Hino 263 - Junto à Cruz de Cristo


1. Na cruz de Jesus Cristo, 
Meus olhos podem ver
Um vulto agonizante
Por mim, ali morrer
Então, estremecido
Contemplo o grande amor
Amor incomparável
Por mim, vil pecador

2. Bem junto à cruz de Cristo
Eu quero me abrigar
À sombra do madeiro
Alento posso achar
Aragem no deserto
Na estrada um doce lar
Jesus sempre ameniza
Meu árduo caminhar

3. Viver eu quero sempre
À sombra dessa cruz!
Nenhum fulgor anseio 
Senão o de Jesus!
O mundo abandonado
Eu tudo quis perder
Porquanto achei a Cristo
Que transformou meu ser

Ênfase do hino: A ênfase principal do hino é a cruz de Cristo como símbolo do amor e da redenção, e a importância de se abrigar à sua sombra para encontrar alento e transformação.

Teologia do hino: O hino "Na cruz de Jesus Cristo" é uma expressão poética da teologia da cruz e da salvação pela graça através da fé em Cristo. A letra destaca o grande amor de Deus por nós, que foi demonstrado na cruz, onde Jesus morreu por nossos pecados. A cruz é vista como um lugar de abrigo, onde podemos encontrar alento e transformação para enfrentar as dificuldades da vida. A letra também destaca a importância de se entregar completamente a Cristo e abandonar o mundo em troca de uma nova vida transformada por Ele.

Textos bíblicos:
1. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)
2. "Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu para o mundo." (Gálatas 6:14)
3. "Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me." (Mateus 16:24)

Metáforas e simbologia:
1. "Na cruz de Jesus Cristo" - A cruz é o símbolo máximo do amor de Deus e da redenção por meio de Cristo.
2. "À sombra do madeiro" - A sombra da cruz é uma metáfora de proteção e abrigo.
3. "O mundo abandonado" - O mundo é uma metáfora do pecado e da vida sem Cristo, que deve ser abandonado para seguir a Cristo.

Aplicação prática: O hino nos convida a buscar abrigo e transformação na cruz de Cristo, e a entregar completamente nossa vida a Ele. Na nossa vida cotidiana, isso significa reconhecer a nossa necessidade de salvação e de um relacionamento com Deus por meio de Cristo, e buscar a transformação que só Ele pode nos dar. Também significa abandonar o pecado e as coisas do mundo que nos afastam de Deus, e seguir a Cristo em obediência e fidelidade.

Quando cantar: Este hino é apropriado para ser cantado em momentos de adoração e reflexão sobre a cruz de Cristo, especialmente durante a Semana Santa ou outras épocas litúrgicas que enfatizam a paixão de Cristo. Ele também é apropriado para ser cantado em momentos de consagração pessoal ou de comunhão com Deus, quando buscamos a transformação em nossa vida espiritual. Além disso, pode ser cantado em momentos de encorajamento e fortalecimento na caminhada cristã.

Clique aqui para ver outros hinos

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: