Texto básico: Salmo 139.1-24
Será que Deus conhece, mesmo, todas as coisas, sem exceção? Ele conhece cada detalhe do universo? Conhece a imaginação humana e os desejos mais secretos do coração?
Ele conhece o futuro? Será possível pegar Deus de surpresa? E como Deus usa esse conhecimento? Todas essas perguntas nos mostram como é necessário e atual o estudo sobre a onisciência de Deus, que é um de seus atributos. Vejamos o que a Escritura tem a nos dizer sobre isso.
I. Características do conhecimento de Deus
Podemos definir o conhecimento de Deus como a perfeição pela qual ele, de maneira inteiramente única, conhece-se a si próprio e a todas as coisas possíveis e reais num só ato eterno e simples.
A Escritura descreve o conhecimento de Deus apresentando várias características específicas do mesmo, que o diferem do conhecimento humano. Vejamos algumas dessas características:
1. O conhecimento de Deus é completamente abrangente
Deus conhece tudo. Ele conhece não apenas tudo o que existe material ou fisicamente em todo o universo, mas também coisas imateriais, como nossos pensamentos, desejos do coração e motivações.
O salmista revela essa característica do conhecimento de Deus quando canta:
Salmos 139.2
Sabes quando me assento e quando me levanto. De longe penetras os meus pensamentos.
Salmos 94.11
O Senhor conhece os pensamentos do homem, que são pensamentos vãos.
2. O conhecimento de Deus é exaustivo
O conhecimento humano é sempre parcial. O conhecimento de Deus, pelo contrário, é sempre completo e exaustivo. Nosso conhecimento sobre todas as coisas, e sobre nós mesmos jamais é exaustivo, mas parcial. Nós jamais sabemos todas as coisas acerca de algo. Deus, no entanto nos conhece exaustivamente e conhece todas as coisas de forma total e completa.
O Salmo 139 é repleto de referências ao caráter exaustivo do conhecimento de Deus:
Salmos 139.1, 15, 16
Senhor, tu me sondas... meus ossos não te foram encobertos... teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.
O conhecimento exaustivo de Deus acerca de nós mesmos é evidenciado nas várias afirmações da Escritura de que Deus nos conhecia antes mesmo de nosso nascimento. Um caso muito conhecido é o do profeta Jeremias:
Jeremias 1.5
Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações.
3. O conhecimento de Deus é simultâneo
Passado, presente e futuro só existem para nós, seres criados e sujeitos ao tempo e ao espaço. Para Deus, a passagem do tempo não existe, pois ele está fora do tempo.
Por isso, ele conhece todas as coisas ao mesmo tempo. Deus sabe tudo o que está acontecendo em todo o universo exatamente neste momento e sabe tudo o que acontecerá em todo o universo daqui a cem anos. Ele conhece todas as coisas ao mesmo tempo.
4. O conhecimento de Deus é necessário
Deus não poderia ser Deus se não tivesse um conhecimento exaustivo e abrangente de todas as coisas ao mesmo tempo. Um Deus que ignore qualquer coisa, por menor que ela seja, não é perfeito e, por isso, não pode ser o Deus revelado na Escritura.
II. O alcance do conhecimento de Deus
O conhecimento de Deus é perfeito. Nada lhe escapa (Hb 4.13), nem mesmo as profundezas do coração humano (1Sm 16.7; 1Cr 28.9; Jr 17.10). Ele conhece perfeitamente todos os pensamentos e intenções (Ez 11.5; Sl 139.2-4).
Esse conhecimento infinito de Deus causa admiração e adoração nos crentes, servindo de consolo para eles. Ao mesmo tempo, deveria causar pavor e medo nos incrédulos que procuram esconder seus pecados de Deus.
Por mais que se esforcem por esconder, jamais poderão fugir do conhecimento de Deus;
Salmos 90.8
Diante de ti puseste as nossas iniquidades e, sob a luz do teu rosto, os nossos pecados ocultos.
Neste estudo, abordaremos o que a Escritura nos diz sobre o alcance do conhecimento de Deus. Antes, porém, precisamos ressaltar que, como aprendemos anteriormente, para Deus não existe a passagem de tempo.
Ele não está preso à noção de presente, passado e futuro. Por isso, ao tratarmos desta noção aqui estamos usando categorias temporais, às quais nós estamos presos, para explicar o conhecimento divino.
1. O conhecimento de Deus alcança o passado
Deus conhece exatamente tudo o que aconteceu no passado. Nada se perde na sua memória. Várias vezes os autores bíblicos recorrem a esse conhecimento que Deus tem do passado para se consolarem com as promessas de Deus (Sl 119.49), ou para alimentarem sua fé, sabendo que o Deus que fez promessas no passado haverá de cumpri-las no devido tempo (Sl 105.8).
Outras vezes eles recorrem ao conhecimento de Deus para expressar sua confiança de que Deus é fiel no cumprimento de sua aliança (Lc 1.70-72) e se abrigar na fidelidade daquele que cumpre suas promessas (Lc 1.54, 55; 72, 73).
2. O conhecimento de Deus alcança o presente
Deus conhece também aquilo que está acontecendo hoje. Ele conhece todas as criaturas e acontecimentos, por menor que sejam (Pv 5.21). O Senhor conhece ainda os pensamentos mais íntimos e secretos do ser humano.
Hebreus 4.13
Todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.
Esse fato serve de consolo para os crentes, que podem ter a certeza de que o Senhor conhece cada uma de suas angústias, sofrimentos, tristezas e fraquezas. Para Davi o conhecimento minucioso de Deus é um grande conforto. Ele mostra isso quando diz:
Salmos 56.8
Contaste os meus passos quando sofri perseguições; recolheste as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas inscritas no teu livro?
3. O conhecimento de Deus alcança o futuro
Deus tem conhecimento também de tudo o que acontecerá no futuro, inclusive das ações que os seres humanos realizam livremente.
O tempo não é obstáculo para o conhecimento de Deus. A Escritura muitas vezes menciona que Deus conhecia e amava os redimidos “antes da fundação do mundo”, isto é, antes mesmo que a criação tivesse início (Jo 17.24; Ef 1.4; 1Pe 1.20).
Isso só é possível porque o conhecimento de Deus alcança todas as coisas, inclusive as que acontecerão no futuro.
Nesse aspecto do alcance do conhecimento de Deus também temos uma fonte de consolo e esperança. Podemos saber que o nosso futuro está nas mãos daquele que conhece todas as coisas e faz com que elas cooperem para o bem daqueles que o amam (Rm 8.28).
O conhecimento que Deus tem de assuntos futuros pode ser visto em suas profecias. As profecias dos profetas bíblicos não são fruto de adivinhação, mas revelações dadas diretamente por aquele que conhece o futuro com precisão porque ele mesmo o planejou (Dt 4.35; Pv 19.21). Por isso algumas delas já se cumpriram, e outras com certeza se cumprirão.
4. O conhecimento de Deus alcança as possibilidades
Deus não conhece somente aquilo que acontece. Ele conhece também todas as possibilidades e suas consequências. Isto é: Deus conhece aquilo que poderia acontecer e as consequências de tal possibilidade, se a mesma viesse a se tomar real (Mt 11.20-24).
Esse tipo de conhecimento é visto, por exemplo, na profecia de Jonas. Deus disse a ele que Nínive seria destruída por causa de sua iniquidade, e enviou-o para pregar durante quarenta dias a esta cidade para que ela abandonasse seu pecado.
Os ninivitas deram ouvidos à pregação de Jonas e a cidade foi poupada, mas as palavras iniciais de Deus mostram que ele sabia o que aconteceria se os ninivitas não tivessem se arrependido.
Jesus demonstra também possuir esse “conhecimento das possibilidades” ao lamentar pelas cidades impenitentes de Corazim, Betsaida e Cafarnaum.
Em seu lamento ele afirma que, se em Tiro, Sidom e Sodoma, fosse feito milagres, como os que foram realizados nas cidades impenitentes, elas teriam se arrependido e sido poupadas (Mt 11.20-24).
III. A sabedoria de Deus
Além de conhecimento, Deus possui sabedoria. Conhecimento e sabedoria não são a mesma coisa, embora estejam estreitamente ligados. Nos seres humanos, nem sempre essas duas características estão presentes na mesma pessoa. Alguém que não tem um conhecimento muito amplo pode ser mais sábia do que os estudiosos.
O conhecimento é adquirido através do estudo, da leitura, de viagens, etc., mas a sabedoria é a aplicação do conhecimento nas situações diárias. Deus, porém, tem conhecimento e sabedoria infinitos.
A sabedoria de Deus é sua habilidade de usar os melhores meios para alcançar os melhores fins. Todos os atos de Deus são realizados com perfeita sabedoria. Isso significa que não se pode imaginar uma forma melhor para Deus realizar seu propósito, do que a que ele usou para realizá-lo.
Muitas pessoas questionam a sabedoria de Deus, apontando para a presença do mal, do sofrimento e tristeza no mundo. Quanto a isso, precisamos saber que os caminhos de Deus não são os nossos caminhos (Is 55.8).
Há momentos em que os caminhos de Deus nos parecem muito estranhos e pouco sábios. No entanto, por mais estranhos que nos pareçam, eles sempre nos conduzem à vida.
Muitas vezes passamos por aflições e angústias que nos trazem uma tristeza profunda e um grande sofrimento. No entanto, até mesmo essas situações estão debaixo do governo soberano de Deus.
Ainda que não entendamos como, podemos ter a certeza de que o Senhor faz com que todas as coisas cooperem para o bem daqueles que o amam. Em sua sabedoria multiforme, até mesmo nossas angústias e tristezas cooperam para o nosso bem.
Devemos ainda nos lembrar, que este mundo em que está sob a sombra perniciosa do pecado. A queda foi a maior de todas as calamidades e contaminou toda a criação. A escritura diz que a criação, agora, geme e suporta angústias (Rm 8.22).
No entanto o mundo não foi criado assim. Ele foi criado muito bom (Gn 1.31), e posteriormente corrompido pelo pecado. Quando Cristo concluir sua obra redentora, a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus (Rm 8.21).
Conclusão
A lição deste estudo nos mostrou que Deus conhece todas as coisas, sem exceção. Nada escapa ao conhecimento de Deus. Ele conhece o passado, o presente, o futuro e as possibilidades.
Ele conhece todas as suas criaturas e as motivações mais profundas do seu coração. Esse profundo conhecimento é a base de sua sabedoria, que consiste na habilidade divina de usar seu conhecimento perfeito.
Assim, além de onisciente, Deus é infinitamente sábio. Por isso, os caminhos de Deus são sempre os melhores, sua palavra é sempre a mais sábia, e os métodos de Deus são sempre os melhores.
Aplicação
Reconheça a limitação de seu conhecimento diante do conhecimento e da sabedoria de Deus. Submeta-se ao conhecimento e à sabedoria de Deus. Saiba que ele não erra nunca e dirige todas as coisas conforme seus santos propósitos de amor e bondade.
Descanse no fato de que os métodos de Deus são sempre os melhores, ainda que não consigamos compreendê-los. Peça sabedoria a Deus (Tg 1.5) para conhecer seus caminhos e andar por eles de forma alegre, sábia e santa.
Autor: Vagner Barbosa
Lista de estudos da série
1. O Ponto de Partida de Tudo: Como a singularidade de Deus transforma seu relacionamento com Ele – Estudo Bíblico sobre o Ser de Deus2. A Evidência Definitiva: Onde encontrar a certeza inabalável da Sua existência – Estudo Bíblico sobre a Existência de Deus
3. O Mistério Revelado: Como conhecer um Deus infinito sendo uma pessoa finita – Estudo Bíblico sobre a Revelação de Deus
4. O DNA Divino: As 2 chaves para entender o caráter de Deus – Estudo Bíblico sobre os Atributos de Deus
5. Alívio para os Aflitos: O segredo para receber o favor de Deus na sua dor – Estudo Bíblico sobre a Misericórdia de Deus
6. O Presente que Você Não Merece: Como a graça divina reescreve sua história – Estudo Bíblico sobre a Graça de Deus
7. A Força Mais Poderosa do Universo: Descubra as 3 verdades sobre o amor que age – Estudo Bíblico sobre o Amor de Deus
8. O Padrão Inegociável: Por que a santidade de Deus é a sua maior segurança – Estudo Bíblico sobre a Santidade de Deus
9. A Balança Perfeita: Como a justiça divina garante a ordem do universo e a sua paz – Estudo Bíblico sobre a Justiça de Deus
10. Fogo Santo: O que ninguém te contou sobre a ira de Deus e por que ela é boa notícia – Estudo Bíblico sobre a Ira de Deus
11. O Poder Sem Limites: O que a onipotência de Deus significa para suas impossibilidades – Estudo Bíblico sobre Onipotência e Vontade de Deus
12. A Mente Que Sabe Tudo: Como a onisciência de Deus traz conforto e direção para sua vida – Estudo Bíblico sobre a Onisciência de Deus
13. A Rocha Inabalável: Encontre segurança eterna na principal característica de Deus – Estudo Bíblico sobre a Imutabilidade de Deus