Mateus 22:34-40
34 - Entretanto, os fariseus, sabendo que ele fizera calar os saduceus, reuniram-se em conselho.
35 - E um deles, intérprete da Lei, experimentando-o, lhe perguntou:
36 - Mestre, qual é o grande mandamento na Lei?
37 - Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.
38 - Este é o grande e primeiro mandamento.
39 - O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
40 - Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.
Introdução
Quem já não ouviu a frase: “Cada um por si e Deus por todos”?
Esta frase traduz perfeitamente o conceito que muitos têm da vida. São pessoas que se preocupam apenas consigo próprias, que vivem para si mesmas. E não são poucos que hoje em dia vivem assim.
Esse tipo de atitude tão presente no ser humano e também na sociedade tem o nome de egoísmo. O dicionário define egoísmo como: "o amor exclusivo de sua pessoa e de seus interesses".
De fato, o egoísta não se preocupa com os outros, mas trata só dos seus próprios interesses.
E basta um olhar atento no nosso dia-a-dia para perceber que o egoísmo está em todo o lugar e situação.
Ilustrações
Eu estava dirigindo, voltando do Rio Grande do Sul com a família, quando uma fila de carros se formou. Estavam arrumando o asfalto lá na frente.
Mas não demorou muito para que os espertinhos começassem a furar a fila de carros. O sujeito ia pelo acostamento pelo outro lado da pista e assim passava na frente de uns 50 carros.
Aqueles que furaram a fila não pensaram em quem estava atrás. Estavam pensando apenas em si mesmos. Até que um pouco atrás de mim um caminhão se colocou de atravessado na estrada e impediu a movimentação.
A mesma coisa ocorre no banco. Você pega senha, fica sentado esperando. Chega alguém que é amigo de fulano e sicrano e passa na sua frente.
E há tantos outros exemplos!
Explicação
Mas antes de tudo, reflita um pouco comigo no texto bíblico que acabamos de ler!
Nós temos aqui mais uma das tentativas de conspiração dos saduceus e fariseus contra Jesus. A ideia era por à prova Jesus com uma pergunta a respeito da Lei. A intenção era colocar Jesus em uma situação em que ele viesse a blasfemar.
Entre os fariseus era muito comum o debate sobre qual preceito era o mais importante da lei.
Mas para a surpresa deles, Jesus se valeu dos textos de Deuteronômio 6.4,5 e Levítico 19.18, afirmando que o maior mandamento consiste em amar a Deus sem reservas e o próximo como a si mesmo.
Ou seja, um homem não pode amar a Deus num sentido real sem amar também a seu próximo, feito como ele à imagem de Deus.
Esta é a mensagem que o apóstolo João dá em sua carta.
1 João 4:20-21
20 - Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.
21 - Ora, temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão.
Esses textos já mostram como o egoísmo é incompatível com a vida do cristão.
Vejamos então três lições que nos ajudarão a vencer o egoísmo em nossas vidas.
1 – Identificando o egoísmo
Quando o apóstolo Paulo escreveu ao jovem pastor Timóteo, ele preveniu que nos últimos dias sobreviriam tempos difíceis, tempos em que as pessoas seriam, entre outras coisas, egoístas.
2 Timóteo 3:1-2
1 - Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis,
2 - pois os homens serão egoístas...
De fato a nossa sociedade moderna é altamente egoísta. Hoje está muito em moda o individualismo. Cada um pensa em si mesmo.
E apesar de termos tecnologia que nos aproxima por meio de redes sociais, telefone, e assim por diante, a verdade é que estamos cada vez mais isolados e distantes uns dos outros.
Há um individualismo muito grande na nossa vida. As pessoas deixam de ser irmãs e parceiras para se transformarem em concorrentes umas das outras.
Se analisarmos na história, veremos que o egoísmo é o grande responsável pelas cruéis e brutais desigualdades entre pessoas, povos e nações.
Outra coisa importante quando falamos de egoísmo é sermos capazes de fazer uma análise em nós mesmos. O quanto nós somos egoístas?
Eu vou citar algumas características de atitudes egoístas. Avalie sua vida, se você não tem agido assim.
O egoísta:
- Pensa somente em si mesmo
- Suas opiniões são as que realmente valem
- Suas necessidades vão sempre em primeiro lugar
- Apenas se aproxima de pessoas que possam lhe ser úteis
- Seu relacionamento com as pessoas é superficial
- Tem um desejo intenso de ser elogiado
- Tem um desejo intenso de ser superior aos outros
- Controla conversas e sempre se coloca como centro das mesmas
- Autoproclama suas próprias realizações – “eu fiz isso”, “eu fiz aquilo”, “se não fosse por mim” etc.
- Vontade de dominar
- Anseio profundo por dinheiro e posses mundanas
- Só fica satisfeito quando tudo é feito conforme sua vontade
- Não gosta de dividir ou compartilhar
- Não gosta de ajudar
- Não consegue se envolver em atividades que tragam mais benefícios aos outros do que a si mesmo
Você identifica o egoísmo em sua vida? Você quer mudar de atitude? Então preste atenção nos dois próximos pontos.
2 - O que a Bíblia fala sobre o egoísmo
Vejamos novamente o que Jesus disse em Mateus 22.36 a 39:
Mateus 22:36-39
36 - Mestre, qual é o grande mandamento na Lei?
37 - Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.
38 - Este é o grande e primeiro mandamento.
39 - O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Note que toda a ética cristã está fundamentada no amor: no amor a Deus sobre todas as coisas e no amor ao próximo como a si mesmo. Dentro desses dois princípios não há espaço para o egoísmo.
Aonde prevalece o egoísmo não há amor, nem ao próximo nem a Deus. É por isso que Jesus condenou os fariseus e sua falsa devoção. Eles não demonstravam amor a Deus e nem amor ao próximo na sua conduta.
Marcos 12:38-40
38 - E, ao ensinar, dizia ele: Guardai-vos dos escribas, que gostam de andar com vestes talares e das saudações nas praças;
39 - e das primeiras cadeiras nas sinagogas e dos primeiros lugares nos banquetes;
40 - os quais devoram as casas das viúvas e, para o justificar, fazem longas orações; estes sofrerão juízo muito mais severo.
O amor é muito importante porque abre caminho para o encontro e a harmonia do ser humano com o Criador, com o próximo e consigo mesmo. O amor gera vida e liberdade.
Quando o amor determina os nossos relacionamentos, aí se estabelecem a fraternidade, a partilha, a cooperação e a justiça.
Já sobre o egoísmo em si, a Bíblia afirma que ele é contrário à Lei de Deus. Há vários textos bíblicos garantem um juízo severo para aquelas pessoas que só pensam em si mesmas.
Provérbios 11:26 (NTLH)
26 - O comerciante que armazena mantimento, esperando preço mais alto, é amaldiçoado pelo povo; mas o que põe à venda o que tem é estimado por todos.
Isaías 5:8 (NTLH)
8 - Ai de vocês que compram casas e mais casas, que se tornam donos de mais e mais terrenos! Daqui a pouco não haverá mais lugar para os outros morarem, e vocês serão os únicos moradores do país.
3 - O desafio a um viver altruísta
"Altruísmo" é o oposto de "egoísmo". Ser altruísta significa ter amor ao próximo, ser abnegado, estar comprometido em ajudar os outros.
O altruísmo deve ser uma marca inconfundível de todo cristão. Um comentarista bíblico afirma que:
Não há amor verdadeiro e pleno, do coração todo a Deus, sem amor ao próximo.
Quando vivemos de forma altruísta, estamos seguindo a ordem de Jesus, e nossos atos são um grande testemunho para o mundo.
Mateus 5:16
16 - Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.
Além disso, o nosso compromisso solidário não pode se limitar à igreja ou a ações que a igreja faz. Nós devemos abrir o coração às necessidades que nos rodeiam, e o nosso envolvimento deve ser mais abrangente e efetivo.
Hoje muitas ONGs têm ocupado espaços onde quem deveria estar é a igreja. Muitas delas fazem trabalho sério e importante. Por que não ajudá-las?
Nós precisamos sair deste evangelho que muitas vezes se mostra apenas conceitual e teórico. Todos nós dependemos uns dos outros – o egoísmo só atrapalha.
Ilustração
Você já tomou um tempo para observar as formigas?
Se uma formiga fosse egoísta ela não faria nada. No máximo carregaria uma quantidade ínfima de comida para o formigueiro.
Mas a força das formigas se encontra na solidariedade e união umas com as outras. Quando uma formiga acha um alimento a primeira coisa que ela faz é avisar as outras.
Não demora muito para se instalar um verdadeiro exército de formigas cercando o alimento.
Entre as saúvas, por exemplo, há aquelas operárias, que apenas trabalham. Tem também as cortadeiras, que cortam os pedaços das folhas. E há os soldados, que defendem o formigueiro.
Coloque um pedaço de alimento no chão e você vai ver o que é solidariedade. Se as formigas fossem egoístas, morreriam.
Você quer ser uma pessoa mais altruísta?
Primeiramente coloque isso diante de Deus. Peça perdão pelos seus erros. Peça para ele mudar e transformar o seu coração.
Além disso, siga estas dicas práticas, mude suas atitudes.
Dicas práticas
- Exercite mudar de perspectiva – você não precisa ser sempre o primeiro da fila da comida, da fila do ônibus. Você não precisa ser o primeiro em tudo.
- Pratique a empatia – coloque-se no lugar da outra pessoa, tente sentir o que elas estão passando e vivendo. Isso ajuda a sermos menos indiferentes.
- Lembre-se de que você não é mais importante que ninguém. Gente egoísta frequentemente pensa que é o centro do universo e que o mundo deveria girar ao seu redor. A verdade é que o mundo é um lugar enorme, e você é uma parte minúscula dele. Não pense que merece mais que os outros só porque você é "você".
- Pergunte a si mesmo o que quer e do que ‘realmente’ precisa. Se analisar bem a fundo, você vai descobrir que é muito fácil viver sem as coisas que você pensava serem absolutamente necessárias. O contentamento é uma ótima arma contra o egoísmo.
- Permita que outras pessoas sejam o centro das atenções. Tem gente que deseja sempre “ser a noiva em cada casamento” e “o morto em cada funeral”. Não precisamos estar no centro de todas as coisas. Orgulhe-se de outras pessoas alcançando metas em vez de desejar que fosse você. Abandone sentimentos de ciúme e amargura, e aprecie o sucesso dos outros. Se você sempre quiser ser a pessoa de mais sucesso, pergunte a si mesmo se há algo faltando na sua vida que impede que fique contente com o que já conseguiu.
- Faça favores sem esperar algo em troca. Procure por oportunidades de ajudar sinceramente com amor genuíno. Olhe ao redor e ajude pessoas que você percebe que estão enfrentando dificuldades.
- Demonstre interesse sincero pelas outras pessoas. Pare um minuto para ouvir seus amigos e para observá-los em ação. Eles podem estar precisando de algo, mas com vergonha de pedir ajuda.
- Voluntarie-se. Pode ser que você não ache que tem todas as coisas de que precisa até passar um tempo fazendo sopa para pessoas famintas ou ensinando adultos a ler. Doe seu tempo para formar relações significativas com outras pessoas e para ver o mundo fora de si mesmo.
- Aprenda a compartilhar. Pessoas egoístas detestam a ideia de dividir desde que ganharam seu primeiro patinho de borracha. Mas quando compartilhamos e somos generosos, estamos nos desprendendo do amor às coisas materiais.
- Elogie sinceramente outras pessoas. Não fale só do quão incrível “você é”. Pare um minuto para fazer com que os outros saibam o quão incríveis eles são, quer esteja falando do senso estético deles, das personalidades ou das ótimas decisões que fizeram recentemente.
Estas são apenas algumas atitudes. Você pode imaginar muito mais exemplos. A verdade é que tudo se resume no amor.
Conclusão
O egoísmo arraigado em tantos corações e mentes, tem sido um grande empecilho para a construção de um mundo mais humano, justo e solidário.
Diante da cultura do individualismo e da competitividade que rege o mundo hoje, onde o outro é visto não como irmão e parceiro, mas apenas como concorrente, o povo de Deus é desafiado a viver em amor.
Para terminar, uma ilustração.
Ilustração
Dois irmãos tinham um sonho: queriam dedicar-se à pintura, mas não tinham dinheiro para estudar na Academia de Artes.
Então eles chegaram a um acordo. Lançariam a sorte. O perdedor trabalharia nas minas de carvão para sustentar o outro em seus estudos.
O ganhador, após concluir seus estudos, pagaria com a venda de suas obras de arte o estudo do outro que ficou.
Lançaram a sorte, e o irmão de nome Albretch ganhou e foi estudar em Nuremberg.
O outro irmão Albert foi para o perigoso trabalho das minas de carvão para pagar os estudos de seu irmão.
O que foi para a faculdade logo chamou a atenção. Seus traços, suas gravuras, sua pintura eram de uma qualidade inegável. E quando se formou, logo passou a ganhar muito dinheiro pela venda dos seus quadros.
Quando ele retornou, foi conversar com seu irmão e disse: “Agora, meu irmão, chegou a sua vez de ir para a faculdade.”
Mas o irmão disse: “Para mim já é tarde. Não poderei ser pintor. Minhas mãos estão disformes pelo trabalho pesado nas minas de carvão. Mas fico feliz por ter te ajudado a realizar o teu sonho”.
O que tinha então se formado pintor, para homenagear seu irmão que trabalhou pesado, desenhou as mãos maltratadas pelas minas de carvão, unidas, em atitude de oração.
E essa se tornou uma das telas mais conhecidas que ilustram piedade e devoção.
A imagem que foi pintada é essa que você vê no Data show.
Esta história é hoje ainda mais emocionante comparada ao tempo de egoísmo em que vivemos.
A história destes dois irmãos nos sensibiliza a pensar mais em nosso próximo, a doar mais, a entender que o lucro nem sempre é buscar a felicidade pessoal, mas poder fazer alguém sorrir.
Lista de Estudos da série
1. Vença 5 Desafios Cruciais da Vida Espiritual – Estudo Bíblico sobre Crescimento Cristão
7. Vença a Inveja: 3 segredos poderosos para libertar seu coração – Estudo Bíblico sobre Inveja
8. Vença a Mentira: 3 lições essencias para uma vida cristã autêntica – Estudo Bíblico sobre Mentira