Hino 364 - Graças a Deus

Seu navegador não suporta o elemento audio


1. De manhã, deixando o leito, 
Faço a Deus minha oração. 
Dou-lhe graças pela noite,
Pelo sono e proteção.

2. Mas também, durante o dia, 
Sou mui grato ao meu Senhor, 
Pelo pão, o lar e a vida, 
Que me provam seu amor.

3. E depois, vindo a noitinha, 
Novamente, ao me deitar, 
Oro a Deus e, agradecido. 
Letra: Antonio de Campos Gonçalves, 1941
Música: Melodia brasileira
Arranjo: Alberto Willard Ream, 1948

Ênfase do hino:
A ênfase principal do hino é a gratidão a Deus por todas as suas bênçãos e pela sua proteção e provisão em todos os momentos do dia. O hino enfatiza a importância da oração e da gratidão em nossa vida diária, reconhecendo a Deus como o provedor de todas as coisas boas.

Teologia do hino:
O hino é uma expressão de fé e gratidão a Deus, reconhecendo-o como o provedor de todas as coisas boas e como aquele que nos protege e nos guarda em todos os momentos do dia. A oração é vista como um ato de comunhão com Deus e de reconhecimento da sua bondade e misericórdia para conosco. Além disso, o hino enfatiza a importância de dormir em paz, confiando na proteção de Deus durante a noite.

Metáforas e simbologia:
O hino não utiliza metáforas ou simbologia, mas enfatiza a importância da oração e da gratidão em nossa vida diária, reconhecendo a Deus como o provedor e protetor de todas as coisas boas.

Aplicação prática:
O hino nos desafia a viver uma vida de oração e gratidão a Deus, reconhecendo-o como o provedor de todas as coisas boas em nossas vidas. Devemos buscar agradecer a Deus por todas as bênçãos que recebemos, desde o pão que comemos até a proteção que nos é oferecida em todos os momentos do dia. Além disso, devemos buscar confiar em Deus durante a noite, dormindo em paz e confiantes na sua proteção e cuidado em nossas vidas.

Quando cantar:
O hino é apropriado para ser cantado em qualquer ocasião em que se deseje enfatizar a importância da oração e da gratidão em nossa vida diária. É um hino adequado para ser cantado em cultos de adoração, estudos bíblicos, retiros espirituais e outros eventos cristãos. Também é apropriado para ser cantado em momentos de celebração, como casamentos ou aniversários, lembrando-nos da importância de reconhecer a Deus como o provedor e protetor de todas as coisas boas em nossas vidas.

História
O Rev. Antônio de Campos Gonçalves nasceu em Araras, em 1899. Estudou no Colégio Piracicabano, no Instituto Grambery e no Seminário Metodista. 

Sua primeira nomeação pastoral foi em 1920. Pastoreou diversas igrejas e ocupou cargos importantes na Sociedade Bíblica do Brasil, na Confederação Evangélica e, em especial, na Comissão do "Hinário Evangélico". 

Tem colaborações em muitos periódicos da Igreja Metodista e publicações literárias seculares. É autor de inúmeros hinos, traduções, adaptações que estão incluídos em quase todos os hinários brasileiros. 

Alguns trabalhos foram traduzidos para o inglês e publicados nos Estados Unidos. Dez produções suas estão incluídas em nosso hinário. O Rev. Antônio de Campos Gonçalves faleceu em 1983. 

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: