Hino 362 - Brilhando por Jesus

Seu navegador não suporta o elemento audio


1. Vejo no céu, esplendente,
Do sol a clara luz! 
Quero viver tão-somente 
Brilhando por Jesus.

   Brilhando, brilhando, 
   Brilhando qual doce luz! 
   Brilhando, brilhando, 
   Brilhando por meu Jesus!

2. Quero na vida exaltá-lo 
Na escola e no estudar. 
Quero também imitá-lo 
Em casa e no brincar.

3. Amável com toda gente, 
Assim me quer Jesus!
De rosto alegre e contente 
Brilhando como a luz.

4. O feio e triste pecado 
Ajuda-me a vencer! 
Tendo Jesus ao meu lado,
Eu quero aqui viver. 

Informações
Letra: Nellie Talbot
Adaptação: Salomão Ferraz, 1908
Música: Edwin Othello Excell, 1851 - 1921

Ênfase do hino:
A ênfase principal do hino é o desejo de viver para exaltar e imitar Jesus, brilhando como luz em todas as áreas da vida. O hino enfatiza a importância de vencer o pecado e ter Jesus ao nosso lado para que possamos ser verdadeiros discípulos e testemunhas de Cristo.

Teologia do hino:
O hino Brilhando por Jesus é um convite para uma vida de santidade e compromisso com Cristo. O tema da luz é novamente presente, representando a presença de Cristo em nossas vidas e a nossa missão de sermos luz no mundo. O hino também destaca a importância da imitação de Cristo, seguindo o exemplo de amor e humildade que ele nos deixou. Além disso, o hino enfatiza a vitória sobre o pecado, que só é possível através da presença e poder de Cristo em nossas vidas.

Metáforas e simbologia:
O hino utiliza a metáfora da luz para representar a presença de Cristo em nossas vidas e a nossa missão de sermos luz no mundo. A expressão "brilhando como a luz" destaca a importância de sermos verdadeiras testemunhas de Cristo, refletindo a sua luz através das nossas palavras e ações. Além disso, o hino também enfatiza a importância da vitória sobre o pecado, que é simbolizado como algo feio e triste.

Aplicação prática:
O hino Brilhando por Jesus nos desafia a viver uma vida de compromisso com Cristo em todas as áreas da vida. Devemos buscar imitar o exemplo de amor e humildade que Cristo nos deixou, sendo amáveis com todas as pessoas e refletindo a sua luz em tudo o que fazemos. Além disso, devemos buscar vencer o pecado em nossas vidas, contando com a presença e o poder de Cristo para nos ajudar nessa jornada. Como cristãos, devemos buscar ser verdadeiras luzes no mundo, testemunhando de Cristo através das nossas palavras e ações.

Quando cantar:
O hino Brilhando por Jesus é apropriado para ser cantado em qualquer ocasião em que se deseje enfatizar a importância de uma vida de compromisso com Cristo e de testemunho para o mundo. É um hino adequado para ser cantado em cultos de adoração, estudos bíblicos, retiros espirituais e outros eventos cristãos. Também é apropriado para ser cantado em momentos de celebração, como casamentos ou aniversários, lembrando-nos da importância de vivermos para exaltar e imitar Jesus em todas as áreas da vida.

História
O texto deste poema para crianças é de Neilie Talbot e foi traduzido e adaptado pelo Rev. Salomão Ferraz (1880-1969) que foi Bispo da Igreja Católica Livre do Brasil, escritor, poeta e teólogo. 

A música é do compositor norte-americano Edwin Othello Exceli nascido em Ohio, em 1851, filho de um pastor da Igreja Reformada Alemã. 

Tomou-se um conhecido e apreciado professor de canto escolar. Também se dedicou a reger o canto em campanhas evangelísticas. Durante a campanha da Igreja Metodista Episcopal em East Brady, Pennsylvania, converteu-se e passou a dedicar-se à música sacra. 

Fez seus estudos com George F. Root (v. hino n° 335) e seu filho Frederick W. Root. Transferiu-se para Chicago em 1883 e começou a publicar coleções de hinos evangelísticos que foram largamente usados. 

Foi ativo na condução da música nas convenções de Escolas Dominicais. Auxiliou o bispo metodista Rev. John H. Vincent na organização do "International Sunday School Lessons". 

Reconhecido por sua capacidade na condução do canto congregacional, veio a participar, durante vinte anos, das campanhas do evangelista Sam P. Jones. 

Compôs mais de dois mil cânticos e publicou cerca de cinqüenta coleções. Faleceu em Louisville, Kentucky, quando participava de uma campanha reavivalista com Gypsy Smith, em 1921. 

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: