de Deus, possuindo atributos intelectuais, morais e vontade, com a responsabilidade de desenvolver um comportamento e um caráter santos, através da obediente e amorosa comunhão com Deus, que tem prazer em se relacionar com as suas criaturas.
Para isso, deveria desenvolver seus atributos em sua relação com Deus, sendo santo porque Deus é santo, sendo justo porque Deus é justo, sendo misericordioso porque Deus é misericordioso e assim por diante. Essa relação de reciprocidade entre os atributos comunicáveis de Deus e os atributos correspondentes no ser humano é expressa pelo apóstolo João:
1 João 4.19
Nós amamos porque ele nos amou primeiro.
Esses atributos comunicáveis de Deus revelam seu caráter imanente. Através desses atributos, Deus é revelado como alguém com quem os seres humanos podem se relacionar.
Que bem nos faria saber que Deus é independente, imutável, eterno e onipresente se não soubéssemos também que ele é compassivo, gracioso, misericordioso, amoroso e bondoso?
Os atributos comunicáveis de Deus nos mostram que esse Deus que é infinitamente distinto também se relaciona com suas criaturas.
Ele não é um Deus de longe, afastado de nós, mas um Deus de perto, que se revela e se aproxima amorosamente de nós para relacionar-se conosco, a ponto de se encarnar em Cristo e ser chamado de Emanuel, que quer dizer: Deus conosco. Vejamos alguns textos em que Deus revela alguns desses atributos comunicáveis:
1. Amor
Romanos 5.8
Deus prova o seu amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.
2. Fidelidade
1 Coríntios 1.9
Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.
2 Coríntios 1.18
Como Deus é fiel, a nossa palavra para convosco não é sim e não.
3. Justiça
Salmos 11.7
Porque o Senhor é justo, ele ama a justiça; os retos lhe contemplarão a face.
Jeremias 12.1
Justo és, ó Senhor, quando entro contigo num pleito.
Daniel 9.14
O Senhor cuidou em trazer sobre nós o mal e o fez vir sobre nós; pois justo é o Senhor, nosso Deus, em todas as suas obras que faz, pois não obedecemos à sua voz.
4. Santidade
Isaías 5.16
O Senhor dos Exércitos é exaltado em juízo; e Deus, o Santo, é santificado em justiça.
Isaías 43.15
Eu sou o Senhor, o vosso Santo, o Criador de Israel, o vosso Rei.
5. Sabedoria
Salmos 104.24
Que variedade, Senhor, nas tuas obras! Todas com sabedoria as fizeste; cheia está a terra das tuas riquezas.
Provérbios 3.19
O Senhor com sabedoria fundou a terra, com inteligência estabeleceu os céus.
Isaías 28.29 / Efésios 3.10
Também isso procede do Senhor dos Exércitos; ele é maravilhoso em conselho e grande em sabedoria; manifestar qual seja a dispensação do mistério... para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais.
Conclusão
A natureza e a essência de Deus são impenetráveis e permanecerão assim para sempre. No entanto, Deus resolveu não apenas revelar-se a nós através de seus atributos, mas também comunicar à nossa natureza, em grau limitado, vários dos atributos que ele possui em grau infinito.
Os atributos incomunicáveis de Deus apontam para a sua transcendência e nos convidam à reverência, admiração e ao louvor ao Deus que é infinito em seu ser, majestoso e infinitamente exaltado sobre toda a sua criação.
Seus atributos comunicáveis nos convidam à comunhão com o Deus que é a fonte de tudo o que é bom, justo e santo em todo o universo.
Aplicação
Como o fato de saber que Deus é o único ser imutável e infinito afeta sua fé? E como o fato de saber que ele deu a você vários dos atributos que ele mesmo possui afeta sua relação com ele? O que o ensino bíblico sobre os atributos de Deus tem a ver com sua comunhão com ele?
Autor: Vagner Barbosa
Lista de estudos da série
1. O Ponto de Partida de Tudo: Como a singularidade de Deus transforma seu relacionamento com Ele – Estudo Bíblico sobre o Ser de Deus2. A Evidência Definitiva: Onde encontrar a certeza inabalável da Sua existência – Estudo Bíblico sobre a Existência de Deus
3. O Mistério Revelado: Como conhecer um Deus infinito sendo uma pessoa finita – Estudo Bíblico sobre a Revelação de Deus
4. O DNA Divino: As 2 chaves para entender o caráter de Deus – Estudo Bíblico sobre os Atributos de Deus
5. Alívio para os Aflitos: O segredo para receber o favor de Deus na sua dor – Estudo Bíblico sobre a Misericórdia de Deus
6. O Presente que Você Não Merece: Como a graça divina reescreve sua história – Estudo Bíblico sobre a Graça de Deus
7. A Força Mais Poderosa do Universo: Descubra as 3 verdades sobre o amor que age – Estudo Bíblico sobre o Amor de Deus
8. O Padrão Inegociável: Por que a santidade de Deus é a sua maior segurança – Estudo Bíblico sobre a Santidade de Deus
9. A Balança Perfeita: Como a justiça divina garante a ordem do universo e a sua paz – Estudo Bíblico sobre a Justiça de Deus
10. Fogo Santo: O que ninguém te contou sobre a ira de Deus e por que ela é boa notícia – Estudo Bíblico sobre a Ira de Deus
11. O Poder Sem Limites: O que a onipotência de Deus significa para suas impossibilidades – Estudo Bíblico sobre Onipotência e Vontade de Deus
12. A Mente Que Sabe Tudo: Como a onisciência de Deus traz conforto e direção para sua vida – Estudo Bíblico sobre a Onisciência de Deus
13. A Rocha Inabalável: Encontre segurança eterna na principal característica de Deus – Estudo Bíblico sobre a Imutabilidade de Deus