Opressão ou Possessão?: Entendendo os níveis de ataque demoníaco – Estudo Bíblico sobre a Influência Demoníaca

Em nosso último estudo sobre o que a Bíblia fala sobre Satanás e os demônios apontamos o agir desses seres durante as diferentes eras.

A partir de agora, mostraremos o que a Bíblia fala a respeito da relação dos cristãos com esses seres:

1. Eles estão ativos no mundo

Rudolf Bultmann disse que demônios eram mitos e, por isso, deviam ser desconsiderados das páginas do Novo Testamento para que as pessoas cultas pudessem receber o Evangelho. Mas a Bíblia mostra que Satanás sempre esteve ativo e por isso é necessário atenção (1 Pe 5.8).

Além disso, Jesus alertou que viriam tempos em que as pessoas poderiam ser enganadas com a presença de falsos cristos (Mc 13.21,22). Esses impostores, certamente, são agentes sob influência direta de Satanás (2 Cor 4.4;11.14).

2. A responsabilidade pelo pecado

É verdade que Satanás foi o primeiro a pecar e que o Novo Testamento fala da influência dos demônios sobre a vida do crente. Porém, deve ficar claro que a decisão de obedecer ou não ao Senhor é de responsabilidade do homem (Rm 6.12-16; Gl 5.16-26).

O NT não enfatiza a influência dos demônios levando o cristão a pecar, mas sim o pecado praticado pelo próprio crente. Paulo, quando escreveu para os coríntios, não ordenou que repreendessem os demônios - antes, advertiu seus leitores para que eliminassem as divisões e os litígios; que disciplinassem o incestuoso, que corrigissem os erros na Santa Ceia.

3. Um cristão pode ser possuído pelo demônio?

A fórmula “possessão demoníaca” não ocorre na Bíblia. O Novo Testamento fala em pessoa que “tem demônio” (Mt 11.18) ou que sofre influência demoníaca. O termo possessão comunica a idéia de que o indivíduo está desprovido de condições de tomar decisões por si mesmo.

Portanto, considerando que o que ocorre é influência demoníaca, a resposta para a pergunta acima é sim. O cristão pode sofrer graus diversos de ataque ou influência demoníaca (Lc 4.2; 2 Cor 12.7; Ef 6.12; Tg 4.7; 1 Pe 5.8). Por outro lado, nenhum cristão genuíno pode ter em si um demônio, visto que ele é santuário do Espírito (1 Cor 3.16).

Conclusão

Diante do exposto, aprendemos que Satanás está ativo; entretanto, embora tenha sido o primeiro a pecar, a responsabilidade pelo pecado de cada pessoa é de si mesma. Além disso, o crente não pode ter em si um demônio; contudo, isso não o isenta de sofrer ataques do mal.

Autor: Carlos Souza


Lista de estudos da série:

01 - As Primeiras Criaturas: Quem são os anjos, querubins e serafins? – Estudo Bíblico sobre a Criação Angelical

02 - A Ordem Celestial: Como funciona a hierarquia e a organização dos anjos? – Estudo Bíblico sobre a Hierarquia Angelical

03 - Você Tem um Anjo da Guarda?: A verdade bíblica sobre o número e a proteção dos anjos – Estudo Bíblico sobre a Proteção Angelical

04 - O Enviado Misterioso: Quem é o "Anjo do Senhor" no Antigo Testamento? – Estudo Bíblico sobre o Poder Angelical

05 - Mensageiros de Deus: O que podemos aprender com as aparições de anjos na Bíblia? – Estudo Bíblico sobre o Propósito Angelical

06 - Intervenção Divina: Como os anjos agem hoje e como devemos responder? – Estudo Bíblico sobre a Interação com Anjos

07 - Alerta de Engano: 3 perigos da adoração e da fascinação por anjos – Estudo Bíblico sobre Falsas Doutrinas

08 - A Grande Queda: De onde vieram Satanás e os demônios? – Estudo Bíblico sobre a Origem do Mal

09 - As Armas do Inimigo: Como os demônios agem para nos destruir? – Estudo Bíblico sobre a Ação Demoníaca

10 - O Inimigo nas Eras: A atividade demoníaca do Gênesis ao Apocalipse – Estudo Bíblico sobre a História Demoníaca

11 - Opressão ou Possessão?: Entendendo os níveis de ataque demoníaco – Estudo Bíblico sobre a Influência Demoníaca

12 - Armados para a Vitória: Qual a postura do cristão diante da batalha espiritual? – Estudo Bíblico sobre a Autoridade do Crente

Semeando Vida

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: