Hino 365 - Convite às crianças


Oh, vinde crianças!
Cantai a linda história
Do bom Messias, Rei dos reis,
Jesus, o Salvador.
E repeti, com gratidão,
A eterna e meiga exclamação:
“Deixai as crianças que venham a mim.”

Pais crentes traziam
A Cristo seus filhinhos,
Mas quando alguém os impediu,
Tentando os afastar
Ouviu-se a voz do Mestre, então,
Dizer com grande compaixão:
“Deixai as crianças que venham a mim.”

Oh, vinde crianças!
Jesus deseja a todas
A sua bênção conceder,
E sua salvação!
A voz de Cristo, o Bom Pastor,
Repete ainda com amor:
“Deixai as crianças que venham a mim.”

Ênfase do hino: 
O hino "Oh, vinde crianças!" tem como principal ênfase a mensagem de que Jesus deseja que todas as crianças se aproximem dele e recebam sua bênção e salvação.

Teologia do hino:
O hino "Oh, vinde crianças!" apresenta uma teologia centrada em Cristo como o Salvador e Rei dos reis. 

A mensagem principal é que Jesus deseja que as crianças se aproximem dele, independente de qualquer impedimento que possa surgir. 

Isso reflete a teologia bíblica da graça de Deus que se estende a todos, inclusive às crianças, que são alvo do amor e da compaixão divina. 

O hino também destaca a importância da fé simples e confiante das crianças, que são capazes de reconhecer a grandeza de Jesus e se aproximar dele com humildade e sinceridade.

Textos bíblicos:
- "Deixai as crianças e não as impeçais de virem a mim, porque de tais é o Reino dos Céus." (Mateus 19:14)

- "E disseram-lhe: Ouves o que estes dizem? E Jesus lhes disse: Sim; nunca lestes: Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor?" (Mateus 21:16)

- "E levaram-lhe também meninos, para que ele lhes tocasse; e os discípulos, vendo isto, repreendiam-nos. Mas Jesus, chamando-os para si, disse: Deixai vir a mim os meninos, e não os impeçais, porque dos tais é o Reino de Deus." (Lucas 18:15-16)

Metáforas e simbologia:
- "Cantai a linda história do bom Messias, Rei dos reis, Jesus, o Salvador": a metáfora do "bom Messias" remete à figura de Jesus como o Messias esperado pelos judeus, que veio para salvar a humanidade de seus pecados e conduzi-la ao Reino de Deus.

- "Deixai as crianças que venham a mim": essa frase se tornou um símbolo da acolhida de Jesus às crianças e representa a mensagem central do hino, de que todas as crianças devem se aproximar de Jesus sem impedimentos ou barreiras.

- "A voz de Cristo, o Bom Pastor, Repete ainda com amor: Deixai as crianças que venham a mim": a metáfora do "Bom Pastor" remete à figura de Jesus como o guia e protetor das ovelhas, que se preocupa com cada uma delas e deseja conduzi-las ao caminho da salvação.

Aplicação prática:
O hino "Oh, vinde crianças!" tem uma aplicação prática importante para a vida cotidiana, especialmente no que diz respeito à educação cristã das crianças. 

A mensagem de que Jesus deseja a aproximação das crianças e que elas são alvo do seu amor e compaixão deve ser transmitida de maneira clara e simples. 

Os pais e responsáveis devem incentivar as crianças a se aproximarem de Jesus desde cedo, ensinando-lhes a ter uma fé simples e confiante, baseada na Palavra de Deus. 

O hino também pode ser utilizado em celebrações e cultos infantis, reforçando a mensagem de que Jesus ama as crianças e deseja tê-las em sua presença.

Quando cantar:
O hino "Oh, vinde crianças!" é apropriado para ser cantado em celebrações e cultos infantis, bem como em ocasiões que envolvam a presença de crianças, como escolas dominicais e festas infantis. 

Além disso, pode ser utilizado em cerimônias de batismo, como forma de lembrar que Jesus acolhe a todos, inclusive as crianças. 

O hino também pode ser cantado em momentos de reflexão sobre a importância da fé simples e confiante das crianças, sendo adequado para ser entoado em velórios de crianças ou em ocasiões que envolvam a presença de famílias que perderam seus filhos.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: