Colossenses 3.13
Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;
Introdução
Um dos grandes problemas existenciais que afetam a humanidade é a falta de perdão, ou a mágoa. A mágoa é um sentimento devastador.
Muitas pessoas são literalmente destruídas pela mágoa e já não experimentam mais alegria nas suas vidas. Aliás, sobrevivem, soterradas debaixo de seus ressentimentos.
Perdão é um assunto sério. Tão sério que Deus mesmo diante da ofensa que causamos a Ele em relação ao pecado, providenciou o sacrifício de seu Filho Jesus e por isso somos agora plenamente perdoados e salvos.
Mas isso também é tratado não apenas no relacionamento vertical com Deus, mas horizontal com os outros seres humanos.
Conversando com Cristo, Pedro perguntou: "Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? (...) Até setenta vezes sete, respondeu Jesus".
Certamente, Jesus não colocou um limite numérico, mas Ele quis demonstrar com essa resposta que devemos ter sempre disposição para perdoar.
Cristo também contou A Parábola do credor Incompassivo (Mateus 18.23-35), ensinando que a nossa capacidade em perdoar está baseada no perdão total que nos foi oferecido por Deus, em Cristo Jesus.
Na mesma parábola Jesus afirma que é absolutamente necessário termos espírito perdoador, como Deus teve para conosco, a fim de que nossos relacionamentos não sejam abalados e até rompidos. E, finalmente, Jesus adverte quanto ao preço a ser pago por aquele que se recusa a perdoar (vs. 34-35).
Mas como podemos praticar tais ensinamentos?
Como podemos vencer através do perdão?
1 – Definindo o que não é perdão
O que de fato é perdoar? Vamos começar definindo o que NÃO É perdão para depois vermos o que É.
A) Perdoar não significa esquecer
Há pessoas que realmente perdoam, mas não conseguem esquecer mentalmente e, por isso, acham que realmente nunca perdoaram. A mente humana é um verdadeiro computador. Ela é capaz de registrar 800 recordações por segundo durante 75 anos.
Por isso é necessário a gente fazer distinção entre esquecimento emocional e mental. Lembrar a ofensa de tal modo que ela continue a afetar o relacionamento emocional, não é perdoar. Porém, lembrar a ofensa como um fato consumado, sem significação ou efeito negativo em meu relacionamento, é perdoar.
B) Perdoar não é sentimento, é uma ordem
Deus nos deu uma ordem no texto de Colossenses 3.13 – “Perdoai-vos mutuamente...” Às vezes somos manipulados por nossas emoções e sentimentos e não sentimos vontade de perdoar quem nos feriu e magoou. Mas mesmo com o orgulho tentando nos impedir, a ordem de Deus precisa ser obedecida. Perdão é um ato de fé baseado na ordem de Deus.
C) Perdoar não é voltar ao passado
Lamentações 3.21
Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.
Sempre que voltamos a pensar no que aconteceu, continuamos alimentando um ressentimento, uma amargura. Trazer o passado de volta é uma força destrutiva porque não podemos fazer nada para mudar o que aconteceu. Portanto se ainda ficamos presos ao passado isso atrapalha o nosso presente.
D) O ato de perdoar não deve ser condicionado a exigências prévias
Muitas vezes decidimos perdoar alguém SE A PESSOA MUDAR DE ATITUDE. Então a gente exige mudança para dar o perdão. Porém, o verdadeiro perdão é aquele que perdoa sem exigências prévias. É claro que, depois de perdoado, espera-se mudanças.
Romanos 5.8
Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.
Jesus perdoou mesmo sabendo de antemão que seria humilhado e ferido. Deus quer que nós perdoemos, mesmo que não haja mudança da parte da pessoa que nos feriu.
2 – Definindo o que é perdão
Já abordamos o que não é perdão. Mas o que é perdão então?
A) Perdoar é deixar o orgulho de lado
Perdoar vai custar seu orgulho. É não exigir seus direitos. É não se vingar. Na realidade, é deixar a pessoa livre, nada devendo. É não querer que a pessoa pague pelo seu pecado.
Romanos 12.10
Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
B) Perdoar é pagar o mal com o bem
Romanos 12.20,21
Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça.
Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
É dar amor quando a outra pessoa espera ódio. E dar compreensão quando a outra pessoa espera raiva, vingança. É dar liberdade quando se merece punição. É recusar buscar sua própria vontade.
C) Perdoar é um ato baseado no amor de Deus
O Apóstolo Paulo afirmou este conceito quando em 2 Coríntios 5.21 diz: "Aquele que não conheceu pecado, (Jesus Cristo) ele o fez pecado por nós". Ou seja, Jesus nos substituiu na cruz devido ao grande amor de Deus por nós. A oração dominical também ensina isso. O perdão verdadeiro só pode ser baseado nesse amor divino.
Mateus 6.12
e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;
3 – Como vencer através do perdão
Na Bíblia há vários exemplos de pessoas que venceram através do perdão. Temos o caso do pai do filho pródigo (Lucas 15.11-32), de José perdoando seus irmãos (Gênesis 45.1-15). Mas vamos pensar rapidamente no que aconteceu com Rute.
Rute 1.1-5
Nos dias em que os juízes governavam, houve uma fome na terra; pelo que um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar no país de Moabe, ele, sua mulher, e seus dois filhos.
Chamava-se este homem Elimeleque, e sua mulher Noêmi, e seus dois filhos se chamavam Malom e Quiliom; eram efrateus, de Belém de Judá. Tendo entrado no país de Moabe, ficaram ali.
E morreu Elimeleque, marido de Noêmi; e ficou ela com os seus dois filhos,
os quais se casaram com mulheres moabitas; uma destas se chamava Orfa, e a outra Rute; e moraram ali quase dez anos.
E morreram também os dois, Malom e Quiliom, ficando assim a mulher desamparada de seus dois filhos e de seu marido.
Este pequeno livro do Antigo Testamento, o livro de Rute, traz lições para nós neste sentido. Aqui vemos a história de uma família que enfrentou diversos problemas e com a ajuda de Deus conseguiu superá-los.
Fala de uma família que para fugir da crise econômica, mudou-se para outra região. E ao buscar sobrevivência e segurança em Moabe encontraram a morte.
Em Moabe Noemi perdeu o marido e seus dois filhos. Agora, estava velha, viúva, pobre e sozinha em terra estrangeira. As circunstâncias pareciam conspirar contra ela. Seu coração encheu-se de mágoa.
Logo que Deus mudou a situação de sua terra de origem, Belém, Noemi resolveu voltar para lá. Nessa volta, ela expressou sua mágoa; mas, também, nessa volta Deus a restaurou e ela pode vencer a mágoa que pairava sobre sua vida.
Como ela venceu neste aspecto? Como nós podemos vencer?
A) Olhe para cima e lembre-se que Deus tem o controle de tudo
Tem gente que olha para o cima apenas para culpar a Deus. Parece ser esse o caso de Noemi. Ela lançou a culpa de suas perdas sobre Deus. Ela disse que Deus havia descarregado sobre ela a sua mão.
Rute 1.13
esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Abster-vos-íeis de tomardes marido? Não, filhas minhas! Porque, por vossa causa, a mim me amarga o ter o SENHOR descarregado contra mim a sua mão.
Ela afirmou que Deus havia lhe dado grande amargura.
Rute 1.20
Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso.
Ela disse que havia partido próspera de Belém, mas o Senhor a havia feito voltar a Belém pobre. Ela acusou Deus de ter se manifestado contra ela e tê-la afligido.
Rute 1.21
Ditosa eu parti, porém o SENHOR me fez voltar pobre; por que, pois, me chamareis Noemi, visto que o SENHOR se manifestou contra mim e o Todo-Poderoso me tem afligido?
Noemi olhou para Deus como o causador de sua dor. Ela entendeu que Deus era o protagonista e responsável por todo o seu sofrimento. Na sua leitura, Deus estava contra ela e não ao seu favor. A sua mágoa mais profunda não era por causa de suas perdas, mas porque Deus estava pesando a mão sobre ela.
Noemi olhou para vida pelo lado avesso.
Ela não discerniu o propósito soberano de Deus que se desenrolava na sua vida e através da sua vida. Deus estava escrevendo um dos capítulos mais emocionantes da história da humanidade através daquela pobre viúva, a fim de que ela fosse avó do grande rei Davi, tronco de onde nasceria o Messias, o Salvador do mundo.
Portanto, olhe para cima, não para culpar a Deus pelo que você tem passado. Mas, para lembrar-se e de que Deus está no controle da situação.
B) Olhe para os lados e lembre-se que há pessoas que te amam
Quando Noemi já idosa, viúva, pobre e sozinha voltava para Belém, sua nora Rute, viúva de Malom, demonstra a ela um grande amor. As palavras de Rute a Noemi são relembradas com grande emoção ainda hoje nas cerimônias de casamento:
Rute 1.16-17
Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.
Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.
Quando estamos amargurados nos concentramos muito nas que não gostam de nós, naqueles que não nos valorizam. E perdemos uma grande energia nestas coisas. Quando fazemos isso, deixamos de perceber a beleza e a profundidade do amor que as outras pessoas nos dedicam.
Os problemas desta vida podem nos fazer sentir como se estivéssemos em um deserto. Mas quem conta com o amor das pessoas, é como se nesse deserto estivesse um Oásis, repleto de água refrescante. Portanto, olhe ao seu redor, e repare nas pessoas que amam e valorizam você.
C) Olhe para frente e lembre-se que Deus pode transformar suas tragédias em triunfos
Rute 1.20
Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso.
Noemi pensou que o seu destino era sofrer. Ao chegar de volta em Belém resolveu trocar de nome, de Noemi para Mara. Noemi significa "ditosa, feliz". Ela pediu para ser chamada de Mara, "amargura".
Ela queria levantar um monumento definitivo para celebrar a sua dor. Ela estava olhando pela lente do retrovisor, só relembrando suas perdas e suas tragédias pessoais.
Mas, Deus transformou suas tragédias em triunfo. Rute casou-se com Boaz, um parente rico e remidor.
Rute 4.9-10
Então, Boaz disse aos anciãos e a todo o povo: Sois, hoje, testemunhas de que comprei da mão de Noemi tudo o que pertencia a Elimeleque, a Quiliom e a Malom;
e também tomo por mulher Rute, a moabita, que foi esposa de Malom, para suscitar o nome deste sobre a sua herança, para que este nome não seja exterminado dentre seus irmãos e da porta da sua cidade; disto sois, hoje, testemunhas.
Desse casamento nasceu Obede, pai de Jessé, pai de Davi.
Rute 4.17
As vizinhas lhe deram nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E lhe chamaram Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi.
Rute fez parte da árvore genealógica de Jesus, o Messias.
Mateus 1.5
a Salmom nasceu, de Raabe, Boaz; a Boaz nasceu, de Rute, Obede; a Obede nasceu Jessé;
Deus enxugou as lágrimas de Noemi, restaurou sua vida e colocou em seus lábios um cântico de vitória. As mulheres de Belém disseram a Noemi:
Rute 4.14-15
Então, as mulheres disseram a Noemi: Seja o SENHOR bendito, que não deixou, hoje, de te dar um neto que será teu resgatador, e seja afamado em Israel o nome deste.
Ele será restaurador da tua vida e consolador da tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos.
Lembre-se. Deus pode transformar tragédias em triunfo!
Conclusão
Creio que uma das coisas mais difíceis da vida cristã é perdoar; especialmente quando fomos profundamente feridos. Mas, mesmo assim, é isso que Deus quer.
O Senhor é capaz de usar algo muito triste do nosso passado para a glória Dele. Ele é capaz de transformar tudo o que ocorreu, de maneira que redunde em bem para nossa vida, para o outro e para qualquer pessoa envolvida.
Que o Espírito Santo de Deus trabalhe nos nossos corações. Sonde nossas mágoas e amoleça o nosso coração para sermos pessoas mais perdoadoras.
Lista de Estudos da série
1. Vença a solidão: 3 verdades bíblicas para superar o abandono – Estudo Bíblico sobre Solidão
5. Vença a mágoa: 3 verdades bíblicas para te ajudar a perdoar – Estudo Bíblico sobre Perdão
6. Vença a ira: 4 passos incríveis para controlar sua raiva e não pecar – Estudo Bíblico sobre Ira
9. Vença a Inimizade: 3 Passos Urgentes para Reconciliação – Estudo Bíblico sobre Inimizade