Romanos 1:28-32
28 - E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes,
29 - cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores,
30 - caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais,
31 - insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia.
32 - Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem.
Introdução
Certa vez um homem ganhou na loteria com uma aposta feita em uma pequena cidade. Durante duas semanas ninguém soube a identidade do contemplado.
A vida na cidadezinha, entretanto, mudou por completo. Como havia a possibilidade do novo milionário ser um vizinho, um colega de trabalho ou um parente, todos começaram a se tratar bem, pensando numa possível retribuição.
Os moradores se cumprimentavam, sorridentes, pelas ruas. As donas de casa enviavam guloseimas umas às outras. Tudo era paz e cordialidade.
Mas depois de quinze dias, descobriu-se que o ganhador do prêmio morava, de fato, em outra cidade, e esteve naquela cidadezinha só de passagem.
Então, tudo voltou ao "normal"...
É interessante como aquilo que a outra pessoa possui pode influenciar negativamente outras pessoas. E um destes sentimentos negativos é a inveja.
A inveja é fruto do pecado e surgiu em decorrência da queda do ser humano no Jardim do Éden (Gênesis 3.5). É algo que se faz presente em todos os lugares, causando contendas e guerras, de acordo com Tiago 4.1,2.
A primeira vítima da inveja é quem a possui. As próximas vítimas são aquelas que são o seu alvo.
Explicação
A Bíblia fala sobre a inveja em vários lugares. Especificamente no texto que lemos, o apóstolo Paulo nos apresenta a degeneração do ser humano.
Os homens passaram a valorizar as obras da criação, fazendo delas o seu ídolo. Deus não ocupa mais o trono da vida destas pessoas.
Pela corrupção dos seus corações, diz Paulo: "Deus entregou tais homens a imundície" (v. 24), "a paixões infames" (v. 26), "a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes" (v. 28).
Na relação de tais coisas é que a inveja é citada, no versículo 29 – “possuídos de inveja”.
Vivemos hoje em um mundo muito competitivo. Em uma sociedade que valoriza a competição as pessoas estão sempre se comparando para saber quem é melhor. Desta comparação surge a inveja.
Podemos dizer então que a inveja é algo presente em quase todas as áreas, ainda mais nos dias de hoje. Todavia o cristão não pode viver possuído pela inveja.
O estudo de hoje visa a nos ajudar a verificar porque a inveja é tão prejudicial e porque ela deve ser combatida.
Como podemos combater a inveja?
1 – Definindo o que é inveja
A inveja é algo presente e forte na vida humana! Veja o que o sábio de provérbios afirma:
Provérbios 27:4
4 - Cruel é o furor, e impetuosa, a ira, mas quem pode resistir à inveja?
Quando falamos de inveja, temos que nos lembrar de outro sentimento equivalente, que é o ciúme. O Dicionário de Ética Cristã afirma que a inveja e o ciúme são sentimentos próximos:
- O ciúme é o ressentimento pecaminoso quanto ao que a outra pessoa é.
- A inveja deseja o que a outra pessoa tem.
Esses sentimentos parecem ser a marca de nosso tempo. Hoje, a necessidade de "muito e mais" se torna cada vez mais forte e aí começam as comparações, o descontentamento com o que se tem, o desejo de ter tudo aqui e agora, etc... Esses são fatores que, quase sempre, levam à inveja.
O fato é que nós convivemos com a inveja há tantos anos que não conseguimos percebê-la nas nossas vidas e até chegamos a nos iludir achando que não sofremos desse mal.
A verdade é que, como pecadores que somos, a inveja nos acompanha desde o nascimento, mas começa a tomar uma proporção maior na idade escolar.
Na escola, além de ler e escrever aprendemos a competir pela melhor nota, pelo melhor desempenho e, mais tarde, no ambiente de trabalho, pelo melhor salário, melhor carro, melhor casa e assim por diante.
Podemos sistematizar a inveja da seguinte forma:
- Sentimento de desgosto ou pesar pelo bem dos outros;
- Desejo violento de possuir o bem alheio;
- Sentimento de ódio para com os mais favorecidos;
- Desejo de impedi-los de possuir tais bens e de vê-los destruídos.
Para dar alguns exemplos de alguns comportamentos invejosos, uma psicóloga fez uma análise interessante das várias máscaras que a inveja possui. Máscaras porque a inveja se esconde nesses comportamentos.
- Máscara da FOFOCA: a pessoa fica com inveja de outra e ao invés de se esforçar para crescer e progredir prefere denegrir com palavras.
- Máscara da LAMENTAÇÃO: aqui a inveja se esconde na constante lamentação que a pessoa tem em relação a outros mais bem sucedidos. Uma fala muito comum do lamentador é a comparação: “Você viu o sicrano? Ele entrou aqui há poucos meses e já é coordenador! E eu? Estou aqui há mais de cinco anos não consegui nada até agora.”
- Máscara da HIPOCRISIA: É quando a inveja se esconde numa atitude afetuosa, sorridente e com palavras amáveis. Mas na prática desencoraja a outra pessoa. Por exemplo: “se eu fosse você, eu não correria o risco de falar com o chefe sobre esse assunto. Eu mesmo já vi vários casos de pessoas que, quando foram falar sobre promoção, foram logo demitidas”.
- Máscara da PIEDADE: Aqui a inveja se esconde numa atitude de aparente mansidão e humildade, mas que menospreza o esforço alheio. Uma frase comum é a seguinte: “O coitado é novato mesmo, chega cheio de gás, cheio de vontade, mas a hora que ele perceber como as coisas funcionam, quero ver para onde é que a alegria dele vai”.
- Máscara da MELANCOLIA: a inveja se esconde aqui na comparação que gera baixa autoestima. Ou seja, a pessoa sempre se compara a outra e se sente inferior.
- Máscara do COMPETITIVO: A inveja se esconde na competição que a pessoa faz com você. Você compra uma TV de 42 polegadas, na semana seguinte a pessoa compra uma de 70. Tem uma frase que resume bem esse comportamento: Tem gente que gasta o que não tem, para comprar o que não precisa e mostrar para quem não gosta.
- Máscara do ‘SENSATO’: Aqui a inveja se esconde quando a pessoa denigre a imagem do outro mostrando o quanto ele é insensato. Por exemplo: “Se eu tivesse metade do que ele tem, eu estaria feliz!”.
Neste ponto já deu para perceber que a inveja é um problema grave! Uma psiquiatra afirmou o seguinte:
Admitir ser ou estar (num determinado momento) invejoso é uma das confissões mais raras de se ouvir. Seria como admitir uma fraqueza e de fato, a inveja é a pior fraqueza do ser humano!
2 - O que a Bíblia diz sobre a inveja
A) A Bíblia proíbe a inveja
Na Bíblia temos uma clara proibição à inveja já no décimo mandamento.
Êxodo 20:17
17 - Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.
Comentando o décimo mandamento, o Catecismo Maior de Westminster afirma que o décimo mandamento nos proíbe o descontentamento com o nosso estado, a inveja e a tristeza em relação ao bem de nosso próximo.
Romanos 13:13
13 - Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes;
Provérbios 3:31
31 - Não tenhas inveja do homem violento, nem sigas nenhum de seus caminhos;
Mas por que a Palavra de Deus é incisiva contra a inveja? Por causa das consequências que a inveja traz, que são descritas na própria Bíblia.
B) A Bíblia fala sobre as consequências da inveja
A inveja nunca é um sentimento isolado no nosso coração. Ela traz consigo uma série de coisas ruins como o ódio, raiva e a vingança.
- A inveja é maléfica aos invejosos
Provérbios 14:30
30 - O ânimo sereno é a vida do corpo, mas a inveja é a podridão dos ossos.
Quando temos inveja de alguém damos a essa pessoa um enorme poder sobre nós. A pessoa vai estar na nossa mente a cada minuto, nos fará companhia, ali do nosso lado sempre! Vai ser uma tortura.
O Salmista viveu isso e lhe fez muito mal. Por pouco ele não se consumiu de inveja.
Salmos 73:2-3
2 - Quanto a mim, porém, quase me resvalaram os pés; pouco faltou para que se desviassem os meus passos.
3 - Pois eu invejava os arrogantes, ao ver a prosperidade dos perversos.
Além disso, a condição de vida do invejoso é marcada por reclamações, por expressões de revoltas visíveis no próprio rosto. É o caso do semblante de Caim que se descaiu ao invejar seu irmão Abel – Gênesis 4.5.
Além disso, inveja traz sentimentos negativos de inferioridade e baixa autoestima. Ao nos compararmos o tempo todo com outra pessoa, perdemos a referência das características positivas que nós temos.
- A inveja faz com que vivamos na carne
1 Coríntios 3:3
3 - Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem?
Também em Gálatas 5.21 a inveja é listada como obra da carne, ou seja desejos e paixões de nossa natureza humana pecaminosa.
- A inveja impede o crescimento na graça
1 Pedro 2:1-2
1 - Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências,
2 - desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação,
A pessoa invejosa não cresce espiritualmente.
- A inveja nos conduz por obras más
Tiago 3:16
16 - Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins.
Uma das obras más é a fofoca. Como o invejoso não pode ter o que é do outro, ele destrói o que é do outro através de pensamentos, palavras e ações. Por exemplo: Fulano é rico, mas é feio! Sicrano é inteligente, mas é pobre. Fulano tem um carrão, mas está cheio de dívidas.
- A inveja faz com que vivamos de maneira incoerente com o evangelho
Tiago 3:14
14 - Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade.
C) A Bíblia nos exorta por meio dos relatos sobre a inveja
Há diversos relatos de personagens bíblicos envolvendo a inveja. Essas histórias foram registradas na Bíblia a fim de nos exortar o quanto a inveja é perigosa.
- Abel foi assassinado pelo próprio irmão Caim por causa de inveja – Gênesis 4.5-8
- Isaque foi vítima de inveja dos filisteus que tapavam os seus poços e acabou sendo expulso de Gerar por ter se enriquecido – Gênesis 26.12-17
- Os irmãos de José tentam matá-lo e depois o venderam, por inveja – Atos 7.9.
- O rei Saul começou a perseguir Davi por inveja de seus feitos serem maiores e estarem em cantigas do povo – 1 Samuel 18.8
- Os judeus ficaram tomados de inveja à medida que Paulo conquistava multidões para o evangelho - Atos 13.45 – 17.5
- Por fim, a razão pela qual Jesus foi entregue à morte pelas lideranças religiosas da época foi a inveja – Mateus 27.18 – Marcos 15.10
3 – Combatendo a inveja
- A libertação se encontra em Jesus - Existe em Jesus libertação à disposição de todos os que são vítimas dos males do coração.
Colossenses 1:13-14
13 - Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor,
14 - no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.
- Guardar a Palavra de Deus no coração. O coração do pecador, cheio de inveja e demais males por ela gerados e a ela associados, pode ser purificado e tornar-se lugar especial de guardar a Palavra de Deus. Onde há lugar para o amor de Deus, este o conduz à prática das boas obras.
Salmos 119:11
11 - Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.
- Encher-se do Espírito Santo e não entristecê-lo. Ele ilumina o cristão, intercedendo pela sua vida (Rm 8.26,27), concedendo a convicção de "ser nova criatura" (II Coríntios 5.16) e de poder viver seguro de que "nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus" (Romanos 8.1).
Efésios 5:18
18 - E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito,
Efésios 4:30
30 - E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.
- Viver de modo digno a vocação cristã. É importante ser um cristão verdadeiro. Mas também é importante ter um ideal de vida. Isso envolve conhecer o sentido e o propósito de sua vida – e ter contentamento e prazer nela.
Efésios 4:1
1 - Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados,
- Exercitar o domínio próprio. O domínio próprio faz parte do fruto do Espírito Santo em nossa vida.
Gálatas 5:23
23 - mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.
É necessário domínio próprio para conter a inveja. Não devemos ficar nos comparando com outras pessoas. Devemos aceitar a nós mesmos assim como somos.
Quando deixamos de nos comparar aos outros e passamos a nos observar, a autoestima tende a aumentar porque nos permitimos observar o quanto estamos melhorando em diversos aspectos.
Como agir contra alguém invejoso?
- Aceitar que sempre haverá gente invejosa perto de você, especialmente se você tiver sucesso ou for dedicado em alguma área da vida.
- Ignore o comportamento inadequado. Há coisas que não estão sob nosso controle e o comportamento das pessoas é uma destas coisas.
- Retorne o mau comportamento com o bem – 1 Tessalonicenses 5.15
Conclusão
Hoje aprendemos o quão perigoso pode ser a inveja em nossa vida. Não é fácil lutar contra a inveja. Mas como auxílio do Espírito Santo e usando dos recursos espirituais à nossa disposição, aprendemos como combater esse sentimento destrutivo.
Concluamos com o que diz o sábio.
Provérbios 23:17
17 - Não tenha o teu coração inveja dos pecadores; antes, no temor do SENHOR perseverarás todo dia.
Lista de Estudos da série
1. Vença 5 Desafios Cruciais da Vida Espiritual – Estudo Bíblico sobre Crescimento Cristão
7. Vença a Inveja: 3 segredos poderosos para libertar seu coração – Estudo Bíblico sobre Inveja
8. Vença a Mentira: 3 lições essencias para uma vida cristã autêntica – Estudo Bíblico sobre Mentira