Hino 264 - Fronte ensanguentada


1. Oh! Fronte ensanguentada
Em tanto opróbrio e dor,
De espinhos coroada
Com ódio e com furor!
Tão gloriosa, outrora,
Tão bela e tão viril,
Tão abatida, agora,
De afronta e escárnio vil.

2. Quão humilhada pende
A face do Senhor!
Não vive, não resplende,
Já não tem luz nem cor!
Oh! Crime inominável,
Fazer anuviar
O brilho inigualável
De um tão piedoso olhar!

3. Estás tão carregado,
Mas todo fardo é meu!
Eu só me fiz culpado,
E o sofrimento é teu.
Venho aos teus pés, tremente,
Mereço a punição,
Mas olhas-me clemente
Com santa compaixão!

4. Sê meu refúgio forte,
Meu guia e vida e luz!
Que eu sinta, vendo a morte,
Conforto em tua cruz!
Na cruz com fé me abrigo
E amparo tu me dás!
E unido assim contigo,
Hei de dormir em paz!


Ênfase do hino: A ênfase principal do hino é a cruz de Cristo como símbolo do sofrimento e da humilhação, e a compaixão e o refúgio que encontramos em Cristo por meio dela.

Teologia do hino: O hino "Oh! Fronte ensanguentada" é uma expressão poética da teologia da cruz e da salvação pela graça. A letra destaca o sofrimento e a humilhação que Jesus experimentou na cruz, e a injustiça e o pecado que levaram a isso. A cruz é vista como um lugar de compaixão, onde podemos encontrar refúgio e consolo para nossas próprias dores e sofrimentos. A letra também destaca a necessidade de reconhecer nossa própria culpa e pecado, e a misericórdia de Deus que nos oferece salvação por meio da cruz de Cristo.

Textos bíblicos:
1. "Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." (Isaías 53:4-5)
2. "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei." (Mateus 11:28)
3. "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim." (Gálatas 2:20)

Metáforas e simbologia:
1. "Oh! Fronte ensanguentada" - A cruz é vista como um lugar de sofrimento e humilhação para Jesus, onde Ele carregou nossos pecados e dores.
2. "Sê meu refúgio forte" - A cruz é vista como um lugar de refúgio e consolo para aqueles que buscam a Cristo.
3. "Na cruz com fé me abrigo" - A cruz é vista como um lugar de proteção e segurança para aqueles que confiam em Cristo.

Aplicação prática: O hino nos convida a buscar em Cristo o refúgio e o consolo para nossas dores e sofrimentos. Na nossa vida cotidiana, isso significa reconhecer nossa própria culpa e pecado, e confiar em Cristo como nosso Salvador e Senhor. Também significa encontrar em Cristo a força e o amparo para enfrentar as dificuldades da vida, e descansar na sua graça e misericórdia.

Quando cantar: Este hino é apropriado para ser cantado em momentos de adoração e reflexão sobre a cruz de Cristo, especialmente durante a Semana Santa ou outras épocas litúrgicas que enfatizam a paixão de Cristo. Ele também é apropriado para ser cantado em momentos de consagração pessoal ou de comunhão com Deus, quando buscamos refúgio e consolo em Cristo. Além disso, pode ser cantado em momentos de encorajamento e fortalecimento para aqueles que enfrentam dores e sofrimentos em sua vida.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: