O guia infalível para a batalha espiritual - Estudo Bíblico sobre Suplantar o Valente


Texto básico: Marcos 3.20-30

É notório a todos que a ação de Satanás se tem tornado cada vez mais forte, diversificada, abrangente e envolvente.

Ao olharmos o crescimento do Islã, das religiões místicas orientais, astrologia, ocultismo, feitiçaria etc., ficamos pasmados pelo fato de vermos os tentáculos do Diabo se estendendo e cativando milhões de seres humanos.

O contexto de nossa passagem (conforme Mt 12.22-32) nos fala da ação contundente de Jesus contra um espírito maligno que, tudo indica, causava a cegueira e a surdez à sua vítima. Ao operar a libertação, as enfermidades desaparecem daquele que estava sob o domínio demoníaco.

Os fariseus percebem que a popularidade de Jesus crescia devido a tais maravilhas e tramam, então, este estratagema, difundindo a mentira de que Jesus realizava tais atos pelo poder de Belzebu (=maioral dos demônios); colocando, deste modo, Cristo aliado e mancomunado com as forças das trevas e da maldade.

A defesa de Jesus é no sentido de mostrar que tal posição seria divisão do reino, levando o mesmo à ruína e decadência. Ele deixa muito claro a todos que o que realizava era operado pelo “dedo de Deus”, manifestando o Poder do Alto.

Neste contexto ensina a verdade gloriosa de que a libertação daquela vida cativa era a suplantação do valente e a retomada dos bens sob seu domínio.

Isto nos diz respeito ainda hoje? Estamos nós envolvidos em um contexto semelhante? Creio que sim, e é mister que estejamos (como Cristo) suplantando o valente. Mas, como se suplanta o valente?

1 - AMARRANDO O VALENTE (v.27)

Este não é um tema muito desenvolvido em nosso meio, e pode, por isso, parecer sem sentido e até absurdo. Mas, uma orientação tão clara de Jesus não pode ser enquadrada na categoria de absurda. Não estamos pensando em “amarrar o valente" nos termos inconsequentes que vemos em alguns "shows exorcistas".

Há uma realidade muito mais profunda do que simplesmente levar uma pessoa a ter suas mãos em posição de aprisionamento. O que temos aqui é uma afirmação muito mais séria, profunda e expressiva do que “está amarrado em nome de Jesus".

Amarrar o valente (que é o Diabo ou qualquer demônio) significa submeter e neutralizar a força desses seres que estão perturbando, afligindo e possuindo vidas. É uma batalha espiritual que travamos nas regiões celestiais e declaramos que o Diabo está quebrado e sem poder.

Se há alguém que possa fazer com que o Diabo seja “amarrado”, esse alguém é o remido do Senhor, na autoridade do nome de Jesus. A nós nos tem sido dada esta autoridade da parte do Senhor Jesus Cristo para exercê-la em seu Nome (Lc 10.19,20).

As nações podem ficar sob a influência de valores e forças espirituais contrárias a Deus. Diante deste cenário, nós (Igreja de Cristo) somos chamados a ser uma força espiritual para o bem, pois conosco está o “Valente mais valente que aquele" (Lc 11.22), a saber: Jesus Cristo, o Senhor.

Neste Nome podemos e temos que amarrar todo e qualquer "valente". Esta é a autoridade que nos foi concedida e não pode ser resistida ou vencida.

Que seja nossa boca fonte de poder e autoridade para abençoar nossa casa, cidade e país; amarrando e neutralizando o poder de Satanás e seus seguidores nesta luta espiritual na qual fomos engajados por Deus (Ef 6.12).

Amarrar o valente em nome de Jesus é o desafio de Deus a nós, sua Igreja. O que amarrarmos aqui, será amarrado por Deus. É preciso ter medo de enfrentar Satanás?

2 - RECONQUISTANDO TERRENO (v.27)

O Diabo é usurpador, e o que hoje é seu terreno foi por ele usurpado. Cabe a nós recuperar e retomar todos estes territórios que estão em suas mãos. Isto é desafio feito a nós; é missão nossa.

Jesus chega a ser quase rude em sua linguagem: “saquear a casa”. Nós podemos “saquear” a casa (Alugar em que há domínio do valente) e reconquistar o terreno de duas maneiras:

a) Manifestando o Reino de Deus

Trata-se, em primeiro lugar, da proclamação do Reino de Deus, do Evangelho de Jesus. A pregação do Evangelho levará à manifestação do Reino de Deus, o que deixará Satanás em alvoroço.

Manifestar o Reino é torná-lo visível em suas expressões invisíveis e abstratas, isto é, não se prega a “espíritos desencarnados" ou "almas penadas"; prega-se a seres humanos reais com necessidades reais e que necessitam de soluções reais.

A presença das ações (obras) cristãs é necessária à autenticação da mensagem cristã, sem o que ela se torna oca, vazia, inócua (І Co 13.1).

Manifestação do Reino é a união das atitudes à Palavra pregada. No contexto de Marcos a manifestação do Reino é a autoridade de subjugar os demônios num confronto direto.

Suplantar o valente ocorre quando manifestamos pelo “dedo de Deus” o seu Reino, libertando vidas da possessão e escravidão nas quais viviam sob o jugo de Satanás.

O Reino dos Céus irrompe na terra pela pregação, pelas boas obras e pelo exercício da autoridade, libertando vidas em Nome de Cristo.

b) Assumindo as Posições

O orgulho, a vaidade, a jactância etc., são condenados com veemência na Bíblia.

Devido a isso, o Diabo tem introduzido uma filosofia de vida (morte) em nosso meio pela qual insinua que não devemos ocupar lugar de comando ou decisão, pois tal atitude contraria os ensinos de Cristo. Somos chamados a ser "sal da terra e luz do mundo", e isso significa que nossa influência precisa ser sentida.

O Diabo conseguiu, por algum tempo, manter a mentira de que o crente não pode ser político, pois o ambiente é sujo e mesquinho etc. Ele não nos deseja ver lá, pois sabe que nessa instância é que se tomam as decisões.

Precisamos estar nesses postos como influência salutar, promovendo a glória de Deus e a dignidade do ser humano, banindo as insinuações e atuação nocivas de Satanás.

Os crentes têm de estar em postos de comando na Política, Judiciário, Sistema Econômico, Forças Armadas, Ministério Público, Sindicatos etc., fazendo com que os valores do Reino de Deus sejam estabelecidos.

Assuma posições de comando (no Poder e Graça de Deus), e com sua vida cristã de probidade e lealdade ao Senhor faça com que o valente seja suplantado. Retomemos nossas posições “saqueando a casa do valente”; recuperando o que é nosso.

3 - LIBERANDO O ESPIRITO

Embora esteja aparecendo como 3º item, não significa que seja menos importante que os anteriores. Aliás, penso que este seja o determinante dos anteriores. É impossível "suplantar o valente” amarrando-o, retomando-lhe os terrenos sem que consintamos com a "liberação do espírito”.

Refiro-me a uma matéria da mais alta importância para todos nós: o quebrantamento. O tema é explorado com abundância e profusão em toda a Bíblia. É o coração compungido e o espírito contrito que Deus usa com poder e graça.

Há necessidade premente de que o homem exterior (o físico, o visível) seja quebrado, a fim de que o homem interior assuma o controle e a direção de tudo em nosso viver.

A Bíblia usa a figura do vaso para ilustrar esta verdade espiritual (II Co 4.7), mostrando que somos receptáculos de um tesouro maravilhoso, mas para que tal tesouro se manifeste é necessário que o vaso seja quebrado. Ou o vaso é quebrado, quebrantado, partido, ou o tesouro fica escondido.

Quando Jesus foi ungido (Mc 14.3) em Betânia, vemos uma mulher quebrando um vaso de alabastro e a casa sendo inundada por agradável perfume. Nós somos o “bom perfume de Cristo" (II Co 2.15), mas tal perfume só inundará as vidas, os lares, as cidades, o país se o vaso que encerra tal perfume for quebrado.

Jesus sabia e ensinou que é do interior que procedem as misérias, as desgraças, as degradações, o pecado. Mas, sabia também que é de lá (pela presença do Espírito Santo) que procedem as virtudes, os valores eternos, a edificação, a santidade.

O homem interior passa a assumir o controle total de nossa vida e o homem exterior (mente, emoção, intelecto, corpo) quebrado se torna canal de fluência dessas manifestações gloriosas de Deus.

Quando liberamos nosso espírito, que é guiado pelo Espírito Santo de Deus (com o homem exterior quebrantado), suplantamos, subjugamos e vencemos o valente, pois através de nós se manifesta o “Valente mais valente que Satanás".

CONCLUSÃO

Para "saquear a casa do valente" é preciso amarrá-lo. Você recebeu de Deus tal autoridade e poder. Exerça-os em nome de Jesus.

Amarre e subjugue o valente, reconquiste os terrenos que ele usurpou e roubou. Libere o seu espírito sob o comando do Espírito Santo de Deus, para que o Reino de Deus seja manifesto e, desse modo, “as portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja".

O valente não suportará, as trancas do inferno não resistirão à força dos remidos do Senhor que estão sob o comando do Valente supremo, Cristo Jesus, o Senhor. O Diabo tem de ser amarrado e suplantado em nome de Jesus.

Autor: PAULO AUDEBERT DELAGE


Lista de estudos da série

1. A voz que preparou o Rei – Estudo Bíblico sobre João Batista em Marcos
2. O segredo para vencer no deserto – Estudo Bíblico sobre a Tentação de Cristo
3. O poder de Deus nos pequenos detalhes – Estudo Bíblico sobre a Cura da Sogra de Pedro
4. O toque que quebra todas as barreiras – Estudo Bíblico sobre a Cura do Leproso
5. O guia infalível para a batalha espiritual – Estudo Bíblico sobre Suplantar o Valente
6. Do caos à paz: O passo a passo da libertação – Estudo Bíblico sobre o Endemoniado Gadareno
7. Encontrando esperança quando tudo desmorona – Estudo Bíblico sobre a Filha de Jairo
8. O toque de fé que libera o milagre – Estudo Bíblico sobre a Mulher do Fluxo de Sangue
9. As 3 responsabilidades que todo discípulo precisa saber – Estudo Bíblico sobre a Multiplicação dos Pães
10. 5 Lições de vida com quem o mundo despreza – Estudo Bíblico sobre o Cego Bartimeu
11. Só folhas? O aviso de Jesus que você não pode ignorar – Estudo Bíblico sobre a Figueira que Secou
12. Dono, trabalhadores e herdeiro: Qual seu papel nesta história? – Estudo Bíblico sobre a Parábola dos Lavradores Maus
13. O substituto improvável: por que a morte dele garantiu sua vida – Estudo Bíblico sobre Jesus e Barrabás

Semeando Vida

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
WhatsApp 🔒 Salvos