Hino 261 - O Gólgota


1. Mui longe o monte verde está
Ao norte de Sião
Ali na cruz, o bom Jesus
Nos deu a salvação

   Oh! Quanto, quanto nos amou!
   Amemo-lo também!
   E confiando em seu amor
   Façamos todo bem

2. Quem neste mundo sondará
A dor que padeceu?
Mas crer podemos: "Foi por nós
Que ali na cruz sofreu"

3. Morreu por nós na infame cruz
Perdão nos concedeu
Lavou os nossos corações
No sangue que verteu

4. Ninguém podia nos levar
Da pena eternal
Só Cristo pôde nos remir
A preço divinal

Ênfase do hino:
A ênfase principal do hino é a mensagem da salvação que recebemos através do sacrifício de Jesus na cruz, onde Ele manifestou o seu amor por nós. O hino destaca a importância de amarmos a Jesus e confiarmos em seu amor, bem como de reconhecermos que Ele sofreu por nós na cruz, concedendo-nos o perdão e a redenção.

Teologia do hino:
O hino traz uma mensagem sobre a natureza divina e humana de Jesus como o Salvador, que sofreu e morreu por amor a nós na cruz, concedendo-nos o perdão e a salvação. Ele destaca a importância da nossa fé em Jesus Cristo e do reconhecimento do seu sacrifício na cruz, que lavou os nossos corações no seu sangue. O hino enfatiza ainda a nossa redenção por meio de Jesus, que nos libertou da pena eterna.

Textos bíblicos:
- João 3:16: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
- Romanos 5:8: "Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores."
- Efésios 1:7: "Nele temos a redenção pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça."

Metáforas e simbologia:
- "Monte verde": O monte verde simboliza a distância entre nós e Deus, que foi superada pelo sacrifício de Jesus na cruz.
- "Cruz": A cruz é um símbolo do sacrifício de Jesus por amor a nós, concedendo-nos o perdão e a salvação.

Aplicação prática:
O hino nos convida a refletir sobre o amor de Deus manifestado em Jesus Cristo na cruz, que nos concedeu a salvação e o perdão. Ele nos lembra da importância de confiarmos em Deus e amá-lo em resposta ao seu amor por nós. Podemos aplicar essa mensagem em nossa vida cotidiana, buscando viver em comunhão com Deus e compartilhando o seu amor com os outros.

Quando cantar:
Este hino é apropriado para ser cantado em momentos de adoração e louvor, especialmente quando o tema é a salvação e o amor de Deus em Jesus Cristo. Ele pode ser utilizado em momentos de celebração da Páscoa, quando lembramos do sacrifício de Jesus na cruz e da sua ressurreição. Também é adequado para momentos de reflexão sobre a importância da nossa fé em Jesus Cristo e da nossa redenção por meio dele.

Clique aqui para ver outros hinos

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: