Alegria Inabalável: O Segredo para Louvar a Deus em Meio às Provações – Estudo Bíblico sobre a Igreja de Filipos

Textos Básicos: Atos 16.1-40 e Filipenses 4.4-7

O estado de Minas Gerais recebeu este nome por causa das riquezas encontradas em suas minas. O crescimento do estado e a exploração foram intensos. Passear por Minas Gerais é sempre uma grande alegria.

O povo mineiro é muito hospitaleiro, acolhendo sempre seus convidados com um delicioso café, e delícias como pão de queijo, bolo, etc.

A cidade de Filipos parece ter semelhanças com o Estado de Minas Gerais. Ela dava passagem para as minas de ouro e, por isso, muitos viviam ali para trabalhar nas minas.

Além do mais, a cidade parecia bem acolhedora, pelo menos ao reparar na hospitalidade de Lídia; preste atenção no que Lucas diz dela: “ela nos persuadiu a ficar em sua casa.”

Paulo e Silas chegaram a Filipos orientados pelo Espírito Santo e na certeza de que naquela cidade o nome de Jesus deveria ser pregado. Chegando à cidade, eles procuraram o lugar de oração, era comum ter um lugar de oração. Havia um junto ao rio e eles foram até lá. Ali pregaram para algumas mulheres.

Entre elas, Lídia, uma vendedora de púrpura, se converteu ao Senhor, foi batizada junto com toda sua família, e, de imediato, os convidou para se hospedarem em sua casa.

1. Provação x alegria

Três garotas adolescentes, certa vez, começaram a conversar sobre namoro. Uma delas, cristã, começou a combater arduamente a ideia do “ficar” e do namoro sem objetivo.

Ela foi contra tudo aquilo que as pessoas têm aceito como certo e comum. Foi condenada e criticada por suas amigas, mas sentiu-se aliviada e feliz por fazer a vontade de Deus, por falar de sua fé a outras pessoas.

Paulo e Silas não tiveram vida fácil em Filipos. Nem todos concordavam com a opinião ou com a mensagem que os visitantes pregavam. Eles não estavam prontos para mudar o pensamento, o estilo de vida.

Uma jovem possessa de espírito adivinhador passou a perseguir Paulo e Silas por vários dias, afirmando que eles eram servos do Deus Altíssimo e anunciavam o caminho da salvação (At 16.16,17).

Ela dava grande lucro aos seus senhores, até que Paulo expulsou o tal demônio. Aqueles homens não estavam preocupados com o bem daquela moça, mas com o lucro. Por causa disso, providenciaram que Paulo e Silas fossem presos. A provação começou.

A provação parece o inimigo número um da alegria, no entanto, para Paulo e Silas, aquele momento de grande desconforto foi transformado em momento de louvor e adoração a Deus, pois eles se alegravam no evangelho, se alegravam por serem perseguidos por pregarem o nome de Cristo. Isso fazia da provação um motivo de grande alegria e perseverança (cf. Tg 1.12,3).

A reação de Paulo e Silas à provação trouxe grandes vitórias para suas vidas, para o evangelho, para a igreja de Filipos.

  • De noite os dois cantavam e oravam, quando as cadeias se abriram devido a um terremoto. O medo do carcereiro foi tão grande quando viu as portas abertas que pensou em se matar, mas ninguém havia fugido. Por causa do ocorrido, o carcereiro se entregou a Cristo e foi batizado com toda sua família (vs. 25-34).
  • Quando seriam postos em liberdade, Paulo reclamou que, sendo cidadãos romanos, foram açoitados, logo as autoridades pediram desculpas por medo das consequências e os colocaram em liberdade (vs. 35-39).
  • Passaram na casa de Lídia, onde encontraram os irmãos e os confortaram com toda alegria que aquela provação tinha trazido para suas vidas (v. 40).

Viu?

Eles não saíram derrotados, mas vitoriosos. Será que também podemos encontrar alegria nas provações pelas quais passamos?

2. A alegria contagia

É bonito ver a alegria dos apóstolos na prisão. Chega a ser emocionante. Mas é difícil ter a mesma atitude quando somos motivo de deboche, de críticas, etc. Como você pode se alegrar se no meio da turma se sente como um "ET"?

Paulo diz em Filipenses 4.4: “Alegrai-vos sempre no Senhor.” A nossa alegria deve estar em Cristo. Como a gente se alegra em alguém? O que significa: “Alegrai-vos no Senhor"?

Vamos ver um exemplo, se você quiser tirar a prova é só ficar de olho nas crianças que você conhece. O bebê quando chora está chamando a mãe. No colo da mãe ele se sente seguro.

Mesmo que esteja doentinho, consegue dormir tranquilamente nos braços dela e até esboçar um sorriso. A criança se alegra na mãe, pois sabe que nela está a sua esperança, é ela quem pode dar colo, quem pode socorrer e garantir cuidado e segurança.

É assim que devemos nos alegrar no Senhor, confiando que estamos seguros em seus braços e que ele não vai nos deixar. Mesmo quando estamos fracos, doentes, os seus braços são confortáveis e fortes para nos sustentar.

Foi assim o início de tudo em Filipos, alegria no Senhor em meio a grandes provações. Paulo os exortou a continuarem assim, alegrando-se no Senhor, sabendo que ele está presente.

E ele ainda os exorta a que, em momentos mais difíceis, de ansiedade, de dúvida, que entreguem tudo ao Senhor, já agradecidos, pois ele está no controle de todas as coisas, até das provações. Não foi assim quando eles, Paulo e Silas, estavam na prisão?

Assim como os dois podiam se alegrar e louvar naqueles momentos, nós podemos hoje nos alegrar em meio a tribulações e provações. Talvez o Senhor não envie um terremoto, mas com certeza a sua mão estará agindo.

3. Oração de quem aprendeu a se alegrar no Senhor

Paulo continua sua carta aos filipenses dizendo para serem moderados, não andarem ansiosos, mas para entregarem tudo nas mãos do Senhor (Fp 4.5,6).

Ser moderado é ser prudente, calmo, controlado. Mas como ser controlado num momento de grande luta? Como ouvir afrontas e ser moderado?

Como ficar tranquilo quando preciso tanto de algumas coisas que nunca chegam ou acontecem? Como esperar quando toda turma pensa diferente e só eu estou no sentido contrário?

Como? Leia o restante do texto: “em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (Fp 4.6b).

Você está com problemas? Está angustiado? Não sabe como sair de uma fria? Conte tudo para Deus. Foi isso que Paulo disse aos filipenses. Eles deveriam cuidar de seus problemas, não esquecê-los. Deveriam entregá-los nas mãos de Deus.

4. Conclusão

Paulo e Silas foram enviados para uma missão muito difícil em Filipos. Foram porque o Espírito Santo os enviou. Passaram por provações, por açoites, por cadeias, por terremoto, etc., e, mesmo assim, continuaram se alegrando no Senhor.

Cumpriram a missão para a qual foram enviados. Eles plantaram uma igreja firme que, enquanto eles estavam na cadeia, orava também. Foram abençoados por Deus e por isso puderam sair dali regozijando-se por terem alcançado mais um povo.

Aplicação

Talvez você tenha receio de ser diferente de toda a turma ou receio de falar contra aquilo que é pecado. Ou, muitas vezes, passa por provações e perseguições só porque é diferente, porque é cristão.

Neste caso, faça com que suas petições e seus medos sejam conhecidos do Senhor (Fp 4.6). Assim você sentirá uma paz tão grande que ninguém vai entender, nem sequer você, pois ela ultrapassa o entendimento humano.

Talvez demore para colher os frutos, mas vai saber que tem os braços do Pai para descansar e ficar seguro, enquanto a tempestade não passa. O importante é ser achado em Cristo, confiado na justiça de Deus que vem pela fé (Fp 3.8,9).

Autor: LEANDRO ANTÔNIO DE LIMA


Lista de estudos da série

1. O Começo Explosivo: Descubra o Segredo do Crescimento da Primeira Igreja – Estudo Bíblico sobre a Igreja de Jerusalém

Semeando Vida

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: