Vença a solidão: 3 verdades bíblicas para superar o abandono – Estudo Bíblico sobre Solidão


2 Timóteo 4:9-18

Introdução

Vou falar hoje de algo que é tido como uma das fontes universais do sofrimento humano. Algo que atinge a todos nós periodicamente e pode persistir por alguns momentos ou até mesmo pela vida toda.

Ela já foi chamada de “condição quase permanente para milhares de pessoas ...desconhecendo limites de classe, raça, ou idade”.

Vamos falar sobre a solidão.

A solidão é um dos problemas existenciais característicos da nossa sociedade moderna. É assustador o número de pessoas que experimentam a solidão.

1 - Diferença entre solidão e isolamento

Precisamos inicialmente fazer uma diferença entre "isolamento" e "solidão". Isolar-se, é afastar-se voluntariamente das pessoas, e nem sempre isso é mau. 

Existem momentos, em que é saudável ficar sozinho para alguma atividade, ou refletir em nossa vida. Você começa e termina o seu "isolamento", quando quiser.

Porém a solidão existe quando nos vemos forçados a permanecer sozinhos. Não é algo agradável, mas ruim e penoso. Gostaríamos que ela terminasse logo, mas ela persiste, apesar de lutarmos contra ela.

Neste caso, a solidão pode tornar-se um problema. Alguém já disse que "...a maior doença hoje em dia, não é a lepra ou a tuberculose, mas a sensação de não ser aceito, de não ser amado ou de ser abandonado por todos".

2 - Definindo solidão

Mas o que é solidão?

A solidão envolve um sentimento íntimo de vazio que pode ser acompanhado de tristeza, desânimo, sensação de isolamento, inquietação, ansiedade e um desejo intenso de ser amado e necessário a alguém. 

As pessoas solitárias muitas vezes sentem-se inúteis, achando que ninguém gosta delas.

Um psicólogo cristão sugeriu a existência de três tipos de solidão:

Solidão emocional – envolve a falta ou perda de um relacionamento próximo com outra pessoa. Na solidão emocional a pessoa sente-se muito sozinha e pode se recuperar quando estabelece novos relacionamentos em profundidade com outras pessoas.

Exemplos: final de um namoro ou casamento, ou o fim de uma amizade; mudança dos amigos para lugares distantes; mudança a um local onde não se conhece ninguém.

Solidão social – é o sentimento da falta de propósito, ansiedade e vazio. O indivíduo sente-se como se tivesse “fora de tudo” e à margem. Essa pessoa precisa de um grupo de amigos que a aceite.

Exemplo: está mais presente em pessoas com menos habilidades sociais de fazer amigos ou se envolver; está presente também no individualismo e impessoalidade de nossa sociedade.

Solidão existencial – refere-se ao sentido de isolamento que vem quando a pessoa está afastada de Deus e sente que a vida não tem significado ou propósito. Essas pessoas precisam de comunhão crescente com Deus.

3 - As causas da solidão

O que causa a solidão? Existem várias causas, podemos resumir em pelo menos quatro:

  • Causas sociais – tecnologia (as pessoas hoje se relacionam mais com as máquinas do que com seres humanos), mobilidade (capacidade de mudança para encontrar um vida melhor), urbanização (o medo de estranhos na cidade), televisão, computador (entretenimento que nos afasta dos relacionamentos)
  • Causas psicológicas – baixa autoestima (a opinião que temos sobre nós mesmos. Quando temos pouca autoconfiança é difícil construir novas amizades), incapacidade de comunicação (uma briga, birra, ou mesmo dificuldade), atitudes derrotistas (quando a pessoa é pessimista demais os outros se afastam dela.
  • Causas espirituais – ao invés de buscar a Deus, muitas pessoas procuram alívio nas drogas, sexo, nos bares, no trabalho, esporte, nas noitadas.
  • Causas situacionais – mudança de cidade, perda de alguém na família, término de um namoro ou mesmo divórcio.

4 – Como vencer a solidão?

De maneira geral a Bíblia ensina que Deus não quis que o homem permanecesse só mas em família e com outros seres humanos. A Bíblia também mostra que muitos homens de Deus passaram por momentos de solidão:

  • Jacó quando fugia de Esaú
  • José, ao ser fiel a Deus, foi injustamente acusado e permaneceu anos na prisão
  • Moisés passou 40 anos de fuga no deserto antes de ser chamado para libertar o povo do Egito
  • Elias fugiu desesperado com medo da ameaça de morte feita por Jezabel.
  • Davi muitas vezes sentiu-se isolado e sozinho com inimigos à sua volta como relatam vários Salmos.
  • Até Jesus passou por momentos de solidão enquanto orava sozinho no Getsêmani enquanto seus discípulos mal conseguiam ficar acordados.

Não esgotando a lista, mas limitando por causa do nosso tempo, temos o apóstolo Paulo que no texto que lemos no início passou por solidão e abandono:

2 Timóteo 4:10
10 - Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica; Crescente foi para a Galácia, Tito, para a Dalmácia.

Quero refletir brevemente nesta experiência de Paulo para extrairmos daqui três lições de como podemos vencer a solidão. Paulo escreve para seu discípulo e amigo Timóteo, que era um jovem pastor que estava pastoreando a igreja de Éfeso, igreja que o próprio Paulo edificou.

Contexto em que Paulo escreveu

E a situação em que Paulo escreve era a seguinte. Em 64 d.C houve um grande incêndio em Roma. O imperador Nero, no desejo de construir a nova Roma, incendiou ele mesmo a cidade. O povo suspeitou dele, mas a fim de afastar todas as suspeitas, Nero colocou a culpa nos cristãos.

Aí começa a chamada “Perseguição Neroniana”. Essa perseguição é pano de fundo quando você lê as cartas de 2 Timóteo e 1 Pedro.
Em Roma e nos arredores os cristãos foram presos e mortos das maneiras mais cruéis.

  • Eles eram crucificados;
  • Eram envolvidos em peles de animais de jogados na arena para serem atacados por cães até morrerem enquanto o povo assistia;
  • Eram lançados para as feras;
  • Outros eram amarrados em estacas, untados de piche e queimados como tochas para iluminar os jardins dos palácios de Nero.

Paulo foi provavelmente preso neste contexto, aguardando o martírio. Esta carta foi o seu último escrito. Neste trecho que lemos aprendemos como enfrentar a solidão e o abandono.

Com enfrentar e vencer a solidão?

1 – Envolva-se com as pessoas

2 Timóteo 4:9
9 - Procura vir ter comigo depressa.

A situação que Paulo se encontrava era terrível. Muitos se afastaram pelo caminho. Outros, devido às circunstâncias, não poderiam estar junto a ele. Ele pede então ajuda a Timóteo: “Procura vir ter comigo depressa”.

Não esperou que Timóteo tomasse total ciência de sua situação e da brevidade de sua morte, pelo contrário, tomou a iniciativa, em outras palavras ele não teve receio em dizer: “Eu preciso de você”.

A reação normal de alguém que se encontra na solidão é isolar-se cada vez mais, se envolvendo numa autopiedade, autoflagelação, achando que todos o abandonaram e por isso essa pessoa acaba ficando paralisada.

Para vencer a solidão é necessário tomar iniciativa para buscar ajuda. Para envolver-se com as pessoas devemos nós mesmos tomar a iniciativa e não esperar apenas de outros.

Que tipo de iniciativas? Pessoas solitárias devem:

  • Tomar iniciativa em buscar as pessoas: Um telefonema, uma mensagem, um encontro, uma caminhada pela cidade (caminhada é bom porque você se exercita e conversa)
  • Tomar iniciativa em viabilizar relacionamentos. Estar aberto para novas amizades, não se isolar.
  • Tomar iniciativa em receber as pessoas novas em sua história. Os amigos são uma bênção de Deus. “As pessoas sentem-se solitárias porque levantam muros ao invés de construir pontes.

Não devem ter medo de pedir ajuda. Envolva-se com as pessoas.

Com enfrentar e vencer a solidão?

2 – Envolva-se com a Igreja

2 Timóteo 4:11-13
11 - Somente Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, pois me é útil para o ministério.
12 - Quanto a Tíquico, mandei-o até Éfeso.
13 - Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, bem como os livros, especialmente os pergaminhos.

Nas entrelinhas destes três versículos está o envolvimento que Paulo tinha com as pessoas da igreja, com a igreja.

  • Desfrutava da companhia de Lucas – o médico amado.
  • Pediu a presença de Marcos – o mesmo João Marcos que havia se separado de Paulo e Barnabé na primeira viagem missionária. Paulo pede para vê-lo porque ele é “útil”.
  • Delegou uma missão para Tíquico, este era cooperador de Paulo. Tíquico tinha de levar esta carta para Éfeso e ajudar Timóteo.
  • O inverno estava chegando e Paulo pede sua capa. Deixou uma capa na casa do irmão Carpo.

A igreja é o espaço para que nós vivamos como uma família. É por isso que temos culto para os jovens, para os adolescentes, para as senhoras, os homens e crianças. 

Enfim, todas as sociedades e internas e ministérios da igreja são para que nós nos envolvamos com a igreja.

Para enfrentar a solidão é necessário que a gente se envolva com a igreja, com as pessoas da igreja e não apenas ir ao culto e voltar para casa.

O que muitas pessoas erram no tocante à solidão é quando ao invés de se envolverem com a igreja preferem a companhia dos amigos da noitada, dos amigos de cerveja, dos namoros (ficar) sem responsabilidade.

Como vencer a solidão? Envolva-se com a igreja!

Com enfrentar e vencer a solidão?

3 – Envolva-se com Deus

É importante buscarmos ajuda e apoio nas pessoas, mas não sejamos ingênuos. As pessoas podem nos decepcionar. Paulo teve algumas decepções com os amigos e cooperadores. Ele fala que os homens o abandonaram pelo caminho:

  • Demas (v10) – durante a primeira prisão de Paulo Demas havia permanecido com ele. Mas agora, quando a situação de Paulo era mais difícil e a prisão poderia envolver consequências para quem visitasse, Demas temia por sua vida, não queria perdê-la. Ele amou a vida terrena, amou ao mundo e por isso se acovardou. Provavelmente foi para um lugar mais seguro em Tessalônica, que seria a sua cidade natal.
  • Crescente (10) – possivelmente por ordem de Paulo foi para a Galácia.
  • Tito (10) – por sua vez teve que ir para a Dalmácia
  • Tíquico (12) – Esse sim era um fiel colaborador de Paulo, foi enviado para Éfeso a fim de não deixar a igreja desamparada e desatendida com a ausência de Timóteo.
  • Alexandre (v14,15), era um sujeito muito inteligente e persuasivo. Ele testemunhou contra Paulo na primeira apresentação diante do tribunal e as suas palavras impressionaram a todos que ouviram. Isso causou um mal terrível a Paulo. Para piorar o versículo 16 diz que NINGUÉM apareceu para defender Paulo. Todos os amigos o abandonaram.

Na nossa vida cristã, na execução da nossa tarefa, seremos acometidos pela solidão, das mais variadas formas.

  • Pode ser a solidão por sermos apenas um cristão no meio de incrédulos: no emprego, na escola, na família, na vizinhança.
  • Pode ser a solidão de não contar com o apoio dos outros irmãos crentes – o trabalho em uma congregação ou em um bairro, onde ninguém gosta de ir, só as pessoas designadas vão. Isso também gera solidão e isolamento.

Nos momentos melhores, todos querem participar. Mas quando envolve alguma renúncia alguma complicação, quando envolve um preço a pagar, o número de pessoas envolvidas com os projetos do Reino de Deus reduz drasticamente.

Agora veja o que Paulo diz:

2 Timóteo 4:17,18
17 - Mas o Senhor me assistiu e me revestiu de forças, para que, por meu intermédio, a pregação fosse plenamente cumprida, e todos os gentios a ouvissem; e fui libertado da boca do leão.
18 - O Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial. A ele, glória pelos séculos dos séculos. Amém!

Paulo fez o seu ministério porque esperava em Deus. Se quisermos vencer e evitar a solidão devemos ter consciência que o nosso nível de envolvimento com Deus é fator determinante para a nossa saúde emocional e espiritual.

Hoje diante da solidão muitos são convidados a escaparem em festas, bebidas, sexo, namoricos – uma ilusão muito bem arquitetada pelo diabo para afastar as pessoas de Deus.

Quando estamos afinados com Deus, vivendo um cristianismo saudável e com responsabilidade, Deus com certeza vai nos suprir em todos os momentos.

Para enfrentar e vencer a solidão, envolva-se com Deus.

Conclusão

Para vencer a solidão é necessário:

  • Envolver-se com pessoas
  • Envolver-se com a igreja
  • Envolver-se com Deus

Nosso maior exemplo é Jesus:

Romanos 15:7
7 - Portanto, acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus.


Lista de Estudos da série

1. Vença a solidão: 3 verdades bíblicas para superar o abandono – Estudo Bíblico sobre Solidão

2. Vença a competitividade: 3 princípios para cristãos em um mundo injusto – Estudo Bíblico sobre a Competitividade

3. Vença sem violência: 3 princípios bíblicos para triunfar sobre o mal no dia a dia – Estudo Bíblico sobre Violência

4. Vença a intolerância: 3 princípios vitais para viver em paz e união – Estudo Bíblico sobre Intolerância

5. Vença a mágoa: 3 verdades bíblicas para te ajudar a perdoar – Estudo Bíblico sobre Perdão

6. Vença a ira: 4 passos incríveis para controlar sua raiva e não pecar – Estudo Bíblico sobre Ira

7. Vença os vícios: 6 passos urgentes para superar a dependência na família – Estudo Bíblico sobre Vício

8. Vença o afastamento: 3 verdades imperdíveis sobre filhos longe da igreja – Estudo Bíblico sobre Filhos Pródigos

9. Vença a Inimizade: 3 Passos Urgentes para Reconciliação – Estudo Bíblico sobre Inimizade

10. Vença o divórcio: 6 verdades essenciais para a restauração em meio à crise - Estudo Bíblico sobre o divórcio

11. Vença os conflitos: 8 princípios para conviver em paz com pessoas diferentes - Estudo Bíblico sobre convivência 

Semeando Vida

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: